ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Política

Pela quarta vez, Renan Calheiros é eleito presidente do Senado

Daniel Machado | 01/02/2015 17:17
O senador Renan Calheiros foi reeleito presidente do Senado Federal com 49 votos, 18 votos a mais que o correligionário Luiz Henrique (PMDB-SC) (Foto: Divulgação)
O senador Renan Calheiros foi reeleito presidente do Senado Federal com 49 votos, 18 votos a mais que o correligionário Luiz Henrique (PMDB-SC) (Foto: Divulgação)

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) acaba de ser reeleito presidente do Senado Federal. Será a quarta vez que ele presidirá a casa legislativa representante dos Estados no Congresso Nacional. Dos 81 votos dos senadores, ele obteve 49 votos, derrotando seu correligionário Luiz Henrique (PMDB-SC), que somou 31 votos. Ainda houve um voto nulo.

Concluída a apuração, o presidente da Mesa Diretora do Senado, Jorge Viana (PT-AC) proclamou Renan Calheiros como presidente eleito.

Em seu discurso de posse, Calheiros elogiou o ‘espírito público e democrático’ do oponente e disse que buscará o consenso e que se empenhará pessoalmente pela aprovação da Reforma Política.

“Serei presidente de todos os senadores. Desejo renovar meu firme compromisso pela autonomia e independência do senado federal, coletivização das decisões dessa casa, que nunca serão monocráticas ou árbitrárias, buscaremos o consenso até o limite, sem que implique à redução de nenhuma posição política-partidária”, disse. “A Reforma Política será uma meta e um empenho pessoal do Senado Federal. O Brasil tem o direito de querer mais, vamos lutar por mais e melhores dias”, acrescentou.

Como primeira decisão, o presidente Renan Calheiros definiu para a próxima terça-feira (3), a eleição dos integrantes do restante da Mesa Diretora, ou seja, 1º e 2º Vice-Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário, 3º Secretário, 4º Secretário.
O nome indicado para a 1ª Vice-Presidência é o do Senador Jorge Viana (PT-AC) e para 2ª Vice-Presidência do Senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Nos siga no Google Notícias