A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

26/11/2012 08:47

Com mais 25 ônibus, transporte reforça linhas dos terminais

Paula Maciulevicius
Trad diz que ao contrário de outras cidades que vão receber a Copa, Campo Grande está pronta para atender aos turistas na mobilidade urbana. (Foto: Simão Nogueira)Trad diz que ao contrário de outras cidades que vão receber a Copa, Campo Grande está pronta para atender aos turistas na mobilidade urbana. (Foto: Simão Nogueira)

Começou nesta segunda-feira a circulação de 25 novos ônibus no transporte coletivo de Campo Grande. Cinco deles são articulados, que vão suprir a demanda das linhas entre os terminais Guaicurus e General Osório; Aero Rancho e General Osório; Nova Bahia e Bandeirantes; Bandeirantes ao Morenão, e finalizando, no General Osório.

Veja Mais
Novo sistema do transporte coletivo começa nesta segunda
Prefeito assina ordem de serviço com empresa de limpeza e transporte coletivo

Também na manhã de hoje, entrou em funcionamento a nova operação do sistema de transporte coletivo, explorado pelos próximos 20 anos pelo consórcio Guaicuru, composto por quatro das cinco empresas que já atuavam na Capital.

A empresa Serrana, que ficou de fora do consórcio, tirou de circulação cerca de 80 ônibus nesta madrugada. O prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), que acompanhou o início do novo sistema, disse que a população não será prejudicada. “A parte operacional é de responsabilidade da vencedora da licitação. Tem que ter ônibus servindo nas linhas que a Serrana fazia". O prefeito disse que essas linhas serão assumidas pelas outras empresas, que também garantiram trabalho aos ex-funcionários da Serrana.

Para dar início ao novo sistema, o prefeito andou em um dos cinco novos ônibus articulados, no Terminal das Moreninhas até o Guaicurus, na manhã desta segunda-feira.

“O que a gente quer é serviço de qualidade para a população. Hoje entram 25 novos ônibus de acordo com o contrato e temos um ano para cumprir e chegar a 600 carros. É dotar mais ônibus para diminuir a superlotação e com isso fazer com que tenha mobilidade, mais rapidez, segurança e conforto”, ressaltou o prefeito.

Novos ônibus estão nas cores branco e vermelho e ainda com ipês desenhados. (Foto: Simão Nogueira)Novos ônibus estão nas cores branco e vermelho e ainda com ipês desenhados. (Foto: Simão Nogueira)

No dia 12 de dezembro, outros 12 veículos também serão acrescidos à frota. Parte deles articulados e o restante convencional. “Com todos esse aparato, Campo Grande está pronta para poder receber o turista que vier conhecer a cidade, o Aquário do Pantanal quando estiver pronto", exemplificou. "Nós, ao contrário de outras cidades, preparamos a mobilidade urbana, enquanto as outras estão presas aos estádios”,  afirmou Trad.

Tecnologia – Os novos ônibus estão nas cores branca e vermelha e passam a fazer a propaganda de Campo Grande “A Capital dos Ipês” com ipês coloridos desenhados, que também podem ser vistos durante a noite, por serem refletivos.

Por dentro, a tecnologia garante acesso à internet. O usuário também terá climatizador e câmeras que fogem das já existentes. O conjunto vai gravar a entrada e saída dos passageiros e será possível ver como está o fluxo de movimento.

Além das câmeras de segurança, a nova frota está equipada com GPS (Sistema de Localização por Satélite) e vão percorrer a cidade com um tamanho maior. Os convencionais com 13,2m e os articulados com 20m.

Por um aplicativo no celular, os usuários também vão poder acompanhar o horário que os coletivos estarão nos pontos, por meio da internet, pelo computador ou celular, como já existe em grandes cidades.

A acessibilidade foi levada em conta para esta nova frota e o sistema que passa a explorar o transporte público atendeu aos pedidos dos cadeirantes. Foi colocado um cinto de segurança melhor e mais reforçado.

Os novos ônibus são de uma tecnologia nova, a Euro 5, que promete uma menor emissão de poluentes em relação aos convencionais.

João Rezende fala que próximas etapas de contrato incluem além da renovação da frota, criação de centro de monitoramento. (Foto: Simão Nogueira)João Rezende fala que próximas etapas de contrato incluem além da renovação da frota, criação de centro de monitoramento. (Foto: Simão Nogueira)

Linhas – Os novos ônibus convencionais vão aumentar a frota nas linhas Expresso Aero Rancho (083), Aero Racho – Shopping (082), Júlio de Castilho – UCDB (074), Jardim Carioca (421) e Dom Antônio Barbosa (319).

A Agetran (Agência Municipal de Trânsito) vai ainda estudar o fluxo de movimento de outras linhas para complementar a frota que deve chegar a 600 ônibus até julho.

“Na Júlio de Castilho por exemplo, vamos tirar o 85, articulado, que passa a cada 11 minutos e aumentar os convencionais, passando a cada cinco minutos, o que reduz o tempo de espera. É um dos estudos que está sendo feito”, explicou o diretor do Departamento Operacional da Agetran, Luiz Carlos Alencar.

Para o diretor do consórcio Guaicuru, João Rezende, o reforço na frota melhora de imediato o serviço. “Isso é um avanço, mas o usuário espera mais que isso com a chegada dos corredores que vão permitir uma viagem mais rápida”, ressaltou.

Rezende explicou que ao longo de todo contrato etapas serão estabelecidas, além da renovação de frota, será implantado um centro operacional. “Um ambiente com monitores onde se observa o fluxo de ônibus em tempo real”, completou.

Corredores – Com os R$ 180 milhões do PAC para Mobilidade Urbana, também está prevista a implantação de 50 quilômetros de corredor exclusivo para ônibus. O diretor de Transportes da Agetran, Lúcio Barros explica que além de sinalização própria que será cronometrada para os coletivos, a faixa exclusiva vai ligar os terminais Aero Rancho, Bandeirantes, General Osório e Nova Bahia.

“Só vai entrar ônibus e isso reduz o tempo de viagem de 30 a 40%. Se você sair de carro do Aero Rancho até o General Osório, o ônibus chegará primeiro”, compara.

Com a verba do PAC, serão reformados os terminais, com prioridade para o Nova Bahia, que a partir de abril deve receber maior fluxo de usuários com a inauguração do novo shopping.

Prefeito assina ordem de serviço com empresa de limpeza e transporte coletivo
O Prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) assina nesta quarta-feira (14) duas ordens de serviços com concessionárias da limpeza e do transporte coletivo. À...
Consulta a horário de transporte coletivo poderá ser feito por celular
O sistema municipal de transporte coletivo passa a contar com mais um recurso tecnológico hoje. Em solenidade marcada para as 14h30, na sede do Ismac...



parabens aos governantes de campo grande que esta sempre trabalhando por campo grande tenho orgulho de ser campo grandence
 
Lucas Medina em 30/11/2012 10:46:25
EU FUI FUNCIONARIO DA SERRANA 14 ANOS E ATÉ AGORA NÃO RECEBI UM CENTAVO DE DIREITOS TRABALHISTA,,ONDE ESTÃO NOSSAS GARANTIAS SENHOR PREFEITO AFINAL..AFINAL ISSO AÍ É UMA CONSEÇÃO..
 
neiva rodrigues da silva em 29/11/2012 20:55:15
Nossa pessoinhas achei que os ônibus eram todos novos mas me enganei:((
fiquei toda animada por ter ônibus novos na linha do 519 mas quando entrei tive uma tremenda decepção era um carro apenas pintado que tenso;´(
 
thaynara pereira em 28/11/2012 10:16:57
Nossa! Que presente otimo. Não vejo a hora de ir pro trabalho de onibus :) Obrigado Nelsinho
 
Thiago Brites em 27/11/2012 11:13:16
OS FUNCIONARIOS DA SERRANA QUE FORAM PRA OUTRA EMPRESA, NAO RECEBERAM SEUS DIREITOS, MUITOS COM 14 ANOS DE EMPRESA, E OS QUE NAO FORAM TAMBEM NAO RECEBERAM. ESTAO TRABALHANDO ATE 9 HORAS POR DIA. A EMPRESA NOVA PERTENCE AO MESMO DONO DA SERRANA, E AINDA SO TEM CARRO VELHO, O SINDICATO APOIA TUDO ISSO. SERRANA NAO TINHA BONS ANTECEDENTES, E O PREFEITO SABIA, ENTAO PORQUE ACEITOU QUE O MESMO DONO ENTRASSE COM OUTRA EMPRESA?
 
ANTONIO M. DA SILVA em 27/11/2012 02:31:10
É tão novo que no dia 26/11/12 as 18:00 hs uns dos novos estava quebrado em frente da uniderp atrapalhando o transito local, esses empresarios acham que povo é otários, todos sabem que estes onibus é pintado com as novas cores, pois todos é sucatas.
 
Felipe Salinas em 26/11/2012 23:00:59
ai pessoal nao sejam besta pq nenhum desses onibus convencionais sao novos vieram de sao paulo concerteza de alguma empresa que faliu por la e so presta atencao que os "novos" sao velhos tudo amasado nas laterais esse consorcio nd mais passa do que a viacao cidade morena que mandava em tudo presten mais atencao
 
erick silva em 26/11/2012 19:42:08
Já que vão aumentar a frota poderiam colocar um linha que cruze o bairro Vespasiano Martins com o bairro D. Antonio Barbosa . Muitas pessoas são obrigadas a caminhar até o outro bairro para pegar o ônibus faça chuva ou sol!!
 
Angelica Farias Barbosa em 26/11/2012 19:36:59
Não entendi!!!! Sairam 80 e entraram 25???
Onde está a vantagem????

 
Olavo Nunes em 26/11/2012 18:19:56
Pois é não fui o único a perceber que esses ônibus são usados, outra coisa sempre muito errada, põe ônibus um pouco mais novos nas linhas de terminais para terminais e nos bairros???
Aqui na região do Marcos Roberto, Nhanhá, Nova Esperança, usamos um micro a pelo menos 8 anos, já velho, vive lotado de manhã e final da tarde, sempre quebra, outro dia pegou fogo no painel, nada confortável, hiper barulhento, será que não é necessário um carro mais novo, grande que não nos deixe andar feito sardinha em lata, Ô Agetran, Ô Assetur, também precisamos de ônibus aqui tá!!!!
Linha 121 Marcos Roberto.
 
Oswaldo Ferreira em 26/11/2012 17:05:40
WI-FI no onibus!!!!!!Meu deus agora vale a pena pagar esse preço que infelizmente vai aumentar depois do aumento na frota.
 
Gleyson Araujo em 26/11/2012 15:20:43
OLA SEU PREFEITO, POR FAVOR COLOCA MAIS ONIBUS NA LINHA 051, POIS TODOS OS DIAS EU FICO DE 30 A 40 MINUTOS NO PONTO, NÃO AGUENTO MAIS ISSO, CONTO COM SUA ATENCÃO ATT, QUEZIA.
 
Quezia Chaves Alencar em 26/11/2012 14:38:40
Meus parabéns sr. João Rezende e sr. Nelson Trad (prefeito), são realmentes ótimos ônibus, mas vocês sabiam que quem trabalha no Pólo Industrial Norte (saída para Cuiabá) e necessita do transporte coletivo "" não podem chegar após às 07:01 hs "" no terminal Nova Bahia, pois perdem o último ônibus que faz aquela linha ? ou vc chega cedo no terminal ou chega atrasado no trabalho.
 
Cláudio D. Néto em 26/11/2012 14:38:32
eu achei muiito legal o investimento que esta sendo feito, espero que tenhamos um transiporte publico de qualidade realmente.
 
Noélio Chendes em 26/11/2012 12:49:19
Novos mesmo só uma meia dúzia de ônibus, os outros só receberam pintura nova. Pintura nova e horrorosa, vale a pena mencionar.
 
Murilo Delmondes em 26/11/2012 12:14:33
parabéns pela aquisiçao de novos onibus mas precisava tirar 80 e por só 25?? nao ta errada esta conta??
 
Taise Kammler em 26/11/2012 12:09:52
Como fica para os moradores do Jardim Noroeste....o ônibus que faz a linha Leon D. Conte esta passando atrasado...
 
jeane cintra em 26/11/2012 11:21:56
Todos os novos ônibus tem ar condicionado?
 
Helen Rangel em 26/11/2012 11:18:30
Tá agora vai gustar 10zão para andar de ônibus em Campo Grande...
 
Junior Araújo em 26/11/2012 11:15:27
agora o vale transporte vai para 5 reais
 
wellyngton lima em 26/11/2012 11:09:35
Sempre tem gente reclamando, se o ônibus é velho se é novo, vamos tentar melhorar o transporte público , para deixarmos os carros em casa, o transito agradece.
 
Marcos melare em 26/11/2012 10:41:11
Os novos ônibus são bonitos mais eu não acho certo esses novos ônibus irem só para essas linhas e as linhas dos bairros ficarem com ônibus velhos os que mais precisa são os dos bairros que são super lotados e sempre estão estragando.......
 
Thaynara Pereira em 26/11/2012 10:39:21
O sistema de transporte não deve ser "pensado" para "quem depende do transporte coletivo"...e sim para incentivar a todos para sua utilização!!!
 
laercio souza em 26/11/2012 10:36:37
hj no meu bairro passou um onibus atras do outro, muito bom, nao tivemos que ficar esperando, porem o onibus era muito velho por dentro, so a pintrura estava nova...mas melhor assim do que ficar horas esperando...so espero q o preço da passagem nao aumente tambem ne.
 
Barbara Lario em 26/11/2012 10:23:21
QUE LEGAL...ELES COLOCAM VINTE E CINCO E TIRAM OITENTA,E AINDA DIZEM QUE NÃO IRÃO FAZER FALTA SENDO QUE A MUITO TEMPO JÁ ESTÁ UM CAOS ESSES TRANSPORTES PÚBLICOS,COITADO DOS TRABALHADORES,PAGADORES DE IMPOSTOS ABSURDOS, CIDADÃOS QUE DEPENDEM DOS COLETIVOS PARA GANHAREM O PÃO DE CADA DIA.
 
ana paula sousa ribas em 26/11/2012 10:17:54
o que a assetur faz é encher a cidade de mais ônibus (velho) muitos barulhentos, e os motoristas?, cada vez mais estressados com esses "horários " malucos que a assetur impõe, há quase 1 ano passo por um problema de horário de ônibus na saída da UCDB, meus filhos saem 22:35 da sala, o último horário do 074, é 22:40?, ou sem antes de acabar a aula ou perde.
 
julio andrade em 26/11/2012 09:39:55
Fico feliz demais com essas aquisições.

Mas não deveria ter cinto de segurança esses ônibus?

 
gabriel lescano em 26/11/2012 09:36:00
Agora vão subir o valor do VT para 5,00,kkkkkkkkkkkkkkkk
 
Fabiana Rocha em 26/11/2012 09:16:50
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions