ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Política

Vereador quer repelentes gratuitos para gestantes carentes

Leonardo Rocha | 07/02/2016 13:23
Chiquinho diz que medida irá ajudar na prevenção contra dengue e zika vírus (Foto: Divulgação/CMCG)
Chiquinho diz que medida irá ajudar na prevenção contra dengue e zika vírus (Foto: Divulgação/CMCG)

O vereador Chiquinho Telles (PSD) apresentou projeto que prevê fornecimento de repelentes gratuitos para gestantes que são atendidas pelo sistema municipal de saúde. A intenção é conceder a este público mais carente, que não tenha condições de comprar o produto, a oportunidade de se prevenir contra dengue e zika vírus.

No projeto do vereador ainda está previsto que o poder público faça cultivo de plantas consideradas repelentes, que podem ser doadas aos cidadãos. " A epidemia do mosquito Aedes Aegypti é alarmante, esse mosquito é o agente responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e agora zika vírus com um crescente número de casos pelo Brasil", justificou.

O autor ainda destaca a relação do zika vírus, com o nascimento de crinças com microcefalia no país, que se tornou um problema nacional de saúde pública. "A relação já foi comprovada, a doença é transmitida pelo mosquito, por isso precisamos prevenir", disse ele.

O vereador reconhece que a população também precisa fazer sua parte, com o devido cuidado com o lixo, assim como água parada, principalmente porque a maioria dos focos da dengue estão nas residências, no entanto espera que o poder público possa contribuir com esta prevenção.

Semelhante - O deputado Eduardo Rocha (PMDB) também apresentou projeto que prevê a a distribuição de repelentes para gestantes que não tenham condições financeiras, no âmbito estadual. Restando ao governo estadual regulamentar como seria feito este repasse e que pessoas poderiam ser beneficiadas.

Ambos os projetos seguem em tramitação nas comissões permanentes, para depois serem apreciados nas respectivas Casas de Lei, na Câmara Municipal e Assembleia Legislativa. Se forem aprovadas terão ainda que passar pelo crivo do poder executivo.

Nos siga no Google Notícias