ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Apesar do clima, produção agrícola de MS deve crescer 22% em 2017

Elci Holsback | 08/12/2016 12:54
Milho foi um dos cultivos mais afetados pelos problemas climáticos em 2016 (Foto: Arquivo/CG News)
Milho foi um dos cultivos mais afetados pelos problemas climáticos em 2016 (Foto: Arquivo/CG News)

Mato Grosso do Sul deve cair uma posição no ranking de produtividade na agricultura no próximo ano, passando do 5° para o 6° lugar, com 3.902 milhões de toneladas previstas para o próximo ano, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Segundo o levantamento de safra, mesmo caindo um posto no ranking, a produtividade do Estado será 22% maior se comparada a 2016. Já a área cultivada reduzirá 8,4%, atingindo média de 27,4 mil hectares no estado.

De acordo com o gerente da área de levantamento de safras, Cleverton Santana, as condições climáticas foram os foram o principal agravante da quebra da safra de milho e soja e influenciará no próximo ano. "A falta de chuva influenciou diretamente. No próximo ano, o milho deve recuperar e a soja crescer no Estado, mas no geral, haverá boa produção, dependendo da variação do clima", avalia.

Os Estados com maior produtividade serão o Distrito Federal, com 5.436 milhões de toneladas; Santa Catarina, com produção prevista de 5.048; Sergipe, 4.402; Minas Gerais, com 4,043 e São Paulo, que deve produzir 3.929 milhões de toneladas de grãos.

Milho - Terceiro maior produtor de milho do país, Mato Grosso do Sul atingiu cerca de 71%

da área estimada de plantio do grão, fator  que estendeu o plantio até meados deste mês. Contudo, segundo o gerente da Cobab, o Estado deve recuperar a produtividade do grão, com expectativa de colheita superior a 5 mil sacas por hectare, enquanto na 1° safra de 2016 a média foi de 3,1 mil sacas por hectare.

Soja - A oleaginosa tembém deve aumentar a produção, com incremento de 3,8% da área plantada, devido a incorporação de pastagens às áreas de plantio e a não renovação de contratos com usinas de cana-de-açúcar. Cerca de 95% do total da soja para a próxima safra foi plantada até a segunda semana de novembro.

Arroz - O Centro-Oeste é a terceira maior região produtora de arroz do país e o produto sul-mato-grossense, segundo o estudo é de qualidade, mas a cultura está em momento de baixa liquidez, com a dificuldade das vendas causando redução de área nas últimas safras.
Diferente da safra passada, os produtores de algodão e arroz estão com facilidade de acesso ao crédito via banco, de acordo com o estudo. O crédito para custeio está com liberação mais ágil em relação às safras anteriores, com exceção de alguns produtores que não iniciaram o processo de solicitação de crédito antecipadamente, ou acessaram o pré-custeio no primeiro trimestre de 2016. 

Em âmbito nacional, a estimativa é de que haja crescimento na safra 2016/17, onde a produção pode alcançar 213,1 milhões de toneladas, crescimento de 14,2% ou 26,5 milhões de toneladas em relação à safra anterior, de 186,6 milhões. A área total plantada também será ampliada, podendo chegar a 59,2 milhões de hectares.

Nos siga no Google Notícias