ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Com preço do bezerro, saída é próprio rebanho

Redação | 02/01/2009 22:09

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) comprovam a tendência de redução do plantel de matrizes, fator que ocasionou ciclo de baixa produção da pecuária brasileira nos últimos anos. Segundo estatísticas, 3,8 milhões de vacas foram abatidas em 1998, número que foi aumentando ano a ano e em 2006 chegou a 11,2 milhões.

O grande número de abates nos últimos anos causou queda na oferta de bezerros, conforme matéria publicada no portal O Estadão. Por conta disso, o preço do bezerro subiu mais de 100% em todas as praças do país.

Em julho de 2006, segundo informação do site, a cotação do bezerro com cerca de 5,5 arrobas em Mato Grosso do Sul girava em torno de R$ 342. Já em julho de 2008, o valor chegou a R$ 725, conforme levantamento da consultorias agropecuárias especializadas.

Devido a baixa produção e alta de preços, o pecuarista que faz apenas cria ou todo o ciclo reprodutivo está conseguindo reduzir os custos de produção e garantir melhor rentabilidade. Mesmo assim, a maioria dos pecuaristas prefere apenas recriar e engordar os bezerros, pois a atividade de cria exige um manejo específico e demanda maior mão-de-obra.

O veterinário Reinaldo Ledesma, administrador da Fazenda Santa Bárbara, em Ivinhema (MS), destaca que a criação realmente dá mais trabalho e que é preciso ter estrutura e muito cuidado. Segundo entrevista publicada no portal O Estadão, o custo de cria é maior que o de engorda. Mas atualmente, segundo ele, compensa, porque o custo de cria está mais baixo que o preço do bezerro no mercado.

Ele ainda conta que na fazenda é tradição ser feito todo o ciclo pecuário, pois isso reduz o custo numa fase como a atual e um bezerro de qualidade é garantido. Mas, de acordo com o veterinário, todos os animais nascidos na fazenda abastecem o rebanho comercial da própria fazenda.

No local não são vendidos bezerros, mas sim comprados de fora. Na atual fase de preços altos a compra tem sido escassa, porém, o produtor que quiser fazer engorda precisa comprar. (Com Informações do site O Estadão).

Nos siga no Google Notícias