ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Incra capacita técnicos da Agraer para cadastrar pequenas propriedades

Nícholas Vasconcelos | 17/10/2012 15:11

Técnicos da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) começaram a ser treinados pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária)

para cadastrar os lotes destinados para assentados rurais de Mato Grosso do Sul. A capacitação faz parte do convênio assinado entre o Governo do Estado e o  Incra no inicio do mês para ampliar a aquisição de áreas de até quatro módulos fiscais para assentamento dos trabalhadores rurais sem terra

Os assentados receberão CCIR (Certidão de Cadastro de Imóvel Rural), documento necessário para transação comercial e acesso ao financiamento agropecuário, que legaliza a propriedade rural. O CCIR é necessário para desmembrar as grandes propriedades rurais compradas pelo Governo do Estado.Com o termo os produtores receberão os benefícios do Programa Nacional de Crédito Fundiário.

De acordo com o Incra, os módulos fiscais são fixados com medidas variáveis e de acordo com as características de cada município e são referência para fixação de impostos e taxas.

Em Campo Grande, um módulo fiscal equivale a 15 hectares, já em Dourados, 30 hectares. No Pantanal, a unidade pode chegar até 100 hectares, já que as áreas são alagáveis.

O Programa Nacional de Crédito Fundiário é o sistema de assentamento adotado pelo Governo do Estado e oferece condições para que os trabalhadores rurais possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento.

O recurso ainda pode ser usado na estruturação da infra-estrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural. Entre as aplicações dos recursos esta a construção da casa, preparação do solo, compra de implementos, acompanhamento técnico através de financiamento individual ou coletivo.

Para acessar o programa, os agricultores têm de ser diarista ou assalariado, arrendatário, parceiros, meeiros, agregados, posseiros e proprietários de terra cuja dimensão é inferior ao módulo rural. O potencial beneficiário deve ter, no mínimo, cinco anos de experiência rural nos últimos 15 anos. Também são previstos incentivos às mulheres, jovens e negros rurais contemplando ainda projetos especiais para o convívio com o meio-ambiente.

 

Nos siga no Google Notícias