ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Produtores pressionam governo contra importação de gado

Redação | 02/06/2009 13:20

Depois de mais de uma hora em reunião com o governador André Puccinelli (PMDB), o presidente da Acrissul (Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul), Chico Maia, disse que saiu satisfeito do encontro. A intenção era demover o Puccinelli da criação de um corredor sanitário para importar gado do Paraguai.

"O governador ouviu nossas reivindicações e acreditamos que as decisões daqui para frente serão no sentido de beneficiar a classe", resumiu Maia ao deixar o gabinete de Puccinelli.

Mesmo saindo da reunião sem uma definição clara do que o governo vai fazer quanto às reivindicações dos pecuaristas, o presidente da Acrissul disse que foi uma "vitória do entendimento". Segundo ele, o compromisso que Puccinelli fez foi o de "analisar" as alternativas.

Conforme Maia, a importação de gado do Paraguai gera preocupação principalmente quanto às questões sanitária, comercial e de mercado.

Aftosa - Com relação ao gado paraguaio a maior preocupação da classe produtora é quanto ao risco de contaminação do rebanho brasileiro com a febre aftosa. A última vez que Mato Grosso do Sul registrou um caso, foi em 2006, em Eldorado, quando mais de 35 mil cabeças de gado tiveram de ser sacrificadas e trouxe milhões de Reais em prejuízo para o setor. Durante as investigações, descobriu-se que a origem da doença estava no trânsito de amimais do Paraguai em território brasileiro.

Além da questão sanitária, também há o temor que o gado paraguaio, que é mais barato, derrube o preço da arroba.

Devido a um pedido do governo do Estado, o Ministério da Agricultura autorizou a abertura de um corredor sanitário na ZAV (Zona de Alta Vigilância) para a importação de até 10 mil cabeças de gado por ano. Conforme Puccinelli, a medida tem como objetivo garantir o funcionamento o frigorífico Marfrig, em Porto Murtinho, que tem capacidade para abater até 800 cabeças por dia.

Nos siga no Google Notícias