ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Política

TRE rejeita pedidos de cassação contra os prefeitos de Miranda e Figueirão

Josemil Arruda | 05/05/2014 19:12
Marlene se livrou por gravação ambiental ser considerada ilegal (Foto: arquivo)
Marlene se livrou por gravação ambiental ser considerada ilegal (Foto: arquivo)

Dois prefeitos que estavam na berlinda, correndo risco de cassação, de Miranda, Marlene Bossay (PRB), e de Figueirão, Neilo Cunha (PMDB), vão continuar no cargo. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu no começo desta noite, por unanimidade, rejeitar o pedido de cassação formulado contra eles.

No caso de Marlene Bossay, o TRE reiterou sua jurisprudência no sentido de considerar ilícita prova produzida por gravação ambiental. “Além de considerar ilícita, o TRE entendeu que essa gravação contaminou as outras provas do processo”, informou o advogado Valeriano Fontoura, que pretende recorrer da decisão assim que houver a publicação do acórdão, provavelmente na semana que vem.

Marlene Bossay e seu vice, Celso Moraes de Souza (PDT), são acusados de compra de votos durante a eleição em 2012, com doação de enxoval e realização de cirurgias de laqueadura. A ação foi proposta pela ex-prefeita Juliana Pereira de Almeida (PT), que foi cassada no ano passado em função de uma denúncia de compra de votos na campanha eleitoral e foi sucedida por Marlene.

Figueirão – Quanto ao prefeito de Figueirão, Neilo Cunha, também por unanimidade, o TRE julgou improcedente a representação pela cassação de mandato, que tinha sido deferida em primeira instância. Os julgadores consideraram insuficiente a prova testemunhal existente no processo para ensejar a cassação do chefe do Executivo municipal.

Neilo Cunha, o vice-prefeito Rogério Rosalin (PR) e o vereador Adão Maciel Júnior (PMDB) foram denunciados pelo Ministério Público Estadual por compra de votos nas eleições suplementares de 7 de julho de 2013. Antes de Neilo, o prefeito reeleito Getúlio Barbosa também tinha sido cassado por compra de votos e abuso de poder econômico.

Nos siga no Google Notícias