ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Economia

Justiça extingue ação da Famasul que tentava impedir demarcações em MS

Paulo Fernandes | 02/02/2011 11:05

A Justiça Federal extinguiu ação da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) que tentava barrar desapropriações de fazendas com título ou posse anterior à promulgação da Constituição em outubro de 88.

Sem julgar o mérito, o juiz federal Joaquim Alves Pinto considerou que a entidade não tem legitimidade para representar judicialmente os proprietários rurais e que a mesma solicitação já havia sido apresentada à Justiça pelos municípios abrangidos pelos estudos antropológicos para a demarcação de terras indígenas, mas foi negada.

A decisão de extinguir a ação é comemorada pelo Ministério Público Federal, que há 4 anos tenta fazer cumprir um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a Funai, para a demarcação de territórios indígenas em 26 municípios da região sul.

Desde então, batalha judicial é travada para impedir que técnicos vistoriem as áreas reivindicadas pelos índios guarani para definir se serão desapropriadas e demarcadas.

Em questão semelhante, mas referente a reserva Raposa Serra do Sol (RO), o STF (Supremo Tribunal Federal) fixou como marco temporal para as demarcações o ano de 88. Isso significa que a partir daquele ano, os títulos de posse não podem ser contestados. A Famasul alega que isso vale para todas as propriedades, e por isso anula qualquer possibilidade de estudo antropológico.

"Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena do Brasil, cerca de 70 mil pessoas que sofrem com o alto índice de violência, prisões, suicídios, desnutrição, exploração sexual e falta de alternativas econômicas de subsistência, problemas que têm ligação direta com a questão da demarcação de terra", ressalta o MPF em nota.

Nos siga no Google Notícias