ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

TSE dá 10 dias para Partido Ecológico comprovar apoio nacional

Paulo Fernandes | 06/10/2011 23:17

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deu dez dias para o PEN (Partido Ecológico Nacional) apresentar as assinaturas necessárias à comprovação do apoio nacional mínimo de eleitores à criação da legenda.

Na prática, o partido ganha uma nova chance de provar que obteve as assinaturas necessárias, mas fica impossibilitado de lançar candidato nas eleições municipais de 2012, porque o prazo para criação de novas legendas e de filiação partidária de candidatos termina nesta sexta-feira - um ano antes da eleição.

Acompanhando o voto da relatora, ministra Nancy Andrighi, o plenário decidiu que, para ser criado, o partido ainda precisa provar que obteve outras 118.484 assinaturas de eleitores, além das 373.159 assinaturas já aceitas como válidas.

Em seu voto, Nancy afirmou que o PEN cumpriu todos requisitos da Lei dos Partidos Políticos (Lei 9096/95) para a sua formação, com exceção do apoiamento mínimo nacional de 491.643 eleitores - o que corresponde a 0,5% dos votos válidos dados para a Câmara dos Deputados nas últimas eleições gerais.

Nos últimos dias, dois novos partidos cumpriram todas as exigências e tiveram os registros deferidos pelo TSE: o PSD (Partido Social Democrático) e o PPL (Partido Pátria Livre).

Nos siga no Google Notícias