ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Com produção anual de 19 mil toneladas, começa semana do peixe em MS

Nicholas Vasconcelos | 03/09/2012 21:16

Até o dia 16 de Setembro, restaurantes e supermercados oferecem pratos especiais e desconto no pescado.

Semana do Peixe quer incentivar produção e consumo do produto, que hoje é de 19 mil toneladas em MS. (Foto: Pedro Peralta)
Semana do Peixe quer incentivar produção e consumo do produto, que hoje é de 19 mil toneladas em MS. (Foto: Pedro Peralta)

Lançada nesta segunda-feira (3) em Mato Grosso do Sul a 9° Semana do Peixe, que pretende incentivar o consumo local de todos os tipos de pescado e que no Estado tem produção de 19 mil toneladas anuais. Segundo dados da SFPA (Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura), das 19 mil toneladas produzidas, 5 mil são produzidas por meio da pesca artesanal e 14 mil por meio dos criadouros.

De acordo com superintendente de federal de pesca e aquicultura, Luiz David Figueiró, a semana tem o objetivo de conectar o setor de pesca. “Precisamos incentivar todo esse setor, desde o fabricante de ração até o consumidor. MS, por exemplo, só tem uma fábrica de ração”, explicou.

Para incentivar a produção industrial, está em fase licenciamento o Parque Aquícola de Ilha Solteira, na divisa com São Paulo, onde 515 hectares do lago da usina foram separados para criação de peixes. “São águas públicas que vamos licitar para que os produtores possam explorar por meio de tanques”, detalhou. A estimativa é de que a área possa oferecer produção de 36 mil toneladas.

“Precisamos incentivar o consumo de peixe no fim de semana, como aquele prato diferente que a pessoa quer experimentar”, contou o presidente da Abrasel/MS (Associação de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul), Rúbio Sérgio de Morares. A associação é parceira na Semana e convida os restaurantes e bares na Capital e no interior para participar com pratos e descontos. Para novembro, uma nova ação já é pensada para incentivar o consumo de pescados de rio e mar.

O empresário e presidente da Câmara Setorial da Piscicultura, Clarindo Gimenes, investe nos pratos diferentes e na qualidade para atrair o público. Dono de um restaurante que nasceu como franquia em Três Lagoas, ele conta que tem visto o setor crescer nos três anos em que atua.

“Investimos na qualidade do filé, nos pratos e no preparo dos pratos, mas temos dificuldade em conseguir o peixe”, conta o empresário que compra pescado de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso por conta da falta de padronização em MS.

Um dos grandes entraves apontados para o crescimento da atividade no Estado é demora na concessão das licenças ambientais por parte dos órgãos como Ministério do Meio Ambiente, além da falta de pessoal técnico para atuar junto aos piscicultores. “O processo de licenciamento em áreas próximas de rios e mata ciliar é mais complicado e isso dificulta o crescimento”, avalia a secretaria de produção, Tereza Cristina Corrêa da Costa. Segundo ela, o Estado tem de focar mais na produção no rio Paraná, onde as grandes áreas de represas estão disponíveis para o crescimento.

A Semana do Peixe vai até o dia 16 deste mês e oferece descontos e pratos especiais em restaurantes e supermercados de Campo Grande e do interior.

Nos siga no Google Notícias