ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Mágoa de protesto de professores cala fundo na alma do prefeito Bernal

Josemil Rocha e Jéssica Benitez | 10/05/2013 14:24
Bernal ficou indignado com os protestos e xingamentos contra ele (Foto: Vanderlei Aparecido)
Bernal ficou indignado com os protestos e xingamentos contra ele (Foto: Vanderlei Aparecido)

O prefeito Alcides Bernal (PP) voltou a criticar hoje a postura dos professores durante a mobilização para exigir a implantação integral do piso nacional em Campo Grande. “Fui obrigado a assistir uma cena que jamais pensei em ver, ainda mais vindo de educadores. O Tabosa, ex-assessor do vereador Saraiva, reuniu os professores e com um trio elétrico foi em frente à prefeitura xingar a administração e me xingar minha pessoa”, afirmou Bernal, após participar da comemoração do 8º aniversário do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, com entrega novas viaturas na Central de regulação do SAMU, no bairro Pioneiros.

Diante do impasse, segundo Bernal, os guardas formaram cordão de isolamento, imagem que o teria deixado insatisfeito. “Eu não gostei daquela cena e pedi que liberassem a entrada dos professores para podermos discutir. Alguns professores, instrumentalizados por outros que queriam formar massa de manobra, agrediram os guardas, tenho gravação que mostra isso”, disse o prefeito.

O piso nacional dos professores corresponde a 40 horas trabalhadas e, conforme Bernal, os professores municipais trabalham 20 horas. “Aliás trabalham 14 horas se contarmos o tempo de planejamento”, recalculou. Essa insatisfação com os protestos e ameaças de greve dos professores da Rede Municipal de Ensino calou fundo na alma do prefeito Bernal. Hoje foi o segundo dia seguido em que ele fez duras críticas contra setores da categoria e presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sisem), Marcos Tabosa. “Sabemos que somente meia dúzia de professores quer causar problemas”, voltou a lamentar.


Desafio – Apesar das críticas, o prefeito Alcides Bernal revelou que encara o acordo celebrado para pegar o piso nacional aos professores como um “desafio” a ser vencido e disse que está preparado para enfrentá-lo. “Eu gosto de desafios porque tenho coragem para ir atrás de soluções. Vou dar o piso nacional aos professores. Vou anunciar na segunda-feira”, declarou o progressista.

Observou, porém, que a prefeitura não pode arcar com despesas que não cabem no Orçamento Municipal. “Estamos com uma dificuldade financeira muito grande”advertiu o prefeito. “Engessaram a administração, aumentaram despesas, diminuíram receita, exigindo, com isso, que estejamos a mercê da Câmara, onde 20 dos 29 vereadores são da oposição, embora agora tenham seis que declararam independência”, reclamou.

Nos siga no Google Notícias