ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Economia

MS colhe 8,3 milhões de toneladas de milho e é o 3° maior produtor do país

Priscilla Peres | 08/09/2014 13:14
Colheita do milho safrinha terminou recentemente. (Foto: Campo Grande News/Arquivo)
Colheita do milho safrinha terminou recentemente. (Foto: Campo Grande News/Arquivo)

Mato Grosso do Sul colheu 8,3 milhões de toneladas de milho safrinha 2013/14, o resultado é 12% a mais do que a projeção inicial, segundo informações divulgadas hoje pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul). O Estado ocupa a terceira posição no ranking de produção do país.

Conforme levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Mato Grosso continua em primeira posição em produtividade, com a safra de milho que soma 16,7 milhões de toneladas e o Paraná em segundo, com 10,2 milhões de toneladas.

A área destinada a cultura de inverno cresceu, passando da expectativa inicial de 1,5 milhão de hectares, para 1,6 milhão de hectares. Os municípios de Maracaju e Sidrolândia são os que mais destinaram área à safrinha 2013/14, já Dourados e Ponta Porã ficam em terceiro e quarto colocados, respectivamente.

Ainda de acordo com o levantamento de dados realizado em 29 municípios pelo Siga (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio), Maracaju também teve a maior produtividade do Estado, com 1,2 milhão de toneladas, seguido por Sidrolândia com 809 mil toneladas, Ponta Porã 693 mil toneladas e Dourados, em quarto no ranking, com 691 mil toneladas.

Para a Aprosoja/MS a produção teve reflexos das altas produtividades, que ficou com média ponderada de 85,68 sacas por hectare, elevada por municípios como Alcinópolis, Coxim, Nova Alvorada do Sul e Pedro Gomes que tiveram produtividades acima de 92 sacas por hectare.

Segundo o presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito, o sucesso na produção se deve à capacidade do agricultor e ao clima favorável. “Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul têm habilidade para tornar situações que não os privilegiam, em produtividade. Estrategicamente não empregaram tecnologia de ponta devido à projeção de preços do milho na época da aquisição dos insumos. Apesar disso, o clima foi peça fundamental que manteve a sequência de recordes na produção agrícola do Estado”, afirmou Saito.

Nos siga no Google Notícias