ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Ciptran confirma 13 mortes em agosto e mês já é o mais violento em 2013

Luciana Brazil | 04/09/2013 14:05
Um dos acidentes deste mês ocorreu nos cruzamentos da avenida Salgado Filho com a Avenida Bandeiras (Foto: Simão Nogueira)
Um dos acidentes deste mês ocorreu nos cruzamentos da avenida Salgado Filho com a Avenida Bandeiras (Foto: Simão Nogueira)
Em agosto, acidentes mataram 13 pessoas em Campo Grande. Na colisão registrada na foto, não houve vítima fatal. (Foto:Pedro Peralta)
Em agosto, acidentes mataram 13 pessoas em Campo Grande. Na colisão registrada na foto, não houve vítima fatal. (Foto:Pedro Peralta)

Agosto terminou como o mês mais violento do ano no trânsito em Campo Grande. Foram 13 mortes, sendo 10 delas de motociclistas, de acordo com a Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito). As outras três vítimas eram pedestres.

O mês de maio, quando sete pessoas morreram no trânsito, havia sido o mais violento até agora. Agosto também registrou mais vítimas que o mesmo mês de 2012, quando 10 pessoas morreram.

Neste ano, 70 pessoas já perderam a vida nas ruas da cidade entre os meses de janeiro a agosto. Apesar da violência, o índice de mortes ainda é inferior ao do ano passado, quando 79 pessoas morreram no mesmo período.

De acordo com o Detran, ao longo de 2013 o número de acidentes voltou a crescer. De fevereiro a julho o percentual chegou a 16%. Segundo órgão, no segundo mês do ano foram 836 casos, e em julho o número subiu para 1003 acidentes. Porém, a quantidade também é inferior aos acidentes de 2012.

“Foram 6.938 acidentes de janeiro a julho de 2012. No mesmo período desse ano foram 6.478 registros”, disse a diretora de Educação e Habilitação de Trânsito do Detran, Elizabeth Felix da Silva.

Para a chefe da Seção de Operação da Ciptran, tenente Jucilene Mattos, os acidentes podem estar relacionadas com o aumento da frota, aliado aos problemas constantes no trânsito. Em um ano, segundo ela, a frota de carros já soma mais 30 mil automóveis.

“Além disso, tem a imprudência, o excesso de confiança, o consumo de álcool, excesso de velocidade”, frisa a tenente.

Para a diretora do Detran, as fiscalizações, as multas e as campanhas precisam ser frequentes para estagnar manter os índices de acidente em declínio.

“Não tem como dizer o que faz aumentar (acidentes) de uma hora para outra. Nós investimos sempre na blitzes educativas. Mas tem muita gente morrendo por falta de atenção”, dispara Elizabeth.

Ações: Com o tema “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”, a Semana Nacional de Trânsito 2013 começa no dia 17 de setembro, às 8 horas, na Assembleia Legislativa.

Segundo Elizabeth, durante o evento acontecerão palestras e seminários, todos eles abertos à população. Um dos debates terá a presença do deputado federal Hugo Leal, criador da Lei Seca.

A PRF (Polícia Rodoviária Federal), a Ciptran, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) vão participar com afinco da Semana Nacional, segundo Elizabeth.

Nos siga no Google Notícias