A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 20 de Abril de 2014

08/10/2011 14:45

Partidos têm até o dia 14 para enviar lista de filiados à Justiça Eleitoral

Aline dos Santos

Depois do congestionamento no Filiaweb e da correria de ontem, os partidos devem ficar atentos a uma nova data

Depois do congestionamento no Filiaweb e da correria de ontem, fim do prazo para os pretensos candidatos nas eleições de 2012 se filiarem, os partidos políticos devem ficar atentos a uma nova data.

No próximo dia 14 vence o prazo para remessa da relação contendo o nome de todos os seus filiados. Duas vezes por ano – em abril e outubro – os partidos são obrigados a submeter a lista à Justiça Eleitoral.

De acordo com o secretário judiciário do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral), Hardy Waldschmidt, o prazo de filiação para quem quer ser candidato a prefeito, vice ou vereador terminou ontem, sem prorrogação.

“A legislação exige que o candidato esteja filiado a partido político um ano antes da eleição”, explica. Em comunicado divulgado ontem, a Justiça Eleitoral é clara: “o prazo de filiação partidária de eleitores que queiram se candidatar nas eleições municipais de 2012 é absolutamente independente da data limite dos partidos para informar a lista dos filiados”.

A relação de candidato deve ser apresentada até sexta-feira. Com base nos dados alimentados pelos partidos no sistema Filiaweb, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) prevê a divulgação das listas oficiais de filiados a partir do dia 19.

O sistema Filiaweb é alimentado pelos partidos, cujos representantes têm senha para acessar o serviço. Ao se filiar, a pessoa recebe um documento e a cópia fica em poder do diretório municipal, que cadastra os dados do novo filiado no sistema.

Veja Também
Pane no sistema do TSE paralisa filiações partidárias no último dia
O sistema “FiliaWeb”, destinado a filiações partidária por meio eletrônico, está congestionadoO sistema “FiliaWeb”, destinado a filiações partidária...
Pai, filho e duas mulheres saem de MS com maconha e são presos em MG
Um grupo de traficantes, formado por pai e filho e duas mulheres, foi preso em flagrante com 100 kg de maconha na BR-262 em Juatuba, na Grande Belo H...
Semadur pede ao MPE que dê “puxão de orelha” na Seintrha por entulho em córrego
Em resposta às cobranças do Ministério Público Estadual quanto às providências referentes à acusação de assoreamento em área de nascente localizada n...



Disponível na AppStore Disponível no Google Play
  • Idalus Internet Solutions
  • Y digital intelligence
  • Rede Tendência
  • Gestão Ativa
  • 8020 Marketing
  • IVC Brasil
Desenvolvido por Idalus Internet Solutions e Y digital intelligence