ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Política

Lugo continua inflexível quanto ao Tratado e Itaipu

Redação | 08/05/2009 11:45

O senador Delcídio do Amaral (PT) disse hoje, durante a viagem inaugural do Trem do Pantanal, que as conversas a respeito do Tratado de Itaipu entre os presidentes Lula (Brasil) e Fernando Lugo (Paraguai) não avançaram.

Segundo Delcídio, os dois presidentes conversaram ontem por cerca de duas horas, mas Lugo insiste em alterar o Tratado. Para o senador a insistência do paraguaio não vai lograr êxito, pois para se mexer no Tratado é necessária a aprovação do Congresso Nacional, que já adiantou que não o fará.

Desde sua campanha à Presidência da Republica, Lugo tem defendido a revisão do Tratado, argumentando que o Brasil paga muito pouco ao Paraguai pela energia que compara.

A hidroelétrica de Itaipu foi construída 100% com recursos brasileiros e o Paraguai tem direito a 50% da energia produzida, porém só consome 9%, o restante tem de ser vendido para o Brasil.

Na manhã de hoje, Delcídio conversou com Lula durante a viagem até Campo Grande e, conforme ele, há uma disposição por parte do presidente em investir no país vizinho.

"Precisamos encontrar uma forma de ajudar o Paraguai, trabalhar pelo sucesso do governo de Fernando Lugo", defende o senador. "Não adianta o Brasil ser uma ilha de prosperidade", argumenta.

Lugo participa da viagem inaugural do Trem do Pantanal juntamente com Lula e outras autoridades brasileiras.

Nos siga no Google Notícias