ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Suplentes de MS fazem mobilização por aumento de vagas

Redação | 19/06/2009 15:40

Os 113 suplentes de vereadores em Mato Grosso do Sul, que devem assumir vagas nas Câmaras caso a PEC 20/2008 seja promulgada pela Câmara dos Deputados, devem fazer uma mobilização no Congresso Nacional, possivelmente no dia 3 de julho, para definição da questão.

A informação é do suplente de vereador Tony Ueno (PT do B), de Campo Grande, que passou os últimos 3 meses "indo e voltando" a Brasília, para pressionar os Congressistas pela aprovação da PEC 47/2008, que modifica os percentuais de repasses às Câmaras Municipais.

A proposta, relatada pelo senador Valter Pereira (PMDB-MS), foi aprovada esta semana. A medida vai impactar a economia das prefeituras de todo o Brasil que, juntas, economizarão R$ 1,4 bilhão ao ano.

Em Mato Grosso do Sul, a economia com o repasse às Câmaras chegará a R$ 3 milhões mensais.

Na prática, segundo Tony Ueno, acordo foi feito com o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), para que a PEC 20/2008 fosse promulgada. Mas a proposta, que recompõe as vagas dos vereadores perdidas em função da Resolução do TSE 21702/2004, só seria validada se a PEC 47 fosse aprovada, reduzindo os repasses às Câmaras.

Como isso já aconteceu, Michel Temer espera resolver a questão em, no máximo duas semanas. Ele se reuniu na quarta-feira com líderes partidários e centenas de suplentes de vereador para encaminhar o assunto.

"Ele nos chamou para uma reunião e afirmou que, em no máximo duas semanas, a PEC 20 seria promulgada. Mas antes, a PEC 47, que foi aprovada pelo Senado, precisa passar pela Câmara. Se for aprovada em plenário, as duas PECs serão unidas e promulgadas", explicou Ueno, que é primeiro suplente de sua coligação.

Reunião

Nos siga no Google Notícias