ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Política

Projeto prevê medidas de combate ao abuso sexual em ônibus

Leonardo Rocha | 28/06/2015 10:57
Projeto de Pedro Kemp obriga empresas do transporte coletivo a aderir uma série de medidas (Foto: Roberto Higa/ALMS)
Projeto de Pedro Kemp obriga empresas do transporte coletivo a aderir uma série de medidas (Foto: Roberto Higa/ALMS)

O projeto de autoria do deputado Pedro Kemp (PT) prevê medidas para combater o abuso sexual no transporte coletivo em Mato Grosso do Sul. A ideia surgiu após audiência pública sobre o tema na Assembleia, que teve a participação de representantes de diversas entidades. Houve inclusive um protesto em abril deste ano, em Campo Grande, em função desta situação.

Entre as medidas que devem ser adotadas está a fixação de cartazes com orientação às vítimas, de como devem agir durante estas situações criminosas. Neste informativo estará escrito que a primeira ação deve ser gritar em sinal de advertência, para que as pessoas em voltam percebam o abuso.

Depois reunir o máximo de informações sobre o agressor para ajudar na sua identificação. A vítima deve procurar em seguida uma delegacia para registar a ocorrência.

As empresas de transporte coletivo também devem treinar os trabalhadores para saber agir nestes casos (abusos), assim como disponibilizar imagens de câmera de vídeo e outras informações, para contribuir na denúncia.

O projeto prevê multa para as empresas que não cumprirem estes critérios, que podem chegar até a quantia de R$ 21.270,00. “Para tanto, nesse processo de luta, contar com o apoio e esclarecimento das empresas prestadoras de serviço será um passo importante no enfrentamento da violência contra a mulher”, defendeu o parlamentar.

Nos siga no Google Notícias