ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

Para discutir saúde no país, Moka reúne ministro e 14 senadores

Nícholas Vasconcelos | 11/04/2013 16:11
Moka reuniu ministro da Saúde e 14 senadores para discutir a saúde pública. (Foto: Divulgação)
Moka reuniu ministro da Saúde e 14 senadores para discutir a saúde pública. (Foto: Divulgação)

O Presidente da CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado, senador Wadelmir Moka (PMDB) reuniu nesta quarta-feira (10) em Brasília (DF) o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e 14 senadores para discutir os problemas da saúde pública no Brasil.

Moka assumiu a presidência Comissão com o compromisso de colocar novamente em discussão a necessidade do aumento dos investimentos no setor. O senador tem criticado a regulamentação da Emenda 29, que obrigou os Estados a investirem o mínimo de 12% de sua receita no setor e os municípios, 15%, medida que retira qualquer exigência da União.

O objetivo das reuniões e audiências no colegiado é resolver questões essenciais para melhorar o atendimento da população, como o aumento na oferta de leitos hospitalares, a interiorização dos médicos. Além da reestruturação das carreiras das áreas médicas, a situação dos hospitais filantrópicos e o reajuste da tabela do SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com o senador, o encontro foi valioso, já que Padilha se dispôs a se reunir ao menos uma vez por mês com os senadores para que sejam discutidas e implementadas medidas para melhorar o setor.“O ministro sinalizou que está disposto a buscar, com apoio do Congresso, soluções para resolver parte desses problemas”, disse.

Moka destacou o caráter suprapartidário da reunião, que reuniu senadores de sete partidos. “A questão da saúde não tem ideologia, não tem lado. É um problema sério que precisa ter a participação e o comprometimento de todos”, comentou.

Além de Moka e do ministro Alexandre Padilha, participaram da reunião os senadores Humberto Costa (PT/PE), Ana Amélia (PP/RS), Romero Jucá (PMDB/RR), Vital do Rêgo (PMDB/PB), Wellington Dias (PT/PI), Vanessa Grazziotin (PC do B/AM), Lucia Vânia (PSDB/GO), Jayme Campos (DEM/MT), Eunício Oliveira (PMDB/CE), Sodré Santoro (PTB/RR), Roberto Requião (PMDB/PR), Casildo Maldaner (PMDB/SC), Cícero Lucena (PSDB/SE) e Paulo Davim (PV-RN).

Saúde+10 – Antes da reunião com o ministro da Saúde, Moka e os senadores da Comissão receberam representantes do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública para debater o financiamento público da saúde.

O Movimento realizou um ato em Brasília para anunciar a primeira contagem oficial das assinaturas coletadas para um projeto de iniciativa popular, que tem o objetivo de garantir o percentual mínimo de 10% das receitas brutas da União no SUS (Sistema Único de Saúde).

A expectativa é coletar 2 milhões de assinaturas para a proposta e, até agora, o movimento conseguiu 1,2 milhão de assinaturas.

Nos siga no Google Notícias