ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

PRB mantém candidatura de pastor, mas pode retirar para manter apoio ao PMDB

Kleber Clajus | 04/07/2014 17:33
Vereador defende uso de "brechas" na lei para manter candidatura ao Senado (Foto: Marcelo Victor)
Vereador defende uso de "brechas" na lei para manter candidatura ao Senado (Foto: Marcelo Victor)

O vereador Gilmar da Cruz (PRB) pode ter sua candidatura definida somente pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), uma vez que não há consenso sobre a possibilidade de disputar em conjunto com Simone Tebet (PMDB) na chapa do peemedebista Nelson Trad Filho.

Para o presidente regional do PRB, Antônio Vaz, a candidatura segue ativa e um possível recuo deve ocorrer apenas por decisão judicial.

“A lei não proíbe dois candidatos, mas o TRE dará parecer e o que decidir vamos acatar. Estamos com Nelsinho, mas não apoiamos o Senado por entender que o pastor Gilmar pode trazer mais votos dos evangélicos do que a Simone”, avalia Antônio.

Conforme o candidato Nelson Trad, equipes jurídicas de ambos os partidos analisam a questão. Ele resume ainda que “nada será feito fora da legalidade”.

Mesmo que a Lei das Eleições (9504/97) não se oponha explicitamente a possibilidade de dois candidatos de mesma coligação e para mesmo cargo, três consultas sobre o tema ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), protocoladas em 1998 e 2010, ressaltaram impossibilidade de tal arranjo. Contudo, a questão é passível de interpretação do magistrado que julgar o caso.

“A única coisa que impede nossa candidatura são questões legais, mas há brechas e vamos usá-las. Estamos prontos para concorrer e, se não dê certo, permaneço a disposição do partido. Creio termos grande chance de ganhar o Senado e fazer o partido crescer”, opina Gilmar.

Além do Senado, o PRB tem por objetivo eleger ao menos três deputados estaduais e um federal. Em convenção, no último sábado (28), o partido referendou apoio a chapa majoritária do PMDB.

Nos siga no Google Notícias