A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

29/03/2011 14:20

Acidentes e “rachas” fazem Agetran instalar radar na Av. Interlagos

Jorge Almoas e Ricardo Campos Jr.

Pista larga e com asfalto novo, somada à alta velocidade, criam o cenário de acidentes, colisões e problemas de trânsito na Avenida Interlagos, na região do bairro Coopharádio, em Campo Grande. Por conta do número de acidentes e a possibilidade de rachas no local, a Agetran ativou recentemente um radar próximo a rotatória com a Rua Spipe Calarge.

Radar foi instalado a 30 metros da rotatória (Foto: João Garrigó)Radar foi instalado a 30 metros da rotatória (Foto: João Garrigó)

Alguns moradores ouvidos pelo Campo Grande News questionam o porquê de instalar um radar próximo a rotatória. “O radar é um instrumento de trânsito para organizar o fluxo e também forçar a redução da velocidade”, explica Janine Bruno, diretor de trânsito da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

No entanto, a rotatória não estava dando conta do abuso de velocidade dos motoristas, defende a empresária Graziele Martins, de 31 anos. Ela diz que os motoristas que seguem pela Avenida Interlagos sequer reduziam a velocidade para contornar a rotatória.

“A gente está aqui o dia todo e vê que não reduzem a velocidade. Esse redutor veio para ajudar. Quem vem da Interlagos nunca reduz a velocidade. Entravam direto mesmo”, relata Graziele.

A empresária acrescenta que nos últimos quatro meses presenciou um acidente grave no local. “Um carro que vinha pela Interlagos entrou direto e pegou uma moto que já estava na rotatória da Spipe Calarge”.

Quem segue pela Spipe Calarge já está meio habituado a encontrar os “apressados” que seguem pela Interlagos. Por conta disso, os radares foram instalados em frente ao Rádio Clube Campo, nos dois sentidos.

Ainda assim, os moradores dizem que o radar força a redução da velocidade para 50 quilômetros por hora, mas que, ao deixarem a área monitorada pelo equipamento, o motorista acelera e continua forçando os condutores que seguem pela Spipe Calarge a se arriscarem se quiserem passar pela rotatória.

Alex afirma que os “rachas” acontecem nas noites de sábado envolvendo motocicletas (Foto: João Garrigó)Alex afirma que os “rachas” acontecem nas noites de sábado envolvendo motocicletas (Foto: João Garrigó)

Alex Sandro Arteman Martinez, de 18 anos, possui um pequeno comércio na Avenida Interlagos e conta que, apesar de haverem poucos acidentes, o excesso de velocidade é grande. “O pessoal abusa na velocidade”, disse o jovem.

Ele comenta que durante a noite era comum o barulho de rachas na região. Alex descreve que são normalmente disputa entre motociclistas, na maioria das vezes, aos sábados.

Geografia da infração – O diretor de trânsito da Agetran, Janine Bruno, explicou ao Campo Grande News que a instalação do radar obedece a um estudo técnico, que considera fluxo de veículos, número de acidentes e reclamação dos moradores. “Recebemos diversas demandas pela imprensa e de reclamações feitas à Agetran”.

Ele detalha que a rotatória deveria dar conta da redução de velocidade, mas que os motoristas que seguem pela Avenida Interlagos não respeitam. “É uma guerra ‘rápida’, onde vence quem está correndo mais”, declarou Janine.

Sobre a possibilidade de rachas na região, o diretor de trânsito enumera os motivos que favorecem a ocorrência das disputas de velocidade. “Em todo bairro de Campo Grande é possível verificar uma avenida larga, que acaba convidando o motorista a correr mais. Além disso, nossa cidade é praticamente plana, com linhas retas. Então, tudo isso facilita a ocorrência dos rachas”.

De 2009 até este ano, a Agetran já instalou 140 quebra-molas nos bairros de Campo Grande. Outros equipamentos para redução da velocidade são pistas elevadas e radares.

Radar no sentido bairro - Av. Costa Silva (Foto: João Garrigó)Radar no sentido bairro - Av. Costa Silva (Foto: João Garrigó)
Equipamento que afere a velocidade no sentido Av. Costa Silva - bairro (Foto: João Garrigó)Equipamento que afere a velocidade no sentido Av. Costa Silva - bairro (Foto: João Garrigó)



Querem saber.. não estão preocupados com segurança no transito.. e sim em quanto em multa isso vai gerar.. pra mim a maioria dos radares são fábrica de dinheiro.. o negócio éé dinheeeiro no bolsooo do pessoall lá de ciima!
 
Gustvo Carvalho em 15/06/2011 12:55:42
PALHASADA NA FRENTE DA MINHA RESIDENCIA A CET ABAIXOU A ALTURA DA LOMBADA PERMITINDO MAIOR DESENPENHO DE VELOCIDADE COLISÕES E ACIDENTES COLOCANDO A VIDA MINHA E DE MINHA FAMILIA EM RISCO ISSO PORQUE MORO EM PARELHEIROS .NUM BIRRO DE BACANA BASTA AUGUEM FALAR QUE TEM RACHA ISTALAM RADAR RACHA AQUI É BRICADEIRA MANDA ELES FICAR AQUI AO LADO DO POSTE PERTO DO MEU PORTÃO ELES MORREM ATROPELADOS PAULO AV SADAMU INOUE 3628 PARELHEIROS
 
PAULO ALVES FONSECA em 02/04/2011 07:53:29
Não necessitamos apenas de radar seu Rudel, necessitamos de fiscalização dos próprios setores da prefeitura no tacante a sinalização de obras em avenidas "executadas por empreiteiras contratadas pela PMCG", experimente passear pala avenida duque de caxias e veja se existe sinalização altura do emprendimento......Voce coo colega engº com certeza não aprovará...
 
João Alcantara em 30/03/2011 12:10:00
Moro alí na Região e passo por esta rotatoria todos os dia manhã e tarde, sei que realmente é muito complicado para o motorista que esta na Spipe Calarge, em qualquer sentido ele pena pra cruzar esta rotatoria, por volta de 17:30 18:0 horas centro bairro na Spipe Calarge, é triste pensar em passar por ali, é muito congestionamento.
Na minha humilde opinião o que valeria ali seria um (quebra molas) mesmo, pois realmente motoristas vem em alta velocidade, e se aproveitam da visibilidade melhor e poucos diminuem, ou ainda um tirar a rotatoria e colocar semaro com tempo pra cada sentido.
 
Marcos Roberto em 30/03/2011 08:01:22
CONCORDO COM VARIOS OUTROS COMENTARIOS SIM DE OUTROS LEITORES; O RADAR DEVERIA SIM SER COLOCADO NO MEIO DA VIA, ENTRE AS DUAS ROTATATORIAS. SOU USUARIO DA VIA. NA ROTATORIA POR SI VOCE JA TEM QUE DIMINUIR A VELOCIDADE, SERIA MUITO MAIS UTIL A COLOCAÇAO DE UM QUEBRA MOLAS DESSE GRANDE. ONDE DEVERIA SE INSTALAR RADARES E NA AV. MARQUES DE POMBAL NO BAIRRO TIRADENTES. QUEM TRAFEGA POR ESSA VIA SABE O PERIGO QUE CORRE ALI. E RACHAS EM CIMA DE REACHAS. O QUEBRA MOLAS ALI COLOCADO SERVIU APENAS PARA PÇONTO DE PARTIDA PARA OS PEGAS DOS PILOTYOS DE F-1 QUE PASSAM PÇOR ALI. ALI EXISTEM OFICINAS QUE SE DIZEM 'PREPARADORAS DE MOTORES PARA COMPETIÇAO' QUE FAZEM SEUS TESTES ALI MESMO NA AV. ENTAO AGETRAN, AUTORIDADES DEEM UMA OLHADA MELHOR PÓR NOS AQUI NESSA VIA.
 
JAIR A.C.FILHO em 30/03/2011 07:30:45
INSTALEM NA AFONSO PENA TAMBÉM!
 
Gabriel Sales em 30/03/2011 07:20:06
Fizeram um estudo minucioso para instalar esses radares, mas esqueceram de consultar quem mora no local. Eu por exemplo, moro a 600m de um dos radares, e os veículos (carros e motos) passam a mais 100 Km/h em frente à minha residência.
É brincadeira.
 
Áttila Gomes em 29/03/2011 09:01:00
eu não entendo . na rua ( rachid neder ) de mão dupla no bairro são francisco tem uma lombada eletronica que o limite de velocidade na decida é de 60km
e na subida o limite de velocidade é 30km será que o louco sou eu ou quem mandou instalar a lombada
 
cedenilson coelho em 29/03/2011 08:27:08
Esse tipo de coisa soh nos faz confirmar como é verdadeira aquela reportagem do fantástico. Jah os poderes não se importam, talvez, por razões arrecadatória$ da forma como mostrou a reportagem. Pode ser tudo, menos interesse em evitar acidentes e salvar vidas.
 
AVELINO NETO em 29/03/2011 07:59:06
Boa noite, leitores!

Moro nas imediações do referido local onde houve a instalação do radar. Entendo todos comentários acima, de forma que todos estão com razão. Acredito, que em respeito aos princípios que regem o poder público, foi feito um estudo prévio a instalação. Destarte, deve haver algum equivoco! Os acidentes, que ocorrem na avenida Interlagos não São próximos a rotatória com a Spipe. Na Verdade a quantidade de acidentes e natureza dos acidentes não justificariam a implantação deste tipo de redutor de velocidade. Exemplificando, está no mesmo modelo, daquele instalado, junto aos semáforos, nas saídas dos terminais. Por outra ótica, não me recordo de uma ação por parte da fiscalização da agetran ou Ciapetran nas imediações. São muitas dúvidas amigos. Será que nossa capital não enfrenta problemas como aos mostrados no Fantástico em 13 MAR 2011, onde grupos faturavam 2 bilhões por ano com instalações de lombadas irregularmente.
O Ministério Público Estadual, deve fiscalizar rigorosamente as licitações, projetos de implantação e estudos preventivos. Assim, protegerá os cidadãos e garantira de forma efetiva a diminuição dos acidentes.
 
Rodolpho Moraes em 29/03/2011 07:32:03
A INSTALAÇÃO DE RADARES NA AV. INTERLAGOS E EM SEUS SEGUIMENTOS (TRES RADARES FORAM INSTALADOS), PRÓXIMOS ÀS ROTATÓRIAS É SEM DÚVIDA ALGUMA "GOZAÇÃO". AS PRÓPRIAS ROTATÓRIAS JÁ SÃO ELEMENTOS DE CONTROLE DE VELOCIDADE, FALTA SIM FAZER UMA SINALIZAÇÃO MAIS COMPETENTE, INFORMANDO AO USUÁRIO. ESTES RADARES TERIAM QUE SER INSTALADOS SIM, NA AV. INTERLAGOS, PARA COIBIR A VELOCIDADE EXAGERADA DOS USUÁRIOS, QUE SÃO ABUSIVAS. , A LOCALIZAÇÃO CORRETA SERIA NO MEIO DO SEGMENTO ENTRE OS DOIS TREVOS. ALÉM DO MAIS ESTÁ ERRADÍSSIMO A COLOCAÇÃO DE TACHÕES AMARELOS EM PISTA DE TRÁFEGO DE SENTIDO ÚNICO, AMARELO QUER DIZER MÃO DUPLA. OS TACHÕES EM MÃO ÚNICA DEVEM SER MONO REFLETIVOS BRANCOS. OUTRA FALHA NA SINALIZAÇÃO HORIZONTAL É A FALTA DE REFLETORIZAÇÃO DAS FAIXAS TRACEJADAS E CONTÍNUAS, POIS À NOITE NÃO SÃO PERCEBIDAS. FALTA A APLICAÇÃO DE MICRO ESFERAS DE VIDRO NA PINTURA (AS EMPRESAS RECEBEM PARA A APLICAÇÃO) SÓ QUE NÃO HÁ A FISCALIZAÇÃO E FICA POR ISTO MESMO.
PREFEITO NELSINHO, O SENHOR QUE VAI JOGAR SUA BOLINHA NO RÁDIO CLUBE VEJA DIREITO E MANDE A AGETRAN FAZER AS SUAS SINALIZAÇÕES COM BASES MAIS TÉCNICAS E NÃO DESPERDIÇAR O DINHEIRO PÚBLICO, COM ESTAS OBRAS MAL FEITAS EM TODO O SENTIDO.
ME DESCULPEM, MAS É A VOZ DO POVO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
PAULO THADEU HANSEN - CONSULTOR TÉCNICO EM SINALIZAÇÃO VIÁRIA.
 
Paulo Thadeu Hansen em 29/03/2011 07:12:00
Hoje mesmo eu havia dito aos colegas que faria essa semana uma matéria sobre o absurdo que é a instalação desse radar, parabéns ao campo grande news. E quanto a resposta da Agetram vocês podem ter certeza que questionarei ainda pois foi uma das maiore balelas que já ouvi de um órgão governamental, engengaria e estudo de trânsito coisa nenhuma, racha, muito menos,ali configurou-se totalmente a famosa industria da multa campograndense! Esto estarrecido com essa justificativa vergonhosa e digo mais como cidadão, não. Tenho que aceitar essa chacota, e a Agetram vai ter que provar com estudos científicos que aquela barbaridade, é mais necessária ali, do que uns 200 ou 300 metros antes.
 
ronny viegas em 29/03/2011 07:00:37
referente ao radar colocado nas proximidades da rotatoria da spipe com a interlagos nao atinge os objetivos de minimizar o excesso de velocidade, pois o trajeto entre as rotatorias da av rita vieira e spipe fica uma pista de corridas e rachas, seria mais viável colocar o radar entre as rotatorias e nas proximidades das rotatorias colocaria um quebra mola dos grandes como existe em outros locais, temos ainda uma lombada eletronica na rua chadid e outro na rua dos vendas, um na descida outra na subida, é mais viável também um quebra mola dos grande, a colocação de radar nos semáfaros também esta causando
dúvidas nos motoristas, pois, a multa no excesso de velocidade e tambem ao cruzar o sinal vermelho, essas duvidas causa insegurança nos condutores.
RAMAO MARCONDES
 
antonio ramao marcondes carvalho em 29/03/2011 06:15:13
O Q É ESTRANHO NESSES RADARES SÃO OS LOCAIS DE ESTALAÇÃO GERALMENTE DEBAIXO DE ARVORES COMO NA SAIDA DE SIDROLANDIA, E A VELOCIDADE Q É DE 60 KM EM LUGARES MAIS MOVIMENTADOS E DE 50 KM NESSES O DA COOPHAVILLA FICOU EM UM LUGAR HORRIVEL PARA QUEM TEM Q ENTRA PARA A VILA PQ VEM EM ALTA VELOCIDADE ATÉ O RADAR Q É EM CIMA DO RETORNO.
 
Ricardo Bueno em 29/03/2011 05:08:51
REFERENTE A COLOCAÇÃO DO RADAR NA AV. INTERLAGOS, ELE PODERIA FICAR ENTRE AS DUAS ROTATORIAS, SPIPE E RITA VIEIRA, POREM, NAS PROXIMIDADES DA ROTATORIA DA SPIPE COLCARIA UM QUE MOLA DESSES GRANDES E, ACABARIA COM OS PROBLEMAS. DO JEITO QUE ESTA CONTINUARA OS RACHAS
ENTRE AS ROTATORIAS.
 
antonio ramao marcondes carvalho em 29/03/2011 04:54:12
Esse é o chamado gasto inútil do dinheiro público. Os radares estão apenas na chegada da rotatória em qualquer dos sentidos. O espaço que existe entre uma rotatória e outra, é suficiente para que os pilotos de plantão exerçam suas habilidades. É pé na tábua.
 
Áttila Gomes em 29/03/2011 04:24:12
Se prestarem bastante atenção a avenida têm mais de 600 metros, e as lombadas estão a menos de 50 metros de distancias da rotatórias; Quer dizer que tanto sentido à Gury Marques, qto ao sentido bairro tem uma imensidade pra se praticar o famoso "RACHA", isto é quase insignificante. Deixo aqui o meu comentário.
 
ALEXANDRE MENEZES em 29/03/2011 04:02:51
Como pode uma cidade desta dar certo com condutores tão irresponsáveis? De ontem pra hoje neste mesmo jornal vi pelo menos três notícias de acidentes graves dentro da cidade causados por conta dos motoristas irresponsáveis! E veja que as pessoas ainda reclamam da existência de radares em Campo Grande! Pra mim, condutor que critica radar é porque não respeito os limites de velocidade!!!!!
 
Adriane Camargo em 29/03/2011 03:43:05
Isses radares são uma verdadeira industria das multas porque ninguém ve resultado do
dinheiro a cidade esta uma verdadeiro abandono
voçe so esses tais agentes multar e nada mais
 
Cleber Pires em 29/03/2011 03:14:09
FOI INSTALADO TANTOS RADARES JA NA CIDADE, E A AVENIDA QUE TEM A MAIOR VELOCIDADE É NOS ALTOS DA AFONSO PENA, EMBORA O INDICE DE ACIDENTE É PEQUENO AINDA, PRECISA MORRER ALGUEM ANTES PARA DEPOIS CORRER ATÁS DO PREJUIZO!!!!
 
JUVENIL CASAGRANDE em 29/03/2011 03:01:04
Eu só gostaria de saber quem foi o engenheiro que projetou a obra e, o "artista" que deu o nome de um autódromo a avenida! Haha... Meu povo vamos evoluir, uma capital precisa de obras bem elaboradas, estudadas e projetadas com maior segurança!
 
Antonio Lopes em 29/03/2011 02:44:05
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions