A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

30/11/2011 13:48

A partir de agora, multa de R$ 191 será incentivo para respeitar pedestres

Aline dos Santos

Motorista que invadir faixa também ganha 7 pontos na CNH

No último dia sem multa, Ciptran fez campanha educativa na Afonso Pena. (Foto: Pedro Peralta)No último dia sem multa, Ciptran fez campanha educativa na Afonso Pena. (Foto: Pedro Peralta)

Sete pontos na carteira e multa de R$ 191,54. Com esses “incentivos” a Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) vai lembrar aos condutores do dever de respeitar a faixa de pedestre.

Nesta quarta-feira, último dia da campanha educativa “Pedestre, Eu Cuido”, a reportagem do Campo Grande News acompanhou o trabalho da policia de trânsito na avenida Afonso Pena, em frente à Morada dos Baís. Sem semáforo, a faixa do pedestre está bem visível, mas é ignorada no dia a dia.

“Quando não tem policial é difícil atravessar”, conta a atendente Daise Sena, de 27 anos, que passa quatro vezes ao dia pelo local. “Às vezes um carro para, mas o do lado não”, relata a jovem sobre a dura vida do pedestre em Campo Grande.

Já acostumados a “enfrentar” os veículos, as pessoas caminham de forma acelerada, com direito a corridinha, mesmo com um policial paralisando o trânsito para garantir a passagem em segurança. “Só passo na faixa e só ando na calçada”, afirma a vendedora autônoma Gertrudes Batista da Costa, de 59 anos.

A campanha educativa, em que os motoristas não são multados, teve início em 10 de novembro. “Foram 20 dias para alertar sobre a preferência do pedestre”, salienta o capitão Gester Ostemberg. Ele enfatiza que o trânsito também tem regras para os que estão a pé.

“Tem que respeitar o semáforo e, nos locais sinalizados, atravessar somente na faixa”, afirma. A orientação é que a pessoa sinalize com a mão a intenção de fazer a travessia da rua.

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) resguarda a segurança do pedestre. “Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica”.

A legislação frisa que o motorista tem que esperar a pessoa concluir a travessia da rua mesmo quando o sinal verde abre. Onde não há sinalização, a preferência é do pedestre. Diante do comportamento agressivo dos condutores, o que põe em xeque a aplicação da lei, o capitão enfatiza que é preciso dar o primeiro passo.

Educação – A campanha sobre trânsito também será levada às escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino). “A secretaria de Educação será parceira. O respeito à faixa de pedestre é uma mudança de paradigma”, afirma a secretária Maria Cecília Amendola da Motta.

De acordo com o técnico da secretaria, professor José Luís D’Ávila, 98 escolas vão receber o projeto com orientações para crianças.

Os locais da Campanha "Pedestre, eu cuido!" são: Dom Aquino, em frente ao Belmar Fidalgo e rua Barão do Rio Branco (do outro lado do Belmar); rua 15 de Novembro, em frente ao Mercadão; rua 7 de setembro com Travessa José Bacha, em frente ao Mercadão; rua Anhanduí; rua Brasil, em frente a Pestalozzi.

Além da avenida Gury Marques, em frente a Anhanguera; rua Cândido Mariano, em frente ao Maria Constança e em três pontos da avenida Eduardo Elias Zahran.




Qual motociclista irá parar na faixa quando dele se aproxima o caminhão por traz, com o semafaro aberto a inteção do motorista do caminhao e cruzar o mesmo, adeus motoqueiro, mais sou a favor do pedestre, pararei com certeza desde que atraz de mim não venha ninguem!!!!!
 
José Arantes em 01/12/2011 12:58:37
Eu dirijo a algum tempo em Brasília e lá quando se dá passagem ao pedestre na faixa, a gente liga o pisca alerta para que o motorista de trás perceba que vc parou para a travessia de pedestre; é simples e prático. Quanto ao xingamento de outros motoristas, é uma questão de educação. Se fosse a senhora mãe dele que estivesse atravessando na faixa eu aposto que ele agradeceria da gente ter parado.
 
Gilberto Ozuna em 01/12/2011 12:21:48
HOJE MESMO EU VI NO CENTRO, UM MOTORISTA NÃO ESTÁ NEM AÍ!
UMA DUPLA DE PM ATRAVESSANDO NA FAIXA JUNTAMENTE COM OUTROS PEDESTRES E O CONTUTOR DE UMA S10 AVANÇOU EM CIMA! CLARO QUE RECEBEU REPRIMENDA.
MAS ME EXPLICA UMA COISA EU ATRAVESSO COMO NUM CRUZAMENTO COM SINAL QUE FECHA PARA UNS CARROS E ABRE PARA OUTROS.
SÓ CORRENDO ENTRE O INTERVALO DE UM PARA OUTRO SINAL...
 
MARCELO GOMMES em 01/12/2011 12:09:09
Deveriam colocar semáforos em todas as faixas então, pra não causar problemas com um parar e outro não. Sinal fechado é obrigatório parar nem que sejam 15 segundos de parada já ajudaria os pedestres. Nem sempre tem um Guarda de Transito por perto.
 
Diego Correa em 01/12/2011 12:08:02
Gostei do comentário do Joversindo. Quero acrescentar que a campanha foi fraca e já vi pedestres atravessar correndo fora da faixa. Também tenho visto na Rui Barbosa, ônibus coletivos fora da faixa autorizada e virando para a rua Maracaju na faixa dos carros. Aí cabe um policiamento de trânsito mais rigoroso .
 
Rosi Nobre em 01/12/2011 12:04:26
Travessia de pedestres????? Mais do que justo, definam o local com espaço suficiente demarquem a faixa, sinalizem e instalem semaforo por acionamento, pronto, resolvido o caso. Mas não, o negócio é multar, gerar renda, isso é o que importa. Mesmo em BSB não é em todo lugar que é só dar o sinal com a mão e atravessar. Realmente o condutor la, observa essa regra, mas somente em ruas de trafego menor
 
Valdez Steinle em 01/12/2011 11:59:29
O motorista não "GANHA" 7 pontos e sim "PERDE". Gente, vamos prestar atenção!
 
Albano Coimbra em 01/12/2011 11:55:08
Agora vou ganhar dinheiro a rodo,tenho pratica em funilaria,vou montar uma oficina de concertos em latarias, e vai chover de carros com batidas atraz e raspagem dos lados, o que vai dar de pedestre atropelados tbm,um carro para e o outro ultrapassa e pega o pedestre,principalmente motociclista eles furam entre os carros a passam ,ai o perigo para o pedestre.
 
Joversindo de Oliveira em 01/12/2011 11:08:27
QUE DEUS ME PROTEJA E TAMBEM O MEU CARRO !! E PARABENS PARA OS AGENTES DA AGETRAN VÃO TER AUMENTO SALARIAL.
 
CLAUDEMIR SOUZA em 01/12/2011 10:09:35
Agora, deveria também educar os pedestres, visto que a grande maioria deles desconhecem as regras de trânsito. Um bom exemplo são os muitos que atravessam as vias fora da faixa de pedestre e/ou em meio aos veículos. Outro é quando o semáfaro está verde para os veículos e os pedestres avançam sobre o tráfego. Sendo que todos precisam cooperar.
 
Richard Ferreira Silva em 01/12/2011 09:15:00
COM TODO RESPEITO AO PEDESTRE, MAS OS DIREITOS SÃO AMBÍGUOS, PARA CADA DIREITO UM DEVER, ESSE É O SÍMBOLO DA JUSTIÇA, QUE É A BALANÇA NO FIEL, TEM QUE TER MULTA TAMBÉM, PARA O PEDESTRE, QUE ESTIVER IRREGULAR, NÃO EXISTE GRANDE E PEQUENO PARA LEI, SE É PRIVILÉGIO SÓ PARA UM NÃO É LEI, POIS LEI É UMA NORMA GERAL, NECESSÁRIA E OBRIGATÓRIA PARA TODOS, CUIDADO OS QUE SE DIZEM AUTORIDADE.
 
PEDRO BRAGA em 01/12/2011 08:58:15
Uai, Agetran, cadê os semáforos com tempo de travessia exclusivo para pedestre? Pq que em Campo Grande não tem e a Agetran não tem o menor interesse na sua instalação? E essa de que a Agetran não tem orçamento pra instalar esses semáforos?

Campo Grande News, fica a sugestão: q tal uma matéria sobre esses semáforos?
 
Daniel Francelino em 01/12/2011 08:47:57
É muito bonito os comentários e boa vontade, a praticidade da coisa implica em vários problemas; tem lugar que se os carros ficarem parados para passar pedestre, pode sair do carro e prosseguir a pé, porque não vai para de passar pedestre. Multas são boas, nunca foi esclarecido onde é usado o dinheiro. Parece que tudo é da CBF.
 
luiz alves pereira em 01/12/2011 08:41:34
Podiam fazer blitz na Rua Abrão Julio Raeh, entre a Bahia e a Rio Grande do Sul, os pais das crianças que estudam naquela escola são tão mal educados que além de párar em fila dupla, param sobre a faixa de pedestres, e ainda brigam com os pedestres que estão tentando atravessar.
 
Lilian Freitas em 01/12/2011 06:19:24
esta faltando o orgãos colocaren alguma placa, na qual pedestre tem a preferência !!
a pena é ki sempre os bons motoristas pagão pelos ruins...

 
andre gomes em 01/12/2011 05:53:58
Fiz parte da Campanha como voluntária, por acreditar que a vida deve ser respeitada. Sou motorista e não concordo com reclamações infundadas: as leis existem e já são conhecidas por todo motorista habilitado. Quanto a dizer "mal" da Campanha, eu tenho uma pergunta: Você fez a sua parte, ficando exposto ao SOL inclemente de Campo Grande, em prol da VIDA? Quem TRANSITA faz parte do trânsito.
 
Iara Gomes Nascimento em 01/12/2011 03:41:18
é complicado, tem que ser uma ação de respeito de todos inclusive dos pedestre, aqui tem cruzamentos que o pedestre não está nem ai se o semafro fechou para eles, quando abre para os carros eles continuam passando, ai o trânsito fica parado um tempão. já aconteceu atropelamento na faixa porque o motorista parou e o outro foi desviar dele e atropelou um pedestre, mas concordo que tem que mudar.
 
hilibio junior em 01/12/2011 03:38:32
Infelizmente as reclamações são infundadas, uma vez que todo condutor conhece, ou deveria conhecer e respeitar, as leis de trânsito que aprendeu durante o período em que esteve em uma autoescola. A orientação da Campanha não é novidade para motoristas, motociclistas e ciclistas. Os problemas foram e são gerados pelos condutores de maus hábitos.
 
Iara Gomes Nascimento em 01/12/2011 03:28:04
Vou parar sim desde que atrás de mim não venha ninguém!!!! Liguem o pisca alerta pessoal !!!!!
 
Talita Casagranda em 01/12/2011 02:22:00
Acredito que respeitar o pedestre é sinal de povo civilizado, concordo que todos devem respeitar a faixa de pedestres, porém, na avenida Zahran deveria haver sinaleiros acionados pelo pedestre como já existe na frente de algumas escolas e na av. Três Barras devido ao fluxo de carros.
 
Gelson Luiz em 01/12/2011 02:08:08
Só veio pra complicar o transito de campo grande que é caótico e confuso, além de não saber dirigir 90% dos motoristas são ignorantes. vai ser bom pro governo porque vai arrecadar bastante! ta certo né! cidade do papai noel e 13 dos servidores. tem que arrecadar mesmo de um jeito ou de outro. parabens ao andre e nelsinho pela estrategia de ganhar dinheiro
 
Beto Andrade em 01/12/2011 01:23:06
Todos são muito bons pra reclamar....tudo é desculpa para não respeitar a lei. ser cidadão é cumprir seus deveres para depois exigir seus direitos.Precisamos da colaboração de todos para mudar a realidade do Transito em Campo Grande.O trânsito não é só do governo, ele é o resultado do que cada um de nós cidadãos fazemos.Vamos respeitar a lei, pois juntos podemos ter um trânsito melhor.
 
Renan Cunha em 01/12/2011 01:03:55
É muito importante essa atitude de dar preferencia aos menores, no caso o pedestre, porem, todos sabemos que a cultura do sul mato grossense não envolve essa ação. O que vai haver de batidas entre veículos e atropelamento a pedestres não está escrito. A campanha foi fraca, poucos cartazes, pouca divulgação, apenas uma propaganda com dupla sertaneja e mais nada. A industria da multa agradece.
 
João Paulo em 30/11/2011 11:58:28
Eu acho que tem que educar tbém os próprios polociais e agentes de trânsito,porque na frente da escola da minha filha ja vi muitas viaturas tanto da PM e da Agetran passando pelas faixas de segurança em alta velocidade com pedestres querendo atravessar!!!!!!!
 
Aldo Lima em 30/11/2011 11:29:51
DEVERIA TER SINALIZAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL ONDE HOUVER ESSAS FAIXAS DE PEDESTRES, DIZENDO QUE É OBRIGATÓRIA A PARADA DE VEÍCULOS AO HAVER TRAVESSIA DE PEDESTRES, SENÃO, SEM OS AGENTES DE TRÂNSITOS PRESENTES NOS LOCAIS, SERÁ UM BATE-BATE SÓ E TAMBÉM HAVERÁ MUITO XINGAMENTO POR PARTE DOS IGNORANTES. PELO MENOS EU NÃO VI SINALIZAÇÃO ALGUMA AINDA.
 
wladimir eudociak em 30/11/2011 11:05:14
aqui na Europa as pessoas param na passadeira de pedestre,pois é lei...mas acima de tudo é educaçao no transito..parte da minha vida vivi em cg e hj estou aqui ha 10 anos e é tao comum que nem sei como nao parar no transito dai hj...tornou se um habito.. e mesmo com as leis mts fazem bobagens como ai tbm...mas nesse aspecto poucos desrespeitam a passagem de pedestre.
 
Valeska souza em 30/11/2011 10:51:07
Morei em cg parte da minha vida...e hj vivo em Portugal ha 10 anos e vejo que a questao do carro parar para o pedestre na faixa é algo tão normal aqui que me habituei com isso...qd estamos nos aproximando de uma passadeira diminuimos a velocidade...é lei...portanto isso é so uma questao de consciencia e educaçao...Temos que aprender a respeitar as leis para si evitarmos tantos atropelamentos.
 
Valeska souza em 30/11/2011 10:44:35
O dever do pedestre é atravessar na faixa,e ai sim o motorista para, oque não pode acontecer é o pedestre atrevessar em qualquer lugar e o motorista pisar no freio de uma vez porque dai com certeza quem vier atras vai bater, porque não tera a visão do pedestre e vai ser pego de supresa pela atitude do motorista da frente.
 
alex da silva em 30/11/2011 09:54:40
Bacana, tem que educar o transito mesmo... mas também é necessário educar o pedestre que faz cada uma no transito. Mas enfim, vamos colaborar pra dar certo!
 
Ana Cristina Ferreira em 30/11/2011 09:49:59
Eu como pedestre, não sou louco de acreditar em motorista que vai respeitar "A faixa de pedestre" vai ter muito atropelamento e batida de veículo, a culpa é de quem!!!!!!
No momento não vou usar a faixa de segurança.
 
Rubens Alvarenga em 30/11/2011 08:39:02
Vale ressaltar que só isso não adianta!! Em cidades como Brasília, o pedestre sinaliza com a mão (sinal da vida) e os carros param com os pisca-alertas ligados até que o mesmo conclua a travessia!! Mas lá os motociclistas não andam costurando como aqui e os carros sinalizam as ações. Assim sendo, é bem provável que aumentem os acidentes materiais e com vítima. É recomendável cautela!!!
 
Emmanuel Leander em 30/11/2011 08:37:08
JÁ TO ATE VENDO A BATIDA NA TRAZEIRA DO MEU CARRO. TOMARA QUE EU NAO ME MACHUQUE. VOU REZAR
 
day moura em 30/11/2011 07:51:12
Sou de Brasília e acompanhei a implantação de faixas lá. Aqui estou vendo alguns problemas :
Falta de sinalização adequada, pois existe somente a faixa. Deveria haver também as placas indicativas de faixa de pedreste.
Muitas faixas estão em curvas ou locais inadequados (vide foto desta reportagem) e locais de muito movimento sendo que nestes locais seria adquado um semáforo. Apoio uso da faixa,
 
Reinaldo Moreira em 30/11/2011 07:44:46
O pedestre merece todo respeito e atenção e devemos sim parar e esperar, mas acontece que esta faltando placas de sinalização antes dessas faixas..placas de redução de velocidade e de aviso que adiante tem travessia de pedestre... e infelizmente muito motoristas nao dão a minina pra quem atravessa na faixa, se acham donos da cidade... Acho que vai acontecer muito acidente grave...
 
Rogerio Lopes em 30/11/2011 07:40:43
Apesar de tal situação já estar prevista no CTB, e todo o habilitado já saber dessa obrigatoriedade, as autoridades e órgãos fiscalizadores de trânsito fizeram uma bela campanha, amplamente divulgada na imprensa. Pois que venha agora a fiscalização e as multas, muitas multas. Só assim para "estimularmos o respeito ao pedestre" (alguns condutores esquecem que, quando a pé também são pedestres).
 
Fernando Silva - SGT PM em 30/11/2011 06:49:01
O numero de batidas vai aumentar, o certo seria um redutor de velocidade, porque derrepente aparece um pedestre e quando você freia vêm outro carro atrás e bate em você, qual o critério que eles vão utilizar para aplicar essas multas? Não aguento mais ver acidente em frente a Morada dos Baís, todos os dias, os guardas aparecem na frente dos carros e mandam parar, não tem sinalização nem nada!
 
Nicolle Cabalero em 30/11/2011 06:44:58
Bom Regiane, se vc nao viu foi pq nao passou nos locais que tem essas faixas, pq estão fazendo a campanha, alertando os motoristas, se for um fracasso nao será por falta de aviso e sim por imprudencia dos motoristas que nao respeitam as leis, e motoqueiros tomem cuidado ao parar, olhem bem no retrovisor, pq muitos motoristas de carro nao respeitam e o estrago é bem maior numa batida em moto...
 
marcos ricardo em 30/11/2011 06:36:55
Prezados..., não deixe para o amanha, o que pode ser resolvido hoje (presente), o amanha pode ser tarde. Batida no carro e bens materiais. O bom motorista respeita o transito. Aqueles que não respeita multa neles ate perder a carteira.
 
Aparecida da Silva em 30/11/2011 06:34:09
Quantas desculpas para não ter um mínimo de educação; deixe que buzinem ou na pior hipótese baterem, mas não atropele.
 
calazans floriano em 30/11/2011 06:27:26
Para essa campanha ganhar o respeito dos motoristas, deveria expor em outdoor a primeira multa aplicada a um pedestre. Fora disso, é a mesma covardia de sempre. A culpa sempre é do motorista. Engraçado é que para multar sempre tem policial sobrando. Quando se é assaltado... Isso é Brasil!
 
elias vieira em 30/11/2011 06:27:18
Acho que esse incentivo é muito bom para os pedestre e para as pessoas ter uma pouco mais de educação, mais acho também que a essa nova lei tinha quer ser mais incentiva e anunciada.
 
Vanessa pereira da silva em 30/11/2011 06:25:40
Agora sim vai sair batida de transito e multa pra tudo lado..vai ficar bom para o agente da agetran que ganha por multa. A cidade é desorganizada, só isto não adianta.
 
Chrystian Vilalba Antonio em 30/11/2011 06:21:13
no começo haja batida na traseira - como já aconteceu...
 
francisco dutra em 30/11/2011 05:47:24
O perigo para o pedestre esta aí! o educado pára, o pedestre atravessa, e o mal educado o atropela,francamente eu tenho muito medo de presenciar um acidente por isso,principalmente em frente o terminal guaicurus e morenão que fica no meu caminho.pelas businadas e xingos eu não ligo,faço que não ouço.temo pelo pedestre.tomara que todos respeitem essa lei.é bom ver um sorriso de agradecimento.
 
Teresa Moura em 30/11/2011 05:45:37
Só a caneta gera educação!! Todo motorista habilitado é ciente que o pedestre tem preferência de passagem.
 
Luiz Araujo em 30/11/2011 05:20:13
Se for haver fiscalização será ótimo... mas de que adianta um papel... é preciso ter a prática com relação as multas... pois só irão mudar quando doer no bolso...
 
Elisângela Coradini Francisco em 30/11/2011 05:13:57
Naquele ponto da rua 15 de novembro que tem passagem de pedestre TODAS as vezes que passo pelo local eu paro para que os pedestres passem. Porém recebo várias buzinadas e na outra pista muitos motoristas desrespeitam. Mas vou dizer, tenho medo de parar e ser atingido na traseira por um apressadinho. Outra coisa, tem muita gente que vai frear "seco" próximo á faixa aumentando o número de batidas!
 
Wellington Sampaio em 30/11/2011 04:40:04
Sou de Brasília e morei anos em Goiânia. Em ambas cidades o respeito a faixa funciona, mas para isso foram longos meses de trabalho de conscientização com motoristas e pedestres nos mais diversos veículos de comunicação, bem como nas ruas. Agora, eu moro praticamente no centro, ando de carro todos os dias e não presenciei nada a respeito. Como é isso? E amanhã já tem multa? Fracasso na certa!
 
Rejane Marinho em 30/11/2011 04:07:16
Sinceramente ainda não sei o que é pior, levar a multa ou ter o carro amassado por uma batida na traseira ! ! Infelizmente ! ! Vou analisar até amanhã ! !
 
Guilherme Fonseca em 30/11/2011 04:06:17
Comparações são necessárias neste momento, parabéns pela atitude, mas, será que vai funcionar mesmo? Em Brasília DF a coisa funciona de fato e de direito, correição essa é a palavra de ordem, todos nós temos compromisso com o trânsito mais seguro, policiais compromissados associado a população esclarecida igual a educação.
 
CLAUDIO MOREIRA em 30/11/2011 03:47:10
Espero ansioso o dia em que o trânsito de nossa cidade se solidifique como modelo em termos de educação, respeito e cordialidade. Tenho esperança sim!!

Sr. Edwar de Oliveira,
Parabéns!! Sou como você, não é por que estou em um automóvel que sou melhor que o pedestre. Faixa de pedestre tem que ser respeitada mesmo. Não gastaram tinta à toa não. Infelizmente existem alguns que desconhecem o CBT.
 
DARIO PAIVA em 30/11/2011 03:34:09
O que vai ter de gente batendo atrás dos que respeitam a faixa não está escrito. Quando eu parar vou até ligar o alerta, vai ter gente ruim de volante que nem em Campo Grande em....
#espera para ver.
 
Diego Morilhas em 30/11/2011 03:30:27
Antes de tudo faz-se necessario educar a população. Um exemplo são os maus motoristas que estacionam nas esquinas impedindo a visão da via, dessa forma, tem que multar estes condutores também por desrepeitarem o codigo de transito.
 
Carlos Eduardo em 30/11/2011 03:20:36
Agora sim, daqui 1 ano aproximadamente, quando muitos motoristas começarem a tomar multa, os motoristas passarão de vez a respeitar os pedestres.
 
Thiago Kalunga em 30/11/2011 03:14:03
ACONTECEU COMIGO: DIAS ATRÁS, DEFRONTE AO MERCADÃO MUNICIPAL, PRECISAMENTE NA RUA 7 DE SETEMBRO, HÁ UMA FAIXA PARA PEDESTRES E EU, POR EDUCAÇÃO E RESPEITO AOS MESMOS PAREI MEU CARRO E, PASMEM: TEVE UM IGNORANTE QUE SEGUIA ATRÁS E ME AGREDIU VERBALMENTE E PERGUNTOU SE EU ESTAVA LOUCO POR TER PARADO NAQUELE LOCAL. PENSEI COMIGO: QUANTA FALTA DE CULTURA!!! IMAGINEM UM CONDUTOR DESSES NA EUROPA???
 
EDWAR DE OLIVEIRA em 30/11/2011 03:12:29
A Policia de Trânsito de Dourados deveria seguir as mesmas instruções e começar a dar um jeito nesses motorstas daqui e aplicar as multas. Principalmente no pessoal que estaciona na calçada em frente ao Shopping Avenida. E também em outras áreas.
 
Jorge Junior em 30/11/2011 02:29:09
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions