ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Economia

MS pode ser incluído em leilões de comercialização de trigo da Conab

Fernando da Mata | 01/02/2012 16:11

Medida visa melhorar condições de preços para produtores; atualmente, uma empresa no estado negocia a compra do produto no estado

Com produção de 42 mil toneladas de trigo por safra, Mato Grosso do Sul pode ser incluído nos leilões de comercialização do produto da Conab (Companhia Nacional do Abastecimento).

Segundo a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), que vai oficializar o pedido, a medida visa melhorar as condições de preços para os produtores. Atualmente, apenas uma empresa instalada no estado negocia a compra do produto.

Dados do IBGE mostram que o estado tem uma área plantada de 33 mil hectares que produzem as 42 mil toneladas de trigo.

A solicitação da inclusão do trigo nos leilões da Conab partiu do Sindicato Rural de Laguna Caarapã. O município conta com uma área de 5,3 mil hectares, ficando atrás somente de Ponta Porã no estado, que destina 6 mil hectares para produção do grão.

O plantio de trigo tem início no inverno, entre os meses de março e abril, e a colheita é feita entre julho e agosto. No país, a ultima safra rendeu 5,788 milhões de toneladas, colhidas em uma área de 2,165 milhões de hectares.

Na última sexta-feira (27), o leilão de trigo da Conab comercializou 96% da oferta total de 380 mil toneladas. Com esse mecanismo, o governo reduz o custo do frete ao comprador e assegura ao vendedor um preço mínimo pelo produto.

Nos siga no Google Notícias