ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Política

PT encorpa candidatura de Zeca após "rasteira" do PMDB

Redação | 02/06/2009 15:52

Os petistas decidiram trabalhar com afinco para "encorpar" a candidatura de Zeca do PT ao governo do Estado em 2010, após a "rasteira" que tomaram do PMDB, a partir da filiação do secretário Edson Giroto ao PR.

Na prática, a filiação do secretário consolida de uma vez por todas o apoio dos republicados à reeleição de André Puccinelli no ano que vem, e prejudica sobremaneira o projeto político de lideranças petistas, como o senador Delcídio do Amaral e o deputado federal Antônio Carlos Biffi.

Isso porque Giroto "minou" espaços políticos importantes que Biffi tem no interior e deve pedir votos para Waldemir Moka ou Valter Pereira ao Senado, o que prejudicará o projeto de Delcídio.

Ao defender aliança com o PMDB, o senador petista esperava obter garantias de que Puccinelli lhe apoiaria para o governo do Estado em 2014. Porém, com a filiação de Giroto ao PR, o cenário muda completamente.

Com o mandato de deputado federal nas mãos, ele terá muito mais condições de se eleger sucessor de Puccinelli em 2014. Desta forma, o governador peemedebista contará com um "fiel escudeiro" em seu lugar, durante o tempo que permanecerá "no sereno", ou seja, sem mandato.

O deputado Antônio Carlos Biffi admitiu que a consolidação da aliança entre PR e PMDB foi uma grande perda para os petistas.

"Enfraquece muito o PT essa aliança. E a filiação do Giroto ao PR, sua candidatura à Câmara, não é só ruim para mim, mas para todos os candidatos a deputado", comentou.

Para ele, os desentendimentos entre Zeca e Delcídio são coisas "normais" dentro do PT, se devem ser solucionadas dentro do tempo certo.

Em Aquidauana, no último sábado, tanto Biffi quanto Delcídio deixaram claro que o caminho mais fácil para o PT no momento é apoiar a candidatura de Zeca. Só que o projeto precisa ser "encorpado" para convencer.

Entre quinta e sexta-feira Biffi deve se reunir com o deputado Vander Loubet (sobrinho de Zeca), para tentar "aparar as arestas" entre os dois grupos e iniciar as discussões em torno da composição da chapa.

"O partido tem uma decisão interna de ter candidatura própria, mas tem que trabalhar uma série de fatores: montar as chapas proporcionais, ao Senado, vice-governador, política de alianças, tudo isso precisa ser conversado. Por enquanto o Zeca é o único nome colocado, mas podem surgir outros e a gente vai discutir", afirmou Biffi, deixando no ar a possibilidade de outro nome ser definido pelo PT.

Biffi revelou que o PT vai tentar buscar para seu arco de alianças partidos que já estiveram ao lado de Zeca em seu governo, como PP, PTB, PSB, PC do B, PSB e principalmente o PDT.

Neste caso, o deputado federal Dagoberto Nogueira é o nome mais forte entre os pedetistas para disputar o Senado, ao lado de Delcídio.

Nos siga no Google Notícias