ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Área rural terá 122 cursos gratuitos com mais de 1,8 mil vagas em fevereiro

Caroline Maldonado | 02/02/2015 07:56
Cursos gratuitos são oferecidos o ano todos nos municípios do Estado (Foto: Divulgação/Senar)
Cursos gratuitos são oferecidos o ano todos nos municípios do Estado (Foto: Divulgação/Senar)

Interessados em enriquecer o currículo na área rural terão oportunidades diversas em fevereiro, com a oferta de 122 cursos gratuitos do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul). A capacitações em pecuária, agricultura, silvicultura, aquicultura, agroindústria, artesanato, prestação de serviço e atividades agrossilvipastoris terão ao todo 1,8 mil vagas em todo o Estado.

Segundo o Senar, em Bela Vista e Ribas do Rio Pardo haverá curso de Plantio e Manejo Básico de Pomar, enquanto moradores de Figueirão poderão participar do curso de Cultivo de Mandioca. EM Rio Brilhante, Porto Murtinho e Bela Vista a oportunidade é para aprender Cultivo e Manejo Básico de Horta.

Na pecuária, a instituição oferecerá capacitações de Doma Racional, em Naviraí, Alcinópolis, Nova Andradina, Batayporã e Miranda; Aplicação de Medicamentos em Bovinos, em Naviraí; Manejo Nutricional de Bovinos; Como Produzir Leite com Qualidade, em Inocência e Manejo de Pastagens em Camapuã.

Com foco no aproveitamento da matéria-prima, o Senar/MS capacita para Fabricação Caseira de Derivados do Leite em Campo Grande, Cassilândia, Aparecida do Taboado e Eldorado. Tomate, mandioca, frutas e hortaliças também são tema de cursos em fevereiro. A partir desses produtos são produzidas receitas com o objetivo de evitar o desperdício, garantir melhor alimentação da família e até contribuir para geração de renda.

Cursos de sistemas de integração entre lavoura, pecuária e floresta também serão oferecidos. Noções de Colhedeiras de Cana-de-Açúcar, Operação de Trator com Transbordo Canavieira, serão temas de capacitações em oito municípios do Estado.

As capacitações que ensinam a aplicação de técnicas corretas de adubação, plantio, tratos culturais, colheita e comercialização, são realizadas em parceria com os Sindicatos Rurais e outras entidades de cada município. Para informações sobre matrículas nos cursos de fevereiro, os interessados devem acessar www.senarms.org.br, ou ligar para (67) 3320-9700. O Sindicato Rural dos municípios também informam os detalhes das capacitações.

Nos siga no Google Notícias