ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 20º

Política

Projeto prevê incentivo a doadores de medula óssea na Capital

Leonardo Rocha | 29/06/2014 17:23
Projeto do vereador Carlão prevê incentivo de 10% do IPTU aos doadores de medula óssea (Foto: Divulgação)
Projeto do vereador Carlão prevê incentivo de 10% do IPTU aos doadores de medula óssea (Foto: Divulgação)

O projeto de autoria do vereador Carlão (PSB) prevê o desconto de 10% no valor do IPTU (Imposto predial e Territorial Urbano), aos doadores de medula óssea em Campo Grande. Esta proposta está em tramitação na Câmara Municipal, aguardando análise das comissões do legislativo.

Para este doador ter acesso a este benefício, precisa estar com pagamento em dia do IPTU e ser cadastrado na Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) ou nos hemocentros locais de Campo Grande, no período de no mínimo um ano antes do vencimento do IPTU.

Segundo o autor do projeto, o objetivo é incentivar a doação de medula óssea, já que existem muitos pacientes com doenças relacionadas ao sistema sanguíneo e imunológico, que aguardam esta doação e precisam de uma divulgação e incentivo maior da sociedade e poder público.

Em muitos casos o transplante de medula óssea é a única esperança para os portadores de leucemias e outras doenças. A proposta aponta que o número de doadores aumentou em 70% do ano 2000 para este momento atual, tendo o Brasil como terceiro maior banco de dados do gênero no mundo.

O projeto ressalta que medidas como esta promovem a participação popular e resulta em grandes benefícios para os pacientes e contribuintes que forem doadores.

Campanha – Foi aprovado na última terça-feira (24), o projeto do deputado Lauro Davi (PSB), que institui a Política Estadual de Mobilização para doação de medula óssea, que prevê a realização de campanhas de incentivo, divulgação e conscientização da população.

Neste projeto fica definido as diretrizes de atuação, como a integração da população à rede de hemocentros, a mobilização dos setores de saúde dos municípios, assim como relação com as políticas e ações do SUS (Sistema Único de Saúde) e articulação com a sociedade na divulgação das estratégias à sociedade.

Nos siga no Google Notícias