ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Política

Para Moka, decisão do STF sobre análise de veto foi “indevida”

Marta Ferreira | 18/12/2012 10:45
O senador Waldemir Moka, coordenador da bancada, critica decisão do STF que impediu análise de veto de Dilma a projeto. (Foto: João Garrigó)
O senador Waldemir Moka, coordenador da bancada, critica decisão do STF que impediu análise de veto de Dilma a projeto. (Foto: João Garrigó)

O senador Waldemir Moka (PMDB), coordenador da bancada federal, classificou hoje como “indevida” a decisão do ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), de suspender a análise do veto presidencial ao projeto que redistribui os royalties do petróleo a todos os Estados.

A sessão do Congresso Nacional na qual seria feita a análise estava prevista para as 19 horas desta terça-feira. Na semana passada, o plenário do Senado e da Câmara havia aprovado requerimento de urgência para votação do veto e Moka havia sido um dos articuladores.

O senador afirma que o Supremo interferiu no processo legislativo. “Foram cumpridas todas as normas. O Congresso tem legitimidade para apreciar quaisquer vetos, atuais ou antigos”, explica.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), entrou com recurso para derrubar a liminar concedida pelo ministro Fux. “Estamos de prontidão aqui em Brasília, esperando que o Supremo casse a liminar para que o Congresso aprecie ainda hoje o veto da presidente Dilma”, disse.

O projeto aprovado pelo Congresso prevê a distribuição dos royalties do petróleo a todos os Estados, igualitariamente. Pelas regras atuais, os recursos pagos pelas empresas que exploram a extração do produto são divididos pelos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.

Nos siga no Google Notícias