A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

08/10/2011 14:45

Partidos têm até o dia 14 para enviar lista de filiados à Justiça Eleitoral

Aline dos Santos

Depois do congestionamento no Filiaweb e da correria de ontem, os partidos devem ficar atentos a uma nova data

Depois do congestionamento no Filiaweb e da correria de ontem, fim do prazo para os pretensos candidatos nas eleições de 2012 se filiarem, os partidos políticos devem ficar atentos a uma nova data.

No próximo dia 14 vence o prazo para remessa da relação contendo o nome de todos os seus filiados. Duas vezes por ano – em abril e outubro – os partidos são obrigados a submeter a lista à Justiça Eleitoral.

De acordo com o secretário judiciário do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral), Hardy Waldschmidt, o prazo de filiação para quem quer ser candidato a prefeito, vice ou vereador terminou ontem, sem prorrogação.

“A legislação exige que o candidato esteja filiado a partido político um ano antes da eleição”, explica. Em comunicado divulgado ontem, a Justiça Eleitoral é clara: “o prazo de filiação partidária de eleitores que queiram se candidatar nas eleições municipais de 2012 é absolutamente independente da data limite dos partidos para informar a lista dos filiados”.

A relação de candidato deve ser apresentada até sexta-feira. Com base nos dados alimentados pelos partidos no sistema Filiaweb, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) prevê a divulgação das listas oficiais de filiados a partir do dia 19.

O sistema Filiaweb é alimentado pelos partidos, cujos representantes têm senha para acessar o serviço. Ao se filiar, a pessoa recebe um documento e a cópia fica em poder do diretório municipal, que cadastra os dados do novo filiado no sistema.



imagem transparente

Desenvolvido por Idalus Internet Solutions