ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Guia de Trânsito Animal Eletrônica será obrigatória a partir de 2015

Caroline Maldonado | 08/10/2014 12:51
Guia de Trânsito Animal Eletrônica vai facilitar acesso a informações (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Guia de Trânsito Animal Eletrônica vai facilitar acesso a informações (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A e-GTA (Guia de Trânsito Animal Eletrônica) que sempre foi facultativa será obrigatória para o transporte interestadual de animais vivos, ovos férteis e outros materiais de multiplicação animal, a partir de janeiro de 2015.

Alteração feita na normativa que regulamenta a guia determina que o documento passa a ser obrigatório também para o transporte inter e intraestadual de animais vivos destinados ao abate em estabelecimentos sob o SIF (Serviço de Inspeção Federal). A mudanla foi feita na Instrução Normativa nº 19.

De acordo com o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o prazo para adequação será de 180 dias após a publicação do novo texto no DOU (Diário Oficial da União), feita na sexta-feira (3).

Com a guia, o DSA (Departamento de Saúde Animal) poderá ter acesso imediato a informações da Base de Dados da Plataforma de Gestão Agropecuária do Mapa, que até agora eram disponibilizadas por meio de planilhas, tornando o processo de coleta e análise de dados mais lento. O e-GTA contém dados da origem do animal, tais como o código do estabelecimento e da exploração pecuária, nome do produtor rural, nome do município e o destino para o qual o animal está sendo levado.

Segundo o Mapa, a atualização das informações cadastrais dos estabelecimentos de origem e de destino será de responsabilidade dos OESAs (Órgãos Executores de Sanidade Agropecuária), devendo estar inseridas na Base de Dados Única (BDU), da PGA (Plataforma de Gestão Agropecuária).

Nos siga no Google Notícias