ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Política

Prefeitura vai abrir nova licitação para coleta de lixo na Capital

Wendell Reis | 24/11/2011 18:43

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou na sessão desta quinta-feira (24) o Projeto de Lei 7.118/11, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a prefeitura a abrir licitação para concessão de exploração de serviço relativo à coleta e destinação final de resíduos sólidos, domiciliares, comerciais e de serviço de saúde em Campo Grande.

O projeto determina que a concessão será precedida de licitação na modalidade concorrência, podendo ter contrato administrativo, por meio de parceria público-privada, modalidade patrocinada ou administrativa.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo, explica que a licitação é necessária para atender todo o serviço de saneamento básico, que inclui, água, esgoto, drenagem urbana e resíduos sólidos, que deve caminhar em conjunto.

Segundo o secretário, as mudanças só serão possíveis a longo prazo, o que justifica a licitação de 20 anos, prorrogáveis por mais 10. O contrato atual termina no ano que vêm. Assim, a prefeitura pretende lançar o edital até fevereiro de 2012, para que em março ou abril o serviço já esteja contratado.

Cristaldo lembra que a licitação será contratada porque a prefeitura não teria condições de fazer o investimento rapidamente. A usina de triagem e o aterro sanitário a ser inaugurado pela prefeitura serão geridos pela empresa que vencer a concessão. Entre os investimentos da nova empresa está a renovação da frota.

A autorização para licitação foi aprovada com 15 votos favoráveis e dois contrários. A vereadora Thaís Helena (PT) foi uma das que votaram contra a nova licitação. Ela revela que é contrária porque na nova licitação não está sendo discutida a questão social dos catadores de lixo, que podem ser excluídos deste processo.

Thaís defende que seja incluída no projeto a garantia de que os catadores vão fazer parte do processo, relatando que em outras cidades as empresas simplesmente ignoram a categoria. A vereadora lembra que uma pesquisa revela que o lixo pode gerar R$ 40 milhões nos próximos anos em Campo Grande, salientando a necessidade de incluir a categoria.

O vereador Marcelo Bluma (PV) lembrou que a nova licitação não altera o artigo que contempla a categoria e afirmou que a licitação de 20 anos garantirá a melhora dos serviços, lembrando que a partir do ano que vem nenhum município poderá ter os atuais lixões. Thaís concordou com o vereador, mas aproveitou a oportunidade para dizer que a determinação de que as cooperativas devem ser estimuladas nunca foi atendida, ficando por oito anos no papel. O debate entre Thaís e Bluma terminou em um ofício a ser encaminhado ao Ministério Público, denunciando que a Prefeitura não cumpriu a determinação.

O vereador Marcos Alex (PT) também foi contra a concessão, dizendo que a única PPP (Parceria Público-Privada) feita no País atualmente é para a construção de estádios e sem segurança jurídica. “Os catadores devem estar bem no rodapé desta coleta de lixo”, criticou o vereador.

Nos siga no Google Notícias