A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

08/12/2012 10:48

Agetran terá radar móvel contra motociclista que abusa da velocidade

Carlos Martins
Rudel Trindade: Agetran vai usar radar móvel para apanhar infratores (Foto: Luciano Muta)Rudel Trindade: Agetran vai usar radar móvel para apanhar infratores (Foto: Luciano Muta)

Dados da Santa Casa divulgados pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) indicam que no primeiro trimestre deste ano, das 272 pessoas internadas por causa de acidentes no trânsito, 230 eram motociclistas. Para tentar minimizar esta situação e reduzir ainda mais o número de mortos envolvendo condutores de motos, que somaram este ano até agora 72 pessoas, a Agetran começará a utilizar um radar móvel em diversos pontos da cidade, para flagrar aqueles condutores que não respeitam as leis de trânsito e abusam da velocidade.

Veja Mais
Carro capota após colisão no cruzamento da Bahia com a Barão do Rio Branco
Motorista escapa de capotamento com ferimentos leves

O diretor presidente da Agetran, Rudel Trindade, ressalta que os agentes não vão sair por aí multando sem antes promover uma campanha de conscientização. Mas já nesta segunda-feira alguns técnicos começam a fazer testes com o radar móvel que foi recentemente adquirido pela Agetran. “Vamos iniciar os testes, mas primeiro vamos fazer uma campanha, fazer uma pesquisa, dialogar com o cidadão”, explicou Rudel.

Embora as estatísticas mostrem que em 2012, comparado com 2011, houve uma pequena redução nos casos de acidentes com mortes no trânsito, mesmo assim, os casos que envolvem acidentes e mortes com motocicletas, vêm preocupando as autoridades que buscam soluções para minorar essa tragédia. Dados divulgados pelo GGIT (Gabinete de Gestão Integrada do Trânsito) mostram que até o último dia 5, morreram 114 pessoas em acidentes, destas, 72 eram motociclistas. Em 2011, morreram 132 pessoas, das quais, 82 eram motociclistas.

Frota de motocicleta aumenta de 14% a 18% ao ano (Foto: Adriano Hanny)Frota de motocicleta aumenta de 14% a 18% ao ano (Foto: Adriano Hanny)

Crescimento da frota - Segundo Rudel, as taxas dos acidentes caem timidamente porque aumenta o número de motocicletas no trânsito. Enquanto a frota de veículos aumenta em torno de 8% por ano, a frota de motos cresce de 14% a 18% por ano. Dados atualizados indicam que a frota de Campo Grande chegou a 445 mil veículos (Dados do Detran-MS em agosto indicavam 429 mil veículos, dos quais 125 mil entre motos e motonetas). A falta de preparo nos condutores, já que grande parte trafega sem habilitação, é outro fator que contribui para engrossar as estatísticas.

“Se o índice de acidentes diminuiu comparado a 2011 é porque a fiscalização foi intensificada pela Ciptran [Companhia Independente de Policiamento de Trânsito], por meio de blitz, e pela Agetran, que aumentou o número de agentes. O resultado é que o número de motociclistas flagrados em blitz foi absurdo”, analisa Rudel Trindade. Além da fiscalização rigorosa, ele conta que a Agetran passou a adotar outro procedimento. O dono da moto encontrada com pessoa não habilitada é responsabilizado.

Mediante um acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o boletim de ocorrência do acidente é repassado para o delegado. “O delegado abre um inquérito e manda para o juiz. Esse é um padrão nosso para que as arbitrariedades cometidas no trânsito não fiquem impunes”, afirma.

Com a utilização do radar móvel, a Agetran irá intensificar a fiscalização para apanhar os infratores. “Hoje o cidadão sabe onde está o radar e só reduz ali. Então você tem que pegar aquele cidadão que é notoriamente abusado, que não respeita mesmo, que anda em alta velocidade. O importante é que o cidadão pense: tenho que maneirar a velocidade, porque numa hora de bobeira vou ser pego”, finalizou Rudel Trindade.




Multar é bom, né? Mas melhorar vias e sinalização, pra quê? Não precisa. Eu agradeço muito por esse radar móvel. E agradeço mais ainda, do fundo do coração, pelas ruas continuarem em péssimo estado. É tudo o que povão mais gosta!

 
Daniel Francelino da Silva em 11/12/2012 11:16:43
Legal mesmo é sair de um sinal e parar logo no seguinte, mesmo que permanecendo na velocidade da via. E pra isso a Agetran não se empenha em resolver. Deve ser muito difícil mesmo!
 
Adriano Magalhães em 09/12/2012 11:22:34
Caro sr Marcio Brunholi,estou ciente que a lei mudou ,mas descordo com tal tática porque colocam -se esses aparelhos em horários comercial quando o cidadão de bem está trabalhando, depois da meia noite Campo Grande é uma terra sem lei não se vê um policial de transito .por que é nessas horas que acontece as barbáries é bebedeira ,racha e como na maioria é filho de bacana ai pode tá liberado.
 
Jonas Alves em 09/12/2012 11:03:58
gente essas motos deverian ser multadas quando tiran fina nos retrovisor dos carros vao custurando todo mundo
 
claudemir andrade em 09/12/2012 08:57:44
Sou obrigado a discordar com os amigos acima, os motoristas atualmente são péssimos, não respeitam a leis de transito, furam sinal vermelho, abusam da velocidade, e parece que falar ao celular no volante é moda, educação se ensina nas escolas a crianças, adultos só respeitam qdo metem a mão no bolso, acho que uma multa que "machuca o bolso" é o melhor método, mesmo que aconteçam algumas injustiças..............
 
Gil Narvaes em 08/12/2012 23:33:54
Infelizmente só com multas é que o cidadão tem respeito. O povo so vive correndo como se o mundo fosse acabar amanhã. Vivemos numa sociedade de estressados.
 
JOSE PEREIRA FILHO em 08/12/2012 23:27:47
já basta pagar mais imposto que um carro, ainda agora quer perseguir as motos !! tá difícil aqui em Campo Grande .
 
gilberto silva em 08/12/2012 17:37:48
Jonas Alves a lei mudou e não é mais necessário informar onde há radar, o mesmo apenas precisa estar em local visível.

Ao meu ver, campanhas ou coisas do tipo deveriam ser feitas na raiz do problema, auto-escola, sou a favor sim das multas desde que elas sejam revertidas para melhorias no transito coisa que sabemos que não irá ocorrer, pois nunca vi um asfalto tão ruim quanto de CG, a coisa pra ficar feia tem que melhorar e muito!
 
Marcio Brunholi em 08/12/2012 17:25:54
QUANTO MAIS RADARES, MELHOR POIS, SÓ ASSIM HAVERIA DIMINUIÇÃO DE VELOCIDADE E SUAS CONSEQUENCIAS. TEM MUITO MOTORISTA ABUSADO E INCONSEQUENTE. TEM QUE DAR UM JEITO DE ACABAR COM ESSE NEGÓCIO DE MOTORISTA E MOTOQUEIRO DIRIGIR E FALAR AO CELULAR.
 
geraldino francisco rosa em 08/12/2012 16:25:40
Concordo com o Senhor Jonas Alves, acredito que o senhor seja um motociclista consciente, tem que ser igual à todos, motociclistas e motoristas mas as estatísticas e a própria matéria são bem claras quanto a isso, as infrações de motociclistas pegos em blitzes "...o numero é absurdo" - palavras do Rudel, os motociclistas são os que mais se acidentam no transito de campo grande e é óbvio que o foco da campanha será neles, e eu particularmente digo que tem mais é que multar mesmo motoristas e motociclistas infratores que abusam da velocidade, afinal quem comete uma imprudência no transito, assume o risco de causar danos e/ou a morte de outro ser humano e a si mesmo, é questão de escolha, ou anda direito ou paga multa!!
 
elisangela freitas em 08/12/2012 15:46:22
Um local estratégico para a instalação do radar é na própria frente da Agetran mesmo, pois abriu o sinal da Gury Marques esse "motoqueiros" saem igual loucos em uma largada de fórmula 1. Como o Ademir comentou sobre a poluição sonora com esses escapamentos abertos e as motos sem os filtros de ar, fazem o maior barulho incomodando a todos.

Sou motociclista e sempre procuro sair de casa com horário de sobra para não sair igual louco no trânsito, ta demais mesmo essa molecada achando que o tem "peito de aço".

DIREÇÃO DEFENSIVA SEMPRE!!!
 
Luciano Silgueiros em 08/12/2012 14:30:43
O melhor mesmo é se parassem de fabricar motos!
 
Hugo Alves em 08/12/2012 14:00:41
Jonas Alves eles não estão pegando no pé dos motociclistas! Eu ando de moto e carro, isso é realidade 90% dos acidentes nas ruas tem motociclista no meio. De cada 100 motociclistas 90 andam indevidamente, 5 são mototaxista e 5 estão corretos. Sei que é chato quando numa blitz eles só param carros, mas a culpa é da maioria dos motociclistas e para retirar esta parte podre das ruas só multando (tanto condutor seja pelo CPF assim como o dono da moto) e apreendento motos irregulares. Creio que com o progresso da cituação ira se estender para todos o veículos (tem muitos carros nas ruas sem farol,pisca e luzes traseiras, assim como não habilitados tambem). Uma vez aqui no bairro uma blitz que durou das 20:00 as 00:00 horas apreendeu 3 carros e 36 motos irregulares, veja a diferença!
 
Alexandre de Souza em 08/12/2012 11:58:37
Todos os comentarios sao relevantes mas na minha opinião quem faz a industria das multas na capital do MS somos nós mesmos motoristas e motociclistas que semprem abusam e desrespeitam as leis de trânsito, eu como motociclista acho que a Agetran deveria sim intensificar mais as fisclizações na cidade fazer realmente o seu trabalho, não só com os motociclistas mas com todos em geral, peço uma atenção especial aos TAXISTAS do Aeroporto Internacional pois moro na região e eles são os que mais cometem abusos de Velocidade e desrespeitos as leis não sei o porque que a Agetran NÃO Fiscaliza isso, faça um teste com o radar móvel já que terão mais uma ferramenta de trabalho espero que a utilizem muito bem não só com motociclistas pois nem todos cometem infrações.
 
Arleson Paz em 08/12/2012 11:56:42
Acho uma descriminação com os motociclistas ,não devemos generalizar se é para fiscalizar que seja todos (motoristas e motociclistas ) não é por ai que a coisa funciona acho que vai ser mais uma industria da multa multa-se todo mundo e não se resolve picirica de nada , alem de tudo é um desrespeito a própria lei que diz que o cidadão tem que ser informado onde estiver radar
 
Jonas Alves em 08/12/2012 11:14:01
Multa é menina dos olhos do nosso estado. Queria ver era melhorar as vias em Campo Grande.
 
Patrik Siqueira em 08/12/2012 11:12:55
Que tal pegar firme nas motos sem o miolo do escapamento? A poluição sonora tem chegado as raias do absurdo.
 
ademir gomes em 08/12/2012 10:53:40
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions