ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Campanha de vacinação contra aftosa em MS será lançada na terça-feira

Priscilla Peres | 28/10/2016 08:10

Será lançado na terça-feira (1º) a campanha de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul. A meta estadual é imunizar 10 milhões de bovinos do rebanho estadual e assim, manter o status de zona livre de febre aftosa com vacinação conquistado já oito anos.

Na região do Pantanal a vacinação é obrigatória nos animais cujos proprietários fizeram opção por vacinar em novembro. Nas regiões de Fronteira e Planalto é obrigatória a vacinação nos bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade, no mês de novembro a partir deste ano. A mudança está na autorização do ministério em equiparar as estratégias de vacinação nas regiões.

O governo do Estado afirma que o controle da febre aftosa é fundamental para a economia do país, do ponto de vista econômico, pois é um importante componente de acesso aos mercados. Os países compradores de carne estabelecem barreiras à entrada de animais suscetíveis à doença e aos produtos provenientes de regiões com ocorrência de aftosa.

Atualmente, os períodos oficiais de vacinação contra febre aftosa – para efeito de planejamento, execução e controle sanitário animal – dividem o Estado em três regiões sanitárias distintas que são a região 1, do planalto, a região 2, do Pantanal e a região 3, da fronteira.

Em todos os casos, o registro da vacinação deve ser realizado diretamente pelo produtor, via web, no site http://www2.iagro.ms.gov.br/ ou em casos específicos, e a critério da IAGRO, em seus escritórios locais.

Nos siga no Google Notícias