A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

03/01/2014 07:02

Vale a pena apertar o botão excluir e se "desligar" do Facebook?

Elverson Cardozo e Anny Malagolini
Para a muita gente a dependência atrapalha a rotina. O jeito é trancar o Facebook, nem que seja por um tempo. (Foto: Reprodução/Internet)Para a muita gente a dependência atrapalha a rotina. O jeito é "trancar" o Facebook, nem que seja por um tempo. (Foto: Reprodução/Internet)

Imagine uma vida sem postar, curtir, compartilhar e comentar. Se você vive conectado, acompanhando tudo o que rola nas redes sociais, essa possibilidade, com certeza, parece um absurdo. Mas, acredite, tem quem consegue viver longe de tudo isso. Alguns, por escolha, nunca sentiram a “agonia” desta dependência. Outros, por “milagre”, deram um jeito de se livrar da “maldição”.

Veja Mais
Atualização permite curtir e até desativar comentários no Instagram
Após 36 horas, maratona tecnológica escolhe os projetos vencedores

As amigas acharam estranho, protestaram, cobraram explicações, mas Luciana Rodrigues Lopes, de 15 anos, se manteve firme na decisão de não voltar a usar o Facebook. Ela saiu da rede no ano passado e não pretende reativar o perfil. O “detox” só provou, para ela, que o mundo das relações virtuais, apesar de convidativo, não é de todo positivo.

“Não acrescentava em nada na minha vida. Só ficava perdendo tempo. Toda hora olhando. Deixa de fazer as coisas”, justificou.

A adolescente sofreu a conhecida “abstinência virtual”, que faz muita gente voltar atrás, mas segurou a “onda” e hoje, longe da “síndrome de dar uma olhadinha no Face”, sente-me melhor. Pelo menos é isso o que diz. “Pensei em reativar. Ficava pensando: ‘O que será que está acontecendo”. Mas, depois, isso passou. Aí eu falei: “Quem quiser me ver, que venha até mim”, disse.

Luciana conseguiu sair do Face, mas agora viciou no WhatsApp. (Foto: Arquivo Pessoal)Luciana conseguiu sair do Face, mas agora viciou no WhatsApp. (Foto: Arquivo Pessoal)

O discurso de “gente grande” chama atenção, mas o pai da jovem, o segurança Wagner Rodrigues Lopes, de 38 anos, logo entrega o “jogo” da filha. “Eu achei bom que ela saiu, mas agora tem o tal do WhatsApp. Já veio outra coisa”, lamenta.

Apesar da troca, Wagner prefere assim, porque o Facebook, nas palavras dele, “é muito estranho”. “Para pré-adolescente é ruim. Ela pode conversar com qualquer um que pede para ela aceitar o convite de amigo”, justifica.

Na avaliação do segurança, a exposição, no celular, é menor. O prejuízo também. Na internet, disse, Luciana perdia tempo, deixar de estudar e dormia tarde porque ficava conversando com as amigas. No WhatsApp, garante o pai, o vício parece ser menor. Não é o que pensa a filha.

Vale a pena sair da rede? - Daiani Alencar, de 21 anos, até cogitou abandonar tudo, mas, antes, pensou no custo-benefício. “Eu não iria aguentar. Iria fazer outro e até adicionar todo mundo daria muito trabalho”, explicou.

Manuela Garcia, de 20 anos, era outra que estava decidida, por causa das fofocas, a apertar o botão “excluir”, mas a jovem pesou a decisão e mudou de ideia. Apesar das chateações, quer continuar enturmada. “Não quis me excluir das pessoas”, justificou.




Como muitos acima ja disseram, no regulamento específica que o cadastro seja feito por maiores de 18 anos. Em relação a ser um vício, vai depender da monotonia da vida de cada indivíduo. Realmente meninas de 15 anos devem se preocupar bem mais em se dedicar aos estudos, no que se refere a preparação pro Enem a ficarem postando seus pobres " partiu " ou fotinhos de biquinho frente ao espelho. o Facebook tem uma característica muito dinâmica, não fosse por ele, não estaria postando este comentário neste momento aqui e duvide o dó que muitos que confessaram que não usam mais, não fizeram o mesmo. Graças a página posso rever e ter contato com meus inúmeros e verdadeiros amigos, bem menos de 5000 obviamente. Pessoas que moram em vários estados do país e das quais não saberia não fosse por ele.
 
Brisa Febraio em 04/01/2014 03:47:09
Facebook é bom!!! e whatsapp também!!!, o que ocorre é que nós perdemos ou não sabemos a medida do equilíbrio. Ora, temos que viver a nossa realidade do dia a dia; deixarmos nos pautar por um canal social é vício, se não tem controle, discernimento do que é realmente importante e necessário ao nosso crescimento, bloqueie sim. È mais fácil a todos nós vivermos as emoções, no face, principalmente, geralmente só as boas aparecem; a razão é o nosso trabalho, o estudo, as DRs, a escola do filho, o carro, a casa,....,etc.
 
Roger Carlos da Silva em 04/01/2014 01:07:41
Desativei meu facebook e também estou viva graças a Deus, minha vida profissional e estudos estavam sendo prejudicados por conta deste vício, percebi que estava expondo muito minha vida particular e como tudo na vida tem um limite resolvi parar, recomendo aos demais leitores. Quer ficar informado acesse a site de notícias faça pesquisa evite fofoca monitorando a vida alheia.
 
Andreia Silva em 03/01/2014 21:37:29
Bom, minha opinião é que ter ou não uma conta do Facebook não atrapalha ou melhora sua vida, mas sim a maneira que Você usa. Algumas pessoas se expõem muito. Até quando vão ao banheiro postão... ''#Partiu#Cagar... Rsrs.. Brincadeira! Isso eu nunca vi, mas é quase isso.
Eu já desativei minha conta várias vezes e depois reabri, devido a comentários desagradáveis. Algumas pessoas veem com bons olhos certas postagens e outras não. Porém fofocas existem fora do Face também. Como aquela vizinha que fica cuidando da sua vida e tal :). Então se formos nos incomodar com isso temos que deixar de fazer muitas coisas que talvez a nosso ver não tem nada de errado. E o importante é ser feliz. Se Você se sente bem usando o Facebook, use. Se sente que esta atrapalhando sua vida de alguma maneira, exclua.
 
Giovanna Jandrey em 03/01/2014 20:49:20
Parabéns a moça, pois assim como ela, eu também excluí o meu, pois eu costumava usar no trabalho e estava prejudicando o bom andamento, isto é um vício.
 
Luis Teixeira em 03/01/2014 14:50:44
Não precisa excluir, faça como eu desative e depois volte a hora que quiser com a mesma conta e sem precisar buscar todos amigos novamente. Fique um tempo sem usar e depois reative.
 
Janio Salém em 03/01/2014 13:41:57
As pessoas estao precisando se ocupar mais com outras coisas em vez de tentar se aparecer a fala sério desativar facebook primeiro concordo o facebook é para maiores de 18 anos e se essas meninas novas quiserem aprender coisas ruim é só assistir as novelas pode ter certeza que lá tem mais porcaria do que aqui na rede social fala sério!!!!
 
Carla silveira em 03/01/2014 13:09:13
Deletei meu Facebook tb e estou vivinho da silva.... Realmente, qd saímos, a abstinência é forte, pq sentimos q estamos viciados. Enquanto estamos lá, curtindo, não sabemos que somos viciados. Alguns acham que não, mas a maioria é... Responda pra si mesmo qtas vezes por dia vc pensa em voltar ao Face pra ver qtas curtidas seu post novo tem... se vc pensa nisso pelo menos trêz vezes por dia, parabéns, vc é um viciado... Gente, cada um faz o que quer, deleta quem quiser, mas se o fizer, saiba que tem um mundo bem real fora do Face... é bem legal aqui fora tb...
 
Walter H. C. Silva em 03/01/2014 12:22:57
O que é facebook? comecei a usar a internet agora...
 
Ronaldo Araki em 03/01/2014 11:27:49
Eu não tenho FB há um ano e estou vivo. E o melhor: sobra tanto tempo para fazer outras coisas!
 
Diego Silva em 03/01/2014 11:03:55
Na realidade o facebook são para pessoas acima de 18 anos de idade, reparo que existem muito convite enviados pra ser amigos, pessoa que muitas vezes te viram apenas uma vez na vida, outra pq querem seu facebook com mais de 5000 amigos. O facebook tem muitas fotos de meninas praticamente se mostrando com fotos obscenas.
 
Leandro Parreira em 03/01/2014 11:00:31
Pamella Couto para excluir o facebook voce exclui normalmente mas vc tem que esperar de 3 dias a umas semana sem fazer long
 
carlos henrique em 03/01/2014 10:13:45
O que vale a pena é adicionar no Facebook pessoas que vc realmente conhece,.
 
Joaquim Hiraishi em 03/01/2014 09:50:09
APRENDER COISA QUE NÃO PRESTA ,ME POUPA, A MINHA SANTA IGNORANCIA,O FACE É PRA GENTE GRANDE .....EU ACHO MUITO LEGAL FICAR SABENDO EM TEMPO REAL TUDO QUE ESTA ACONTECENDO NO MUNDO.....EU ME DIVIRTO MUITO .DOU GARGALHADAS COM AS PIADAS E ME COMOVO COM MENSSAGEM POSTADAS ATÉ MESMO POR DESCONHECIDOS .......AGORA APRENDER COISAS ERRADAS SO MESMO SE QUISER.....TODOS TEM O LIVRE ARBITRIO
 
solange obara em 03/01/2014 08:40:16
Vale sim!
Só que essa opção de excluir é furada, porque você aperta em excluir, e o facebook não exclui...Se você fazer o login novamente, ele volta a funcionar. Eu ja tentei!
 
Pamella Couto em 03/01/2014 08:16:51
vale sim eu inclusive gostaria de me desligar desta rede está fazendo mal à minha vida, sempre aprendo coisas ruins e assim faço mal a outras pessoas
 
joao henrique karru em 03/01/2014 07:30:16
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions