ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

MS salta da nota mínima para máxima em ranking de transparência

Avaliação atual deu 10 para governo, depois de ter sido avaliado com 1,4 pontos

Mayara Bueno e Leonardo Rocha | 09/12/2016 13:18
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), diz que é "orgulho pessoal" governo ser nota 10 em transparência. (Foto: Chico Ribeiro/Governo do Estado)
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), diz que é "orgulho pessoal" governo ser nota 10 em transparência. (Foto: Chico Ribeiro/Governo do Estado)

Antes com 1,4 pontos, o governo de Mato Grosso do Sul saltou para a nota máxima em transparência pública, segundo pesquisa realizada e divulgada pela Rede de Controle de Gestão Pública, nesta sexta-feira (9). A avaliação mede o nível de cumprimento da Lei da Transparência nos portais, com a disponibilização de dados da gestão pública, licitações, gastos públicos, receitas, contratos, entre outros.

“Orgulho pessoal”, assim classificou o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), sobre a nota 10 conquistada no ranking. “Orgulho para mim e para administração pública chegar a 10”, comemorou.

Há pouco mais de um ano, o Executivo Estadual era avaliado como um dos piores portais do País, com 1,4 de pontuação, quando os dados da gestão estadual ainda constavam no portal da transparência anterior. O novo site foi lançado por Reinaldo em 29 de outubro de 2015.

Em agosto de 2016, o Portal conquistou 9,10 e agora, na nova pesquisa, chegou a 10. “Isso vem do nosso trabalho por meio do portal, que é uma grande conquista da população. Agora temos um estado mais transparente”. 

A pesquisa avaliou positivamente 200 itens, entre eles, se o Portal possui ferramenta de pesquisa de conteúdo que permita acesso à informação, se há valores de empenho, liquidação e pagamento das despesas nos últimos seis meses, editais de licitação, contratos na íntegra e resultados dos certames. Também foi avaliado se o site possui SIC (Serviço de Informações aos Cidadãos), se há divulgação de salários dos servidores, entre outros dados.

Site possibilita acesso à informações do governo de MS. (Foto: Reprodução Portal da Transparência)
Site possibilita acesso à informações do governo de MS. (Foto: Reprodução Portal da Transparência)

Segundo o governador, a nota máxima reflete em um caminho para combater a corrupção. “Mostra que o governo fez sua parte e seu dever de casa. Hoje somos um estado transparente, em que todos os contratos e licitações são de conhecimento público”.

De fato. Consultando o Portal da Transparência do governo é possível pesquisar dados de pessoal, patrimônio, receitas, despesas, orçamentos, licitações e contratos e repasses e convênios.

Pesquisa – O levantamento foi feito pela Rede de Controle, formada pela CGU (Controladoria Geral da União), MPF e MPE-MS (Ministério Público Federal e Estadual de Mato Grosso do Sul), em outubro e novembro. A pesquisa analisou os sites de transparência de todos o municípios do Estado, além do próprio governo de MS.

Nos siga no Google Notícias