ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Consultor de mercado diz que soja atingirá cotação recorde neste ano

Alan Diógenes | 28/05/2014 22:43
A declaração do consultor de mercado, Liones Severo, foi feita durante Expoagro, em Dourados. (Foto: Divulgação)
A declaração do consultor de mercado, Liones Severo, foi feita durante Expoagro, em Dourados. (Foto: Divulgação)

O consultor de mercado Liones Severo afirmou que o baixo estoque de soja dos principais países exportadores é característica de um mercado que caminha para alta nos preços, eu que todos os anos em que se desenhou este cenário foram registrados recordes nas cotações, tendência que se aplica a 2014. A declaração foi feita durante o Circuito Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja de MS) realizado ontem (27) na Expoagro, em Dourados, a 230 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com Severo, apesar de dependente do mercado americano, a valorização da soja brasileira acontecerá devido ao consumo que extrapola a produção. “Mesmo que os Estados Unidos aumente a produção de soja em 10 milhões de toneladas, este volume se diluirá facilmente no mercado internacional. O Brasil é atualmente o maior exportador de soja do mundo e se manterá no posto, já que não existem países com as mesmas características de expansão,” destacou.

Segundo ele, os anos de 2004, 2008 e 2012 são exemplos de períodos em que o consumo superou a produção, ocorrendo baixa nos estoques e recordes nos preços da oleaginosa. “Já exportamos neste ano 45 milhões de toneladas do complexo soja. Os estoques estão baixos e é provável que o Brasil exceda no mercado internacional e falte soja no mercado interno”, enfatizou.

Para a gerente econômica da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Adriana Mascarenhas, a política cambial pode favorecer as exportações do Estado. “Não existe em curto prazo cenário que valorize a moeda brasileira, isto deixa o país mais competitivo e mantém as exportações positivas,”, destaca Adriana ao alertar que no primeiro quadrimestre do ano as exportações da soja em grãos de MS cresceram 48% em relação ao mesmo período do ano passado, fazendo com que a renda se supere em 40%.

Política - No circuito de palestras promovido pela Aprosoja/MS, além do mercado internacional, autoridades trataram os aspectos políticos do ano eleitoral. “Neste ano de eleição é preciso dar atenção aos envolvidos com a classe primária, para que não percamos representação e consigamos avançar nas ações políticas que prezam pelo avanço econômico do país,” alertou o presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito.

O diretor tesoureiro da Famasul e presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, chamou a atenção para a necessidade de avanços que represente o desenvolvimento rural. “O Governo não consegue acompanhar o desenvolvimento do agronegócio. O produtor rural está à frente, enquanto que as tentativas públicas não atendem metade das necessidades do homem do campo”, finalizou Dalpasquale.

Nos siga no Google Notícias