A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

27/11/2013 17:17

Com 3 acidentes por semana, árvore é culpada por acidentes na Orla Morena

Filipe Prado
Árvore atrapalha a visão do semáforo (Foto: Marcos Ermínio)Árvore atrapalha a visão do semáforo (Foto: Marcos Ermínio)

Uma árvore deixou vários moradores da Vila Planalto com medo, por conta do grande número de acidentes na região da Orla Morena. Eles reclamam que os galhos da árvore tapam o semáforo, que fica na esquina da rua Santos Dumont com a Avenida Noroeste, fazendo com que os motoristas não vejam o sinal.

Veja Mais
Mototaxistas e taxistas se juntam e percorrem Afonso Pena contra Uber
Homem que morreu atropelado tinha 51 anos e foi identificado pela mãe

Os moradores estimam que são cerca de três acidentes por semana, no cruzamento das vias. Segundo o presidente do Amigos da Orla, Ricardo Sanches, a árvore atrapalha os motoristas que trafegam pelo local. “Está muito perigoso, se o carro vier muito rápido não vê o semáforo e atravessa o cruzamento”.

Ele comenta que já solicitou à prefeitura que a árvore seja podada, mas ainda não foi atendido. “Me disseram que eu estaria em uma lista de espera, mas isso foi no começo do ano. Na verdade nós queríamos que houvesse uma poda periódica desta árvore”, comenta o presidente.

Valdomiro Ferreira Dutra, 74, é aposentado e mora há vários anos no bairro. Desde que o semáforo foi construído, ele já contou 55 acidentes. “Acontecem acidentes toda a semana, já quase entraram na minha casa. Uma vez, por pouco, não atropelaram minha esposa”, relata.

O aposentado comenta que a pode que a prefeitura faz na árvore, deve ser mais frequente. “Eles podam a árvore uma vez por ano, e isso não resolve, só piora a situação. Eu acho que o certo é arrancar esta árvore aqui”.

O presidente do Amigos da Orla, comenta que os moradores tentam tomar atitudes para conter os acidentes. "Os moradores tentam cortar os galhos da árvore, até cortam alguns, mas é muito alta, então não conseguem tirar o que atrapalha a visão", comenta Ricardo.

Mas outros moradores não colocam a culpa, dos acidentes, na árvore, mas no motorista. “Se a pessoa prestar atenção, ela enxerga o semáforo, mas a árvore atrapalha bastante”, explica Loan Harada, 33.

Ela acha que os acidentes já ficaram normais na região. “Há uma falta de respeito aqui, as pessoas passam correndo, por isso já está normal os acidentes na região”, relata Loan.

A Prefeitura da Capital foi procurada, mas a assessoria de imprensa não retornou até o momento. 

Os moradores tentam tirar os galhos para desobstruir a visão dos motoristas (Foto: Marcos Ermínio)Os moradores tentam tirar os galhos para desobstruir a visão dos motoristas (Foto: Marcos Ermínio)
Valdomiro já contou cerca de 55 acidentes na região (Foto: Marcos Ermínio)Valdomiro já contou cerca de 55 acidentes na região (Foto: Marcos Ermínio)



Existem outras árvores podres de cupim prontas para caírem na próxima chuva enquanto isso a barbeiragem de pessoas sem habilitação na condução de veículos automotores provocam uma situação de "culpa" da imprudência em algo fora de sua competência pessoal de conduzir a vida para a morte. Vamos pensar se tem uma equipe para cortar e realizar a limpeza e remoção total demora um dia então são centenas de árvores podres, canteiros com mato, ruas e terrenos abandonados com lixo e causa da dengue serão meses, anos, décadas até lá estas árvores estragam calçadas muros entopem calhas com suas folhas e provocam até acidentes de tráfego. Quando instalam um sinalizador não verificam a visibilidade vertical e horizontal do elemento instalado ? quem foi o engenheiro de tráfego que assinou o projeto ?
 
carlos alberto catalani em 28/11/2013 09:46:43
Responsabilizar a árvore é a forma mais cômoda de isentar responsabilidades dos condutores, do poder público e representantes do povo. Isso é retrocesso! Vamos ter que relembrar a todo tempo: o nosso lema positivista é Ordem e progresso!!! A saída é investimento forte em educação brasileira.
 
ingrid vianna em 28/11/2013 09:41:25
Não é o cruzamento que está perigoso e nem a árvore que atrapalha.
Não não eles que estão na direção do carro.
 
Francis P. Lucas em 28/11/2013 09:20:38
Outro grave problema que vem enfrentando essa orla morena, a negligência de se estacionar na ESQUERDA, não existe sinalização permitindo isso e de repente aparece um carro estacionado a sua esquerda, isso é passível de multa e remoção do veiculo, mas nossas autoridades de trânsito não fazem questão de aplicar a lei, pois ira dar muito trabalho a eles.
 
GIANNA OLIVIA em 28/11/2013 09:19:08
culpar a arvore que com certeza já estava ali quando foi colocado o semáforo e fácil...
então se e um cruzamento tem que reduzir e prestar a atenção...
eu acredito que se mudar o semáforo de lado vai resolver um pouco do problema, mas a correta sinalização só vai funcionar se nos condutores tivermos consciência
ta dado o recado.
 
JO CALAURO em 28/11/2013 08:42:21
Moro na rua santos dumont e passo todos os dias nesse cruzamento, o problema nao é arvore e sim os motoristas que parecem nao enxergar o semaforo e tb nao saberem os significados das cores do mesmo.
 
irani prado em 28/11/2013 08:07:08
A arvore nem deveria ser citada, a culpa é da falta de educação dos pessimos condutores da cidade, a grande maioria ao ver o semaforo no amarelo ao invés de começar a frear passa a acelerar e acabam na maioria das vezes passando o sinal vermelho. A ausencia total de fiscalização contribui para esses absurdos que cometem. O policiamento a pé de transito que foi extinto não sabemos porque, deveria ser retomado. A simples presença do agente da autoridade de transito inibiria os avanços de sinal tristemente frequentes aqui ma cidade. Todas as grandes cidades do País tem policiamento ostensivo de transito a pé, aqui não existe, a cidade fica as moscas e os amarelinhos ficam escondidos ferrando pelas costas o que não ajuda nada, a não ser os cofres para a vala da corrupção.
 
Horlando P. de Mattos em 28/11/2013 07:56:47
Pepe Alvarez: quer dizer que se no cruzamento da Afonso Pena com a 14 tivesse uma árvore na esquina, se colocassem um semáforo seria erro de engenharia? Erro de engenharia seria deixar sem semáforo. Queria o que então? Que fechasse essa rua pra ninguém passar e preservar a árvore? Corta logo essa e planta mais 50 no meio das quadras adjacentes.
 
Paulo Medeiros em 28/11/2013 07:46:27
A culpa não eh da arvore. Eh da "engenharia" de tráfego que pôs o semáforo la...
 
Pepe Alvarez em 28/11/2013 07:18:07
esses acidentes ali existentes são decorrente de motoristas feitos nas coxas
 
eraldo a bento em 28/11/2013 07:11:29
Passo pelo cruzamento todos os dias e não vejo como a árvore pode ter culpa no numero de acidentes que ali ocorrem, sendo assim como explicar os acidentes que ocorrem todos os dias em locais onde não existem nem gramado. O que existe na realidade é a grande falta de educação por parte dos motoristas que insistem em andar sempre acima da velocidade permitida, pois se ando por ali e sei que naquele cruzamento tem um semáforo então por qual razão vou andar em alta velocidade e me arriscar a provocar uma colisão? Só se for muito burro ou muito ignorante. A árvore não tem culpa alguma, somente cumpre a sua função, crescer e prover uma boa sombra. Depois de podada a árvore vão dizer que a culpa será do sol que esta muito forte e pedirão para diminuir a sua intensidade ou apagá-lo.
 
samir carvalho em 27/11/2013 20:12:31
A arvore eh a culpada dos acidentes??? Essa eh boa, botar a culpa na coitada da arvore! Culpado sao os "barbeiros" e bebados.
 
Jose Goncalves Ferreira em 27/11/2013 19:46:33
como as pessoas são bem incompetentes mesmo...querem colocar a culpa na arvore, sendo que do lado direito na coluna que sustem o semáforo tem um segundo semáforo..é só olhar ali, que fica aproximadamente a 2 metros de altura. à árvore leva a culpa pelo excesso de velocidade, desatenção, por estar ao celular, etc...
 
leonardo rosa dos santos em 27/11/2013 18:46:00
Olha semaforos da cidade sao todos pessimos, pra começar se voce para certo tem que tirar a cabeça para fora para ver o semaforo que fica bem em cima do carro. isso quando nao esta queimado......
 
mario da silva em 27/11/2013 18:32:51
Parabéns pela reportagem esse local precisa de ajuda pois ali toda a semana sempre vejo acidentes por ali, passo todos os dias por ali e sei da luta dos moradores para manter a orla legal e cenas assim não podem se repetir. Tem pedir mais sinalização nesses locais e podas das árvores. Ricardo da Orla chama o prefeito para resolver isso pois secretário não dá conta.
 
Edgar Botelho em 27/11/2013 18:19:16
É a pura verdade esse cruzamento está cada mais perigoso e a prefeitura não ajuda deixando de fazer a poda das árvores. Esse presidente da orla vive pedindo para a prefeitura e nada até agora, coitado as pessoas reclamam demais sobre tudo ali para ele e ele sempre dá um jeito de resolver. Vamos esperar a prefeitura tomar vergonha e atender o nosso pedido é questão de urgência.
 
André Soriano em 27/11/2013 18:07:47
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions