ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Banco Central muda sistema de operações do crédito rural

Stênio Ribeiro, Agência Brasil | 21/12/2012 19:54

O Banco Central (BC) instituiu hoje (21) o Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro (Sicor), em substituição ao Registro Comum de Operações Rurais (Recor). Além de conter os dados do Recor, o novo sistema terá o registro mensal do saldo devedor dos tomadores de crédito rural, o status da operação quanto ao grau de adimplência e as coordenadas geodésicas do empreendimento rural.

Criado há 30 anos, o Recor contém o registro de todas as operações feitas pelo Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), entretanto o cadastramento do financiamento agrícola tinha prazo de até 30 dias para ser feito, a partir da data de contratação. A partir de 1º de janeiro, quando o Sicor entrará em vigor, o cadastramento será no ato da contratação.

De acordo com nota do BC, o novo sistema ajudará a aperfeiçoar, de forma substancial, o trabalho de fiscalização das instituições que operam com crédito rural e com o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). A expectativa é que o governo ganhe mais um instrumento para auxiliar na gestão das políticas de crédito rural, do Proagro e do seguro rural.

Nos siga no Google Notícias