A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

13/12/2013 09:12

Agente dá ordem de passagem em sinal fechado e professora é multada

Filipe Prado
Os amarelinhos fiscalizam o trânsito na região da rua Joaquim Murtinho (Foto: Cleber Gellio)Os "amarelinhos" fiscalizam o trânsito na região da rua Joaquim Murtinho (Foto: Cleber Gellio)

Após receber multa de R$ 193, uma professora garante que a infração foi cometida pela indução de “amarelinhos” da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). Ela relatou que o fiscal de trânsito deu ordem para que avançasse o sinal fechado, mas a multa foi registrada pelo equipamento eletrônico.

Veja Mais
Motociclista bate em muro de loja ao tentar ultrapassar veículo no Centro
Para polícia, motorista ainda 'não se tocou' sobre multas mais caras

A professora Joyce Torres Silva, 31 anos, explica que por conta do congestionamento que forma, durante horário de pico, rua Joaquim Murtinho, em frente a escola estadual Hércules Maymone, os agentes de trânsito controlam o tráfego da região.

Segundo a professora, o “amarelinho” pediu que ela parasse e esperasse os pedestres atravessarem a rua, após isso deu a ordem para a passagem. “Não percebi, ele falou para eu passar, só depois me liguei que estava vermelho, só percebi quando a multa chegou aqui em casa”, relata Joyce.

Só depois que a multa chegou que a professora percebeu que havia passado no sinal fechado Só depois que a multa chegou que a professora percebeu que havia passado no sinal fechado

Com mais de 10 anos de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Joyce ficou indignada com a situação. “Fiquei brava, não passo no sinal vermelho, foi uma exceção. Não acredito que a responsabilidade seja minha”, analisa a professora.

Daniel Cardoso, 24, passou pela mesma situação e conta que isso sempre acontece na região. “Eu moro aqui e os agentes ficam na região, pelo menos, umas duas vezes por semana. Sempre vejo algo parecido acontecer, até comigo já aconteceu, mas ainda não recebi uma multa”, disse.

O Campo Grande News tentou entrar em contato com a prefeitura, mas as ligações não foram atendidas.

Neste caso, quem for multado irregularmente, pode recorrer à Jari (Junta Administrativa de Recursos), mas só consegue anular a infração se comprovar que acatou a ordem do agente público ou avançou sinal em decorrência de uma emergência, como dar passagem para viatura do Corpo de Bombeiros, do Samu ou da Polícia. 




Sr. Leonilson Silva e mais alguns que comentaram a reportagem, imagino que vocês não tenham lido a respeito do assunto antes de comentar, pois se pesquisassem um pouco ou prestassem atenção no que foi publicado veriam que a pessoa não foi autuada pelo Agente e sim pelo semáforo eletrônico. E é claro que tal multa deverá ser cancelada, pois conforme prevê o código de trânsito brasileiro os sinais dados pelos agentes prevalecem sobre qualquer outra sinalização, inclusive do semáforo.
Concordo que é incorreta a aplicação de penalidade a pessoa que avança sinal vermelho por ordem de Agente de Trânsito, pois no caso não há infração alguma.
Contudo devemos, antes de criticar qualquer profissional, nos informarmos a respeito do que vamos falar.
 
josimar garcia em 26/12/2013 11:12:13
ESSES AMARELINHOS NA VERDADE SAO UNS AMARELOES, ELES FICAM ESCONDIDO NAS SOMBRAS DAS ARVORES SÓ MULTANDO OS VEICULOS
NÃO SÃO CAPAZES DE CONTROLAR O TRANSITO NA ROTATORIA DA COCA COLA
FICAM PERDIDOS E NAO FALAM A MESMA LINGUA , ELES AO INVÉS DE DAR AGILIDADE NO TRANSITO FICAM TUMULTUANDO AINDA MAIS PARECEM SER O DONO DA VERDADE MAS NA VERDADE NAO ENTENDE NADA DE TRANSITO
DEVERIA TER UMAS AULAS COM O POLICIAMENTO DE TRANSITO CIAPTRAM
 
leonilson silva em 17/12/2013 09:41:43
Será que os conselheiros do JARI e esses amarelinhos andam direitinhos no trânsito? Será que nunca furaram um sinal? Será que nunca estacionaram em local não permitido? Olha que já teve notícia e com foto de viatura militar estacionada de forma irregular. Fazer o quê né, é difícil uma situação dessa e os nossos representantes não fazerem nada e o Ministério Público não pode fazer alguma coisa?
 
Carlos José em 13/12/2013 23:27:16
RECEBI UMA MULTA DA AGETRAN POR ESTACIONAR EM LOCAL PROIBIDO.SO QUE ,NUNCA ESTIVE NO TAL LOCAL.RECORRI, E ADIVINHE, NAO GANHEI.ESTOU INDIGNADA COM TUDO ISSO!
 
marileide arruda em 13/12/2013 16:54:25
A PERGUNTA É: PORQUE TEM UM AGENTE CONTROLANDO UM SEMAFORO, COM CAMERA E FUNCIONANDO? ALIAS SEMPRE NESTE LOCAL FICAM 2 AGENTES.
EU JA ME DESNTENDI COM UM DELES QUERENDO QUE EU FOSE NO SINAL VERMELHO. SE ESSA SENHORA NAO CONSEGUIR PROVAR NA IMAGEM QUE TINHA UM AGENTE LA, VAI TER QUE PAGAR A MULTA.
A LEGISLAÇÃO, INULTILIZA O AGENTE OU POLICIAL QDO TEM CAMERA, EM SEMAFORO FUNCIONANDO. CUIDADO QUE ISSO É UMA FORMA DE BATER META DE MULTA.
 
LUCIANO MARQUES em 13/12/2013 15:53:27
Pelo que estudei e sei na auto escola o Agente para ter dado ordem de passagem mesmo com o sinal fechado teria que estar de frente para os veículos e fazendo o gesto com o braço além disso dar 1 silvo breve para seguir. Não é o que esta na foto. Só se existe outra foto acontecendo isso mas as outras teriam que ter sido tiradas pelo equipamento de 1 a 2 segundos antes o que não daria tempo pro Agente de Trânsito se deslocar até o meio para sinalizar a ordem para os veículos seguirem. Esta muito estranha essa matéria.
 
Antonio Joao Estevialles em 13/12/2013 15:36:02
Eu só gostaria de reclamar 2 coisas:
1°- Mesmo com as fotos dos equipamentos mostrando a existência de veículos de bombeiro ou tal, ainda temos que entrar com recurso que muitas vezes são negados, nos obrigando á pagar a multa, sendo que poderia haver pessoas que com simples análises conseguiria verificar que foi dado passagem para um carro de socorro.
2º- levei uma multa por dar passagem á um carro de bombeiro e não consegui recorrer, porque a AGETRAN abre ás 08:00 e fecha ás 16:30, sendo que entro ás 08:00 e saio ás 17:00, que horário é esse e ainda na saída para são paulo!!!...
 
Nivaldo Silva em 13/12/2013 14:44:50
Pessoal, não perceberam ainda? o prefeito precisa aumentar a arrecadação, e utiliza esses meios "legais" para arrecadar dinheiro em cima dos contribuintes, aí pergunto, quem poderá nos defender? A justiça?
 
Sandro Lima em 13/12/2013 13:47:40
Edson José, aconteceu a mesma coisa com o carro do meu sogro, eles multaram ele num dia em que o carro estava estragado na chácara, com a bomba d'agua quebrada onde ele reside, juntamos notas tudo e advinha? perdemos. É uma máfia mesmo. Mas deixa, a justiça dos homens não os alcançam, mas a de Deus eles não se livram, tenho certeza.
 
Eliane Brandão em 13/12/2013 13:38:57
Lamentável , mais dou uma dica , passe o sinal vermelho e estacione próximo ao agente ligue o pisca alerta e solicite para que o agente escreva o número do mesmo e descreva o motivo onde o condutor foi solicitado pelo agente a ultrapassar o sinal vermelho, caso o agente se negue a descrever o pedido ligue 190 ,chame a impressa faça barulho meu amigo.
 
thiago rocha em 13/12/2013 12:54:56
Trabalho proximo do local onde aconteceu este fato,sempre vejo os amarelinhos controlando o fluxo de carro por ali,e ja notei que muitas vezes eles liberam mesmo os carros para passarem em sinal vermelho,agora sejamos sinceros as fotos dizem tudo,na acasião voce tem o sinal vermelho em 11 segundos de espera e o agente de transito lago ao lado,quem em sua sã competencia avançaria em sinal vermelho e com o amarelinho loga ali ao lado,é obvio que a professora foi autorizada pelo agente,que naquela situação é quem tem maior autoridade,cabe a prefeitura agora com todas estas evidencias cancelar as multas e se desculpar com todos que foram prejudicados com este erro.
 
Pedro Augusto em 13/12/2013 12:22:15
O DETRAN-MS é uma vergonha! Eu já fui parado em blitz por multas cometidas em SP sendo que nunca fui naquele estado(ocorreu com a vizinha aqui também) e o pior é que a placa era idêntica mas em carro de marca e modelo diferente(estão colocando deficiente visual para analisar as fotos e encaminhas as multas?)! Vi casos de multas por atravessar o cruzamento da Mato Grosso com Afonso Pena! Multa por passar o sinal onde o mesmo não funciona(é só cover que os semáforos param, mas o foto-sensor funciona!). Isso é indústria de multas! ISSO É INCOMPETÊNCIA!!!!!!
 
Alexandre de Souza em 13/12/2013 11:46:00
Pior Transito do Brasil entre todas as Capitais do País. Isto é o resultado de uma pesquisa feita no começo do ano e esta no Google. É só pesquisar e ler toda a matéria e verão que é Vergonhoso. Temos que os Envergonhar muito com esse Título e cobrar dos orgãos responsaveis melhorias em nossas vias. Temos tambem , principalmente , fazer a nossa parte no transito para que tenhamos razão na hora de pleitear alguma melhorai.
 
Gildo Cordeiro em 13/12/2013 11:28:25
Olha, concordo, está na hora de manifestar contra essa pouca vergonha, fui vítima desses também, e sempre não há como recorrer pois me diga como um cidadão irá identificar e localizar o agente e faze-lo assumir o erro? Isso é costumeiro aqui em CGR!
 
Miguel de Paula em 13/12/2013 11:23:52
Acho incrível tantas críticas aos agentes de trânsito. Este local faz parte do meu
trajeto trabalho/casa e considero que a presença dos agentes agilizou muito a
passagem dos veículos. Quando eles não estão ali, muitos motoristas fecham o
cruzamento, impedindo a passagem dos que estão no sentido bairro/centro. Outra
coisa: neste local não há semáforo. O semáforo está na travessia elevada, que fica
em frente ao TI Avedis Balabanian e à Escola Estadual Hércules onde, ali sim, deve-se
passar a 30 km/h.
 
Mônica Ferreira de Sousa em 13/12/2013 11:20:44
Neste cruzamento da Joaquim Murtinho com a Ceará eu fui multado por ter parado no meio do cruzamento. Acontece que o "amarelinho" que estava na Ceará foi quem me mandou seguir, o trânsito parou e eu fiquei no meio do cruzamento. O outro "amarelinho" que estava na Joaquim Murtinho veio me reprimir e me aplicou uma multa. Paguei a multa, porque sabia q seria perda de tempo recorrer contra essa máfia.
 
eder gonçalves em 13/12/2013 10:57:02
FUI MULTADO COM SINAL ABERTO PARA MIM NA FERNANDO VIRANDO PARA A A JOAQUIM, RECORRI, ADIVINHE SE GANHEI?
 
euripedes simoes luz em 13/12/2013 10:45:16
esses amarelinho e nada são a mesma coisa,essa semana na rotatória da euler com a ernesto geisel,18 hrs,o transito uma loucura e tinha 2 amarelinhos,embaixo da sombra,em vez de auxiliar não,estava conversando a toa afs.
 
Luciana Farias de Matos em 13/12/2013 10:39:22
Inclusive na foto o amarelinho esta la, debaixo do sinal ao lado direito da via... Se é para os amarelinhos fazer este tipo de atividade, que desligam temporariamente a camera (ou colocam o sinaleiro em alerta: amarelo piscando). Se não, é industria de multa, pois ou será multado por avançar sinal, ou será multado por desobediencia ao agente de trânsito.
Bom, saiu ontem reportagem com dados que quase 25% dos acidentes é causado por pessoas furando sinal então a principio gostaria de ver muito mais camera ainda nesta cidade: em TODOS os sinaleiros. Mas com bom senso, ou seja: desligados se tem agente de transito organizando o transito ignorando o sinaleiro.
 
Marcos da Silva em 13/12/2013 10:34:42
Olá pessoal quem já passou pela mesma situação? Vamos nos manifestar pois essa situação não pode continuar.
Naquele local o fluxo de carros é grande, mais não justifica chegar multas em casa. Para tal trabalho o equipamento de foto sensor deve ser desligado!
Fui multada e não concordo mesmo! Vou recorrer sim, sou habilitada a mais de 10 anos e não seria tão irresponsável em passar no sinal vermelho, onde tem fiscalização e muito menos comum agente ao meu lado.
Att:
 
Joyce Torres em 13/12/2013 10:33:19
Esses agentes de Transito de Campo Grande simplesmente se "Acham",toda vez que acontece alguma coisa,tipo acidente,congestionamento,sinal que não funciona ou até mesmo fiscalização,eles ao invés de ajudarem os motoristas acabam atrapalhando tudo,ao invés de trabalharem em conjunto e fazerem tudo funcionar corretamente não,cada um vai para uma esquina e da uma ordem diferente do outro...Ficam só rodando atrás de quem multar,para ganhar os extras deles,essa semana mesmo tudo bem que o rapaz estava parado no local do Táxi,mais era só pra pegar uma Idosa que estava saindo Do Banco ainda amparada pois mal conseguia andar,o cara foi lá tentar multar..Achei um absurdo!!E eles só implicam com aqueles que estão ali Trabalhando,estudando.Tem Horas que vejo cada coisa,ali no centro mesmo..Só Por Deus
 
Pamela Tavares em 13/12/2013 10:27:25
Após chuva forte os semáforos no cruzamento das Av. Tamandaré e Duque de Caxias estavam pifados, e durante 3 dias ninguém, nenhum guarda a AGETRAN se fez presente, vários incidentes foram presenciados por mim que utilizo a via todos os dias e quando apareceu um agente após 4 dias com o semáforo pifado, presenciei abusos de autoridade, e gente sem nenhum preparo para estar no trânsito, agentes descontrolados sem nem saber o que fazer no local. Um motoqueiro foi orientado a cruzar, em seguida ele parou pois outro veículo cruzou a sua frente, então o guarda mandou ele voltar, encostar e lhe aplicou uma multa que até hoje não consegui entender. Vai ver que faltava pouco pra ele bater a meta dele e garantir a comissão por aplicação de multas. VERGONHA.
 
Carlos Augusto em 13/12/2013 10:21:38
Olá pessoal é isso mesmo a foto mostra o agente "Amarelinho" em baixo do sinal, ele ordenou que parássemos para passagem de pedestres o sinal ainda estava verde, porém quando os pedestres atravessaram o sinal fechou. O Agente ordenou que passássemos.
Diante da situação, não pensei acatei a ordem do agente de transito.
Já busquei me informar e segundo o código brasileiro de trânsito art. 89 I - as ordens do agente de trânsito prevalecem sobre as normas de circulação. Com isso se me recusasse a acatar a ordem poderia ser autuada.
Pessoal no mesmo dia também passou comigo conforme a foto uma caminhonete preta, que com certeza foi autuada também.
Vou fazer o recurso para cancelar essa multa, que foi aplicada indevidamente.
Todos que estão passando pela situação vão atrás dos recursos.
Att:
 
Joyce Torres em 13/12/2013 10:18:17
EU JÁ FALEI NÃO FOI UMA VEZ.... SEMPRE TENHO DITO QUE NAQUELE LOCAL, NÃO HA NECESSIDADE DE AMARELINHO POIS TEM LOMBADA CAIXA ALTA, FOTO SENSOR E RADAR... OS GUARDINHAS FICAM LÁ PARANDO O TRANSITO EM HORÁRIO DE PICO PARA QUE ALGUNS PEDESTRES PASSEM A VIA.... PERGUNTO SE TEM SEMÁFORO PARA VEÍCULO E PARA PEDESTRES.... PORQUE O GUARDA TEM QUE PARAR OS CARROS TUMULTUANDO TUDO PARA QUE PEDESTRE PASSE??? OS DIREITOS SÃO IGUAIS.... ELES PODEM MUITO BEM AGUARDAR O TEMPO VERDE PRA ELES, ASSIM COMO OS CONDUTORES AGUARDAM A SUA VEZ... NO CASO DA PROFESSORA, SÓ ENTRAR COM RECURSO, PORQUE A LEI É CLARA "O GUARDA DE TRANSITO É AUTORIDADE MÁXIMA ONDE ELE ESTIVER COORDENANDO" ENTÃO, SE ELE MANDOU SEGUIR, O ESTADO OU MUNICÍPIO TEM QUE CANCELAR A MULTA.
 
wilson Braga em 13/12/2013 10:16:28
Ando em uma Hilux c/carroceria, fui multado por um amarelinho num local totalmente fora de meu percurso de ida para o trabalho, sob alegação que estava carregando pessoas na caçamba, coisa que não faço, pois sei da proibição. Não constava minha assinatura na multa porque me informaram que era talão eletrônico, enfim, entrei com recurso 3 vezes, perdi as 3, é novidade? Paguei a multa, porque não conseguia licenciar o veículo. Pergunto, quantos já não estiveram na mesma situação que a minha?
 
Edson José de Farias em 13/12/2013 10:06:22
Não quero defender ninguém nesse caso....mas essa história tá muito estranha...
 
João Tavares em 13/12/2013 10:06:04
Esses amarelinhos são o maior exemplo de incompetência pública que eu conheço (não o único). Alguém já viu carro parar no meio de uma rotatória? Pois é, eles obrigam motoristas a fazer isso na rotatória da Via Park com a Mato Grosso.
 
Sergio Arantes em 13/12/2013 10:01:43
A ordem vem de cima. Isto é feito de maneira premeditada para induzir os contribuintes a serem multados e dar mais dinheiro para eles. Uma vergonha!!!!!
 
Antônio Carlos em 13/12/2013 09:43:44
Também já fui vitíma de um agente de trânsito despreparado e irreponsável, fiz a minha defesa e infelizmente tive que pagar a multa como 99,9% dos casos. Perdi meu tempo levando preparando e levando minha defesa na AGETRAN.
 
Rogers Hunter em 13/12/2013 09:43:11
Os amarelinhos são lenda em cpo gde. Não fazem nada de bom, apenas a indústria da multa, e quando fazem, só causam confusão. Se acham poderosos com seus bloquinhos de multa na mão, embaixo da árvore, escondidos, só multando. Orientar o trânsito eles são incapazes. Se amarelinho e multa servisse para alguma coisa não teríamos tantos acidentes e infrações no trânsito. O papel deles é de orientar, auxiliar, coordenar o trânsito.
 
rafael santos em 13/12/2013 09:41:20
ola o guarda da agetram esta embaixo do sinal sera que ele multou também o outro carro que passa junto com o seu,e só ampliar a foto que vê ele no canto direito da foto.
boa sorte
 
valdir zatti em 13/12/2013 09:38:11
Na verdade esses agentes "amarelinhos" Confundem muito os condutores porque eles não sabem oque fazem e acabam complicando mais o trânsito Aguém tem que tomar alguma providência porque a coisa só vai piorar!! Os carar pensam que são autoridades maxima! é só ver no cruzamento da rua da Divisão com a Eziquiel Ferreira lima no Bairro Parati os caras fazem a mesma coisa o sinal esta verde eles mandam parar e confundem muito os condutores.
 
Cleber Lima em 13/12/2013 09:33:06
Na verdade esses agentes "amarelinhos" Confundem muito os condutores porque eles não sabem oque fazem e acabam complicando mais o trânsito Aguém tem que tomar alguma providência porque a coisa só vai piorar!! Os carar pensam que são autoridades maxima! é só ver no cruzamento da rua da Divisão com a Eziquiel Ferreira lima no Bairro Parati os caras fazem a mesma coisa o sinal esta verde eles mandam parar e confundem muito os condutores.
 
Cleber Lima em 13/12/2013 09:33:06
Outros veículos também deve ter passado e está registrado no dia e horário. Procure a agetran que certamente sua autuação será cancelada, na foto ampliada deve aparecer o agente que te deu a ordem. Isto pode ter sido falha de quem validou a imagem.
 
Eva Gomes em 13/12/2013 09:23:57
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions