ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Política

Projeto que torna corrupção crime hediondo está pronto para ir a votação

Helton Verão | 30/07/2013 16:03

Está pronto para ser votado o projeto que torna a corrupção crime hediondo, que tramita em regime de urgência, no plenário da Câmara dos Deputados em Brasília. Além da proposta do Senado, mais oito matérias sobre o tema tramitam na Câmara e a expectativa é que o projeto seja modificado.

O deputado federal de Mato Grosso do Sul, Fabio Trad (PMDB), que foi relator, na Comissão de Constituição e Justiça, vai apresentar um texto substitutivo ao do Senado, aproveitando as principais sugestões de todos os projetos em tramitação.

“O substitutivo já está pronto e foi encaminhado a todos os líderes partidários e aguarda a decisão para pautar. Modifiquei com a inclusão de dispositivos importantes que visam a combater a morosidade, que é causa da impunidade: rito especial de tramitação para todas as ações penais de crimes contra a Administração pública, suspensão do prazo prescricional na prescrição executória enquanto não houver restituição aos cofres públicos do valor desviado e declarado na sentença, aumento de penas de dois para quatro a pena mínima, aumento da pena de multa”, explicou o deputado sul-mato-grossense.

Aprovado no Senado no primeiro semestre deste ano, além de aumentar as penas e prever punições maiores para integrantes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário que cometerem o delito, o projeto acaba com a possibilidade de anistia, graça, indulto ou liberdade sob pagamento de fiança para os condenados. Pelo texto, também fica mais rigoroso o acesso a benefícios como livramento condicional e progressão de regime.

De acordo com o projeto, a pena para crimes desse tipo seria de quatro a 12 anos de reclusão e multa. Em todos os casos, a pena é aumentada em até um terço, se o crime for cometido por agente político ou ocupante de cargo efetivo de carreira de estado.

Nos siga no Google Notícias