A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 25 de Outubro de 2014

31/01/2013 21:31

Servidores dão prazo para prefeito pagar abono cortado

Nícholas Vasconcelos
Servidores se reuniram com o sindicato na noite de hoje. (Foto: João Garrigó)Servidores se reuniram com o sindicato na noite de hoje. (Foto: João Garrigó)

Os servidores municipais de Campo Grande deram prazo até o dia 7 de fevereiro para que o prefeito Alcides Bernal (PP) pague o abono salarial cortado de 1,3 mil funcionários das secretarias de Educação e Administração. A decisão foi tomada na noite de hoje em uma assembleia no (Sindicato dos Servidores e Funcionários Municipais de Campo Grande).

Veja Mais
TRE sorteia urnas de votação paralela para garantia de segurança
Troca de acusações sobre segundo turno termina com político baleado

Eles tiveram os abonos do programa Profuncionário cortados da folha do mês de janeiro. Esse bônus é um pagamento para a capacitação dos funcionários e varia de R$ 150 a R$300.

Foi aprovado que se a Prefeitura não regularizar a situação até o 5º dia útil de fevereiro, a categoria convocará uma assembleia para o dia 15 e no dia 18, uma nova reunião será marcada e os funcionários darão um prazo de 48 horas para o pagamento.

“Passada as 48 horas, vamos convocar greve geral para o dia 21 de fevereiro”, disse o presidente do Sisem, Marcos Tabosa.

Segundo Tabosa, será encaminhado um oficio nesta sexta-feira (1°) para Bernal comunicando os prazos estabelecidos e informando a decisão da reunião.

“Estou com medo, porque sem o abono eu vou ganhar R$ 400”, revelou a auxiliar de serviços diversos Liene Caetano, 37 anos.

O sindicato alertou para a situação dos secretários escolares, que em Campo Grande ocupam um cargo de confiança, e podem não ter tido os contratos renovados. Pela Lei, no dia 31 de dezembro o ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) exonerou todos e deveriam ter sido recontratados pela atual administração.

“Quero estar errado, mas se eles não foram, vão perder alem dos R$ 200 o abono pelo cargo, vão ficar só com o salário base”, disse o presidente.

A categoria culpa a atual situação pela demora na montagem de equipes de transição pelo novo prefeito. “A culpa é dele não ter montado uma equipe de transição para as secretarias da Administração e da Educação”, explicou Tabosa.

Durante a assembleia, não faltaram criticas a atual administração que foi acusada de coagir servidores, transferindo funcionários de setor e ameaçando que participasse da reunião.

“Lá na Central falaram que não era para vir aqui no sindicato, porque toda ação tem uma reação”, disse uma servidora que não quis se identificar por medo de represálias.

Leitores denunciaram ao Campo Grande News que depois da manifestação no dia 25, servidores da Central de Atendimento ao Cidadão começaram a ser transferidos.

“Ele fala que valoriza as pessoas, mas servidor tambem é população. 90% dos servidores votaram no Bernal, na esperança de mudança, e a esperança virou medo”, disparou o representante dos servidores.

Segundo Tabosa, o secretario de administração Ricardo Ballock disse não reconhecer a instituição como representantes dos trabalhadores da Prefeitura. “Ele pode não me reconhecer como representante, mas ele tem de respeitar os 15 mil servidores municipais”, respondeu o líder sindical.

A capacitação Profuncionário é um programa do Governo Federal para os funcionários públicos, onde eles são capacitados para ser tornarem técnicos. “O Ballock precisa entender que a capacitação é para valorizar o funcionário, que o Governo Federal quer que o funcionário vire um técnico. Cortando o abono, ele impede o servidor de atender melhor a população”, explicou.

Representantes do sindicato denunciaram ainda a existência de uma comunicação interna, expedida pela secretaria de Administração, que impede a entrada do presidente do Sindicato de entrar nas escolas municipais e postos de saúde.  

Veja Também
No último dia de campanha, candidatos apostam no corpo a corpo com eleitor
No último de campanha para o 2º turno das eleições gerais deste ano, sábado (25), os candidatos ao Governo do Estado que permanecem na disputa, senad...
Eleitor gastará em média 42 segundos para votar na urna biométrica
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou hoje (24) a estimativa de tempo que o eleitor deve levar para votar na urna eletrônica, no domingo (26),...


Todos os funcionarios da Cac SABIAM que esse abono era "por fora" e nunca se preocuparam em reivindicar (incluindo o inútil sindicato) que fosse incluido no pgto, era óbvio que qdo o pmdb saisse iria acabar. Os "maravilhosos" ex-prefeitos nunca se interessaram em valorizar o servidor, queriam sim era transformar a pmcg em cabide de vagabundos "dos deles". Roberto Domingos concordo com absolutamente tudo que vc disse.
 
jonas caetano em 01/02/2013 10:46:16
Nos editais dos concursos diz sim o salário fixo no entanto, empresa publica ou privada muda a remuneração (para mais) quando um funcionário se capacita (estudo técnico ou superior). Na prefeitura o Profuncionário (bonificação) é o único reconhecimento ao funcionário que tenta um jeito melhor de trabalhar. Não existe plano de cargos e carreiras. O servidor não é estimulado em nada a fazer bem o seu trabalho: as escolas estão sucateadas - tanto carteiras, materiais, computadores lentos e de pouca capacidade tudo isso fazem o atendimento se tornar precário também.
Hoje os pais fazem fila na Central de Matriculas porque o telefone gratuito 0800 não funciona. Chegam nas escolas mais espera para confirmar o protocolo. E agora nem sabem se os filhos receberão os kits escolares!
 
Pamela R. Jara em 01/02/2013 10:37:35
O profuncionario é uma conquista que passou a valer depois de termos feito o concurso , e foi implantado pelo governo federal, e o dinheiro vem no fundeb, quem fala que estamos lutando por um abono qualquer nao sabe doque esta falando , o estado ja tem incorporado no salario, se nao fosse algo tao serio nao seria incorporado.
 
chrisley r p da c ribeiro em 01/02/2013 09:48:04
Sr. Jorge Arantes Nascimento, deixe de ser amargo e pare de falar bobagens!
 
Marta da Glória em 01/02/2013 09:39:36
Ta certissimo em cortar essas " Regalias" è por isso que esse pais nao vai pra frente .....porque é dinheiro indo pelo ralo ....todo mundo quando começa em novo emprego ja sabe quanto vai ganhar .....se está lá é porque aceita a situaçao ou pede as contas e procura outro..... o que mais vc ve é funcionario publico escorado sem fazer nada ....vamo trablhar ai sim reevindica bonificaçoes....
 
ROGERIO CARVALHO em 01/02/2013 09:34:43
Acorda gente. Vamos para para pensar um pouco, o Bernal cortou a gratificacao dos funcionarios nao nomeou praticamente ninguem, mesmo tendo milhares de compromissos com os partidos aliados. Isto só tem um unico e verdadeiro motivo: precisa pagar as contas de campanha, o famoso caixa dois nao deu pra cobrir todas as despesas, e agora ele deve sangrar a prefeitura até o final de 2016. Nós merecemos...
 
felipe souza em 01/02/2013 08:36:41
PARABÉNS PARA OS FUNCIONARIOS QUE VOTARAM NESTE PREFEITO, ELE NUNCA FOI POLITICO, É UM ENGANADOR QUE USAVA O RADIO PARA ENGANAR A POPULAÇÃO, SE FAZ ISSO COM OS FUNCIONARIOS, IMAGINA COM A POPULAÇÃO, OS FUNCIONARIOS ESTUDARÃO PARA TER UMA MELHOR QUALIFICAÇÃO, E VEM ESTE PREFEITO COM ESSA EQUIPE QUE NÃO TEM COMPETENCIA. TENHO UMA PENA DE CAMPO GRANDE, VAI VIRAR UMA PORCARIA, PORQUE NÃO ACHA NINGUEM NAS SECRETARIAS COMO CHEFE OU RESPONSAVEL.
 
LUIS TOCANTINS em 01/02/2013 08:33:30
Não queriam mudanças, já estão mudando, seu salário, espere mais um pouco que tende a piorar...Não desejo mal de ninguém, mas até que é bom ver oque está acontecendo, quem sabe assim aprendem a votar, o cara este bernal não tem coindição nenhuma de comandar Campo Grande, ele é apenas uma pessoa que tinha um programa de radio. Vamos ver no que da.
 
marco Lario em 01/02/2013 08:32:38
NELSINHOO...EU ERA FELIZ E NÃO SABIA!!!!!NELSINHO PARA GOVERNADOR!!!
 
ELENIR AMARAL em 01/02/2013 08:24:52
É lamentável, mais isso ja era de se esperar, agora não adianta chorar....voces servidores não usem de vingança, descontando na população com mal atendimento, façam ao contrario, nos atendam bem! e façam suas revindicações democraticamente...
 
Jones Fernandes em 01/02/2013 08:22:19
Coação de servidor, ameaça de tranferencia. Ja vi esse filme em algum lugar..
 
JOAO NEPOMUCENO em 01/02/2013 08:21:03
Mas, os secretários escolares não foram exonarados, é só ler no diário oficial do dia 31/12/2012. Lá diz exceto vários cargos e secretário é um deles...
 
Carla santos em 01/02/2013 08:14:15
Essa é a mundança que o o povo queria, sendo a pior possível contando com o desrespeito por parte do governo municipal para com os seus servidores!
 
renan do nascimento em 01/02/2013 08:00:58
Engraçado como só falam dos baixos salários de um ou outro funcionário explorando a miséria de um para encher o bolso com abonos e cargos até para quem não é funcionário de carreira (mirim),garanto que o salário foi especificado no edital do concurso e quem não está contente que estude e faça outro concurso, caso contrário todo funcionário do município vai querer um abono também.
 
rodrigo nascimento em 01/02/2013 07:57:27
E o Bernal???
 
Fernando Massocatto em 01/02/2013 07:42:38
Todo mundo que trabalha na empresa privada não recebe para fazer cursos, agora esses funcionários publicos tem direito, quer dizer na epoca do Nerson tinham. Não estão felizes peçam demissão e vão trabalhar onde paga bem, ou são incapacitados para tomarem essa atitude? A vida de uma pessoa comum funciona assim. Tem que demitir todos vcs mesmo, são a laranja podre que não querem trabalhar.
E quanto a senhora Liene Caetano, quando a senhora entrou sabia quanto ia ganhar, não sabia? Ou enganaram a senhora? Vai estudar Liene Caetano, quer exigir o que?
 
Jorge Arantes Nascimento em 01/02/2013 07:42:34
E o Bernal? O Bernal, ao invés de fazer nossa vida mais humana, vai tornar a vida do servidor público mais precária, pois se ele que é nosso chefe e prefeito está a um mês "exercendo sua função" está conseguindo desmotivar a gente, imagina o que não vai fazer os secretários de que foram efetivados, graças ao ilustre prefeito.......que saudades do Nelsinho Trad.
 
Kathia Ramalho em 01/02/2013 07:36:03
Ai cambada de servidores trairam os seus ideais de 20 anos com pagamentos em dia sem corte de nada que foi passado a voces ai voces voltam no radialista para mudança do que ??? voces ainda vão pastar muito pode esperar......
 
heraldo frança em 01/02/2013 07:21:39
Engraçado,de tudo isto só queria saber de uma coisa ABONO É SALÁRIO ??????? se o "salário"esta sendo pago,não vejo mal algum, funcionário publico tem algumas regalias,se acostumam com algo que não faz parte do salário,faz suas contas e depois quer fazer "paralizações", e ainda tem a cara de pau de dizer "também votamos em Bernal,e o que tem uma coisa com a outra.Vamos trabalhar moçada e contar apenas com o salario do concurso feito,existe milhares de desempregados que queriam ganhar ao menos o que vcs ganham em folha.O Prefeito ta certo,cortar gastos..salario é salario,,abono não existe.
 
ricardo terra lemos em 01/02/2013 07:10:35
Toma cambada tem muitos desses ai que votaram nele kkkkkk chupem essa manga, isso é só o começo.
 
Gilmar Marques em 01/02/2013 05:58:17
ue voce nao votaram nele?agora aguentem
 
jose aparicio fontoura em 01/02/2013 05:54:47
Bernal , pare com essa idéia , não é diminuindo o "MÍSERO" salário do servidor , que voce terá governabilidade . Não se esqueça que a JUSTIÇA DIVINA , é implacável contra os tiranos . Pense bem e mude de atitude , não seja COVARDE com os pequenos . Não apunhalem pelas costas , aqueles que viram em voce a esperança de dias melhores de vida.
 
Dionísio Amaral. em 01/02/2013 00:16:40
Não elegeram o Bernal, agora agüenta....
 
Rompido Castro em 01/02/2013 00:15:16
Kkkk 90% votaram no Bernal ???? Kkkk rachei agora .....toma ...só lamento ...só posso rir agora ..kkkk....não queriam mudança ...???? Mudoouuuu pra pior ...
 
Sabrina ferraz em 31/01/2013 23:48:12
Tem que brigar por Plano de Cargos e Carreira e não por abono, este abono o servidor não leva para a aposentadoria. Se o Tabosa quisesse melhorias tinha feito com que o último Prefeito implantasse o PCCR, contudo o mesmo negociou pelo terreno de sua casa. É só ver o Diogrande de Março de 2011 e bater com a antiga inscrição imobiliária.
 
Roberto Domingos em 31/01/2013 23:02:34
Tabosa é um demagogo, não consegue nada. Tinha uns poucos gatos pingados no Sindicato que nem é do SISEM, está no nome de outra pessoa. E este povo que foi, pena que estão sendo enganados por este hipócrita barato. O mesmo tem vários processos nas costas e está respondendo a inquerito policial e ao MPE, a qualquer momento ele cai fora.
Pena que o servidor é enganado e o mesmo só reforma as quitinetes dele, são 8 (oitos).
 
Roberto Domingos em 31/01/2013 22:57:42
Eh uma palhacada e falta de respeito c/ o povo, mas quem mandou votar nele? sabia-se da incompetencia e agora vao sofrer todos.Queriam mudancas, tai a mudanca q ele esta oferecendo pra vcs.
 
saeko suzuki em 31/01/2013 22:27:48
Mais quando vc's Fizeram o Concurso, no Edital dizia que iriam receber alem Do salário Uma Bonificação..? Agora se Não tava..Não Adianta Reclamar..