ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Agricultor produz 78 sacas de soja por hectare e vence "torneio"

Mariana Lopes | 25/04/2014 15:49
Os três colocados do ranking com a cultivar (Foto: Embrapa)
Os três colocados do ranking com a cultivar (Foto: Embrapa)

Pelo terceiro ano consecutivo, a cultivar Embrapa BRS 284, semente desenvolvida pela Embrapa, venceu o Ranking de Produtividade de Laguna Carapã, em sua quinta edição, conquistando três colocações: 1º, 3º e 4º lugares. O evento teve participação de 28 produtores rurais. O resultado foi divulgado ontem (24).

O primeiro colocado do ranking foi o agricultor Nelson Peteck, com 78,92 sacas/hectare de produtividade. Ele plantou 200 hectares. Segundo o consultor técnico Antônio Rodrigues Neto, que representou o agricultor, a produção só não foi maior porque choveu no período da colheita.

Os outros dois premiados com alta produtividade são o Grupo Bohn, na 3ª colocação, com 77,26 sacas/hectare, e na 4ª colocação, Ladi Cassol, com produtividade de 73,51 sacas/hectare.

Segundo os organizadores do ranking, o evento procura estimular o produtor rural a buscar mais eficiência na produção da soja. “Queremos propor metas aos produtores e um desafio a si mesmos: produzir bem e com qualidade”, incentivou o secretário da agricultura e pecuária do município, Douglas Matzenbacher.

A cultivar BRS 284 é uma semente de soja não-transgênica, desenvolvida pela Embrapa e comercializada pelas empresas instituidoras da Fundação Meridional. O produtor que cultiva este tipo de semente é bonificado pelo mercado e também possui a vantagem de não ter taxa tecnológica. Na última safra, as convencionais tiveram cerca de 10% de bonificação em seu valor.

Além de Mato Grosso do Sul, a cultivar também é indicada para os estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais (Triângulo e Alto Paranaíba) e Goiás (sul e sudoeste).

Nos siga no Google Notícias