ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

PT define espaços na Executiva e Delcídio ocupa maioria

Redação | 24/08/2009 09:42

Nesta segunda-feira, último dia de inscrição de chapas para disputar o comando regional do PT em Mato Grosso do Sul, os petistas apostam que apenas a chapa moldada para pacificar o partido participe do PED (Processo de Eleições Diretas), marcado para novembro.

Desta forma, a sigla abre mão das tradicionais disputas internas em prol das eleições 2010. O prazo para inscrição termina às 20h de hoje. Até o momento, a única chapa definida é encabeçada pelo ex-presidente da Câmara de Paranaíba, Marcus Garcia. Ele obteve as bênçãos das principais lideranças petistas: o senador Delcídio Amaral e o ex-governador Zeca do PT.

Ao todo, o diretório tem 45 membros. No último sábado, o PT também fez acordo quanto à composição da Executiva, que corresponde ao primeiro escalão do comando o partido. Para acomodar todas as correntes internas, a Executiva foi ampliada de sete para 13 cargos.

O grupo político do senador Delcídio do Amaral, direta ou indiretamente, vai ocupar a maioria dos espaços.

A paz dentro do comando petista tem o seguinte formato: 1 vaga para a corrente Democracia Socialista, 1 vaga para o segmento PT de Lutas e Massas, 2 vagas para Articulação de Esquerda, 1 vaga para o Movimento PT, 3 vagas para Construindo um Novo Brasil, 1 vaga para o Esquerda Viva, e 2 vagas para o Construindo um Novo Tempo.

As outras duas vagas serão ocupadas pelo presidente regional do partido e pelo líder do PT na Assembleia Legislativa.

Conforme o atual líder, o deputado estadual Pedro Teruel, a liderança será ocupada em 2010 por Amarildo Cruz, que preside o partido atualmente.

Inicialmente, Amarildo disputaria a eleição, mas abriu mão após ser formada a chapa de consenso.

Caso seja mantido o clima de entendimento, a posse do diretório, prevista para começo do ano que vem, será antecipada para novembro.

Nos siga no Google Notícias