ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Mapa deve liberar plantio de cana no planalto pantaneiro

Redação | 20/08/2008 13:12

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) deve liberar o plantio de cana-de-açúcar na região do planalto de Mato Grosso do Sul nos próximos dias. O anúncio foi feito pelo ministro Reinhold Stephanes ao deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT).

De acordo com o anúncio do ministro, nos próximos dias será publicado decreto conjunto entre o Mapa e o Ministério do Meio Ambiente indicando as áreas para uso consolidado de canavieiros. O decreto vai revogar as proibições impostas pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).

Segundo Dagoberto, as áreas que hoje são usadas para o plantio de soja e algodão poderão ser transformadas em canaviais. O parlamentar lembra que esta é uma reivindicação importante para o setor agrícola do Estado.

Na avaliação de Dagoberto, a cana-de-açúcar tem maior capacidade de preservar o meio ambiente. "Eu sou contra o plantio da cana na planície por ser prejudicial ao ecossistema pantaneiro, mas o plantio na região de planalto será benéfico, uma vez que reduz a agressão ao solo, que causam erosão e assoreamento dos rios

Nos siga no Google Notícias