ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Prefeitos de MS vêem isenção de IPI como vilã da queda de receita municipal

Josemil Arruda | 28/04/2014 19:09
Douglas acredita que haverá grande participação de prefeitos de MS na marcha (Foto: arquivo)
Douglas acredita que haverá grande participação de prefeitos de MS na marcha (Foto: arquivo)

O presidente da Assomasul, Douglas Figueiredo, criticou nesta segunda-feira (28) políticas do governo federal que considera serem “nocivas” para as receitas dos municípios, especialmente a isenção ou redução de alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) incidente sobre a produção de automóveis. Douglas prevê participação maciça de prefeitos de Mato Grosso do Sul na XVII Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, que acontecerá de 12 a 15 de maio deste ano, no Centro Internacional de Convenções do Brasil.

Para Douglas Figueiredo, a concessão de incentivos fiscais à indústria automotiva acaba refletindo negativamente na contabilidade das prefeituras. Segundo ele, quando o governo federal isenta as indústrias do recolhimento do IPI os municípios perdem receita em razão da queda do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), que é integrado por aquele imposto federal e pelo IR (Imposto de Renda).

Com o tema “A Crise dos Municípios e a Conjuntura Atual”, o movimento municipalista espera atrair a participação de cerca de 4 mil gestores públicos de todo o País. No ano passado, pouco mais de 30 dos 79 prefeitos do Estado participaram da marcha a Brasília.

Através de mobilizações essa natureza, conforme Douglas, é que os prefeitos têm garantido avanços em favor dos municípios, uma vez que durante a Macha a Brasília é possível discutir com parlamentares e ministros a liberação de verbas e encaminhar novos pedidos.

Nos siga no Google Notícias