ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Quebra na soja pode prejudicar pagamento aos bancos

Redação | 09/04/2009 08:16

Prevendo dificuldades de produtores que tiveram perdas na soja para pagarem financiamentos contraídos junto ao Banco do Brasil, a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) promoveu nesta quarta-feira uma reunião com representantes do Banco do Brasil. O setor garante que não quer perdão de dívidas, mas negociação, uma vez que em algumas regiões a queda de produtividade chega aos 30%.

Aliado à redução da produção, causada principalmente pela estiagem, os altos custos trazem novas dificuldades para os produtores. "O aumento ocorreu em todo o Estado. Em Maracaju o índice assusta: 72% (de aumento) entre 2006 e 2009. Ponta Porã e São Gabriel do Oeste acumulam altas superiores a 50% nesse período. Na conta do produtor, o fertilizante é o que mais pesa. O insumo representa em torno de 60% dos custos de produção", informa nota da Famasul.

O assessor de agricultura da Famasul, Lucas Galvan, ressalta que "o agricultor fica à mercê da sorte, pois paga caro para produzir e não tem garantias quanto à produtividade", afirma. Quanto ao seguro, afirma: "é caro e o nível de cobertura é baixo".

Nos siga no Google Notícias