ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

PEC 241 passa em segundo turno pela Câmara e agora vai para o Senado

Nyelder Rodrigues | 25/10/2016 20:31
Votação foi marcada por protesto de cerca de 50 pessoas que estavam nas galerias da Casa (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Votação foi marcada por protesto de cerca de 50 pessoas que estavam nas galerias da Casa (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A Câmara Federal aprovou no segundo turno de votação a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241/2016 por 359 votos a favor e 116 contra - obtendo apenas duas abstenções. Após passar pelo crivo dos deputados federais, agora a questão será discutida pelo Senado, também em dois turnos.

Foram sete horas de discussão no plenário da Câmara, havendo inclusive a tentativa da oposição em obstruir a votação. Porém, no início desta noite de terça-feira (25), os parlamentares conseguiram aprovar o texto.

A PEC limita gastos públicos pelos próximos 20 anos, sendo que o teto é corrigido conforme a inflação do período de 12 meses anterior. No momento, os deputados seguem em discussão no Congresso, avaliando ainda seis destaques que são votados em separados à pleito global.

O projeto é defendido pela base governista, afirmando que tal medida é necessária para que haja retomada do crescimento econômico e do pleno emprego no país, sendo a PEC 241 um dispositivo para acabar com a recessão.

Em contraponto, os deputados da oposição criticam a proposta, indicando que ela irá limitar e poderá, inclusive, cortar parte dos recursos destinados para áreas sociais e importantes como saúde e educação pública.

Estudantes, entidades de sociedade civil e servidores públicos também protestaram contra a PEC em todo o país. Pouco antes de encerrar a votação, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu a retirada de manifestantes que estavam nas galerias da Casa. Foi necessária a atuação da Polícia Legislativa.

Nos siga no Google Notícias