ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Prefeitos têm que cumprir lei da transparência, alerta Assomasul

Francisco Júnior | 18/02/2014 09:50

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Douglas Figueiredo (PSDB), alerta aos prefeitos para cumprirem a “Lei de Transparência”, pois podem ficar impedidos de assinar convênios com os demais órgãos públicos em caso do não cumprimento do dispositivo.

Em vigor desde maio de 2012, a lei determina a publicação de informações sobre a execução orçamentária e financeira dos municípios em meio eletrônico de acesso público. Esta semana, Douglas enviou ofício aos prefeitos de Mato Grosso do Sul advertindo sobre a legislação.

Conforme a Assomasul, a alegação é da maioria dos agentes públicos, não só de Mato Grosso do Sul, mas de todo o país é que as dificuldades com serviços de internet no interior são o maior obstáculo para cumprir a legislação.

Apesar de reconhecer algumas dificuldades, Douglas lembra que a Lei Complementar apenas ampliou os mecanismos de transparência previstos na LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), instituída em 2000, onde está presumido o incentivo à participação popular nas discussões sobre o dinheiro público. Esta legislação também define prazos para a prestação de contas.

“Assim, sobretudo, ante a Nota Técnica 2.369, da Controladoria Geral da União-CGU em Mato Grosso do Sul, a qual indica que 100% dos nossos municípios não cumprem integralmente às exigências da Lei, alerto acerca da necessidade de adequação dos mecanismos de informação e transparência do seu município, às normas da Lei de Acesso à Informação, Lei Federal 12.527/2011, colocando-nos à disposição”, diz trecho do documento.

A Lei Complementar 131/2009 estabelece que sejam disponibilizados na internet, em tempo real, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

A liberação em tempo real se refere à disponibilização das informações em meio eletrônico que possibilite amplo acesso público, até o primeiro dia útil subsequente à data do registro contábil, no respectivo sistema.

A Prefeitura que não disponibilizar as informações no prazo estabelecido fica impedido de receber firmar convênios.

Nos siga no Google Notícias