A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

08/06/2011 15:32

Contran proíbe instalação de faróis de xênon nos veículos do país

Agência Brasil

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proibiu a instalação de faróis de xênon (que utilizam gás xenônio) em todo o país.

A resolução já foi publicada no Diário Oficial da União e foi adotada, segundo o Contran, por uma questão de segurança.

A potência das lâmpadas de xênon é três vezes superior a dos faróis normais, podendo ofuscar a visão dos motoristas que trafegam em sentido contrário.

A resolução autoriza a substituição dos faróis de xênon pelo sistema normal de iluminação nos veículos que vem com o equipamento mais potente de fábrica.

O dispositivo chegou a ser proibido pelo Contran em 2009, mas foi liberado após regulamentação que estabeleceu limites de intensidade de luz.

Mais potente e com facho de luz em tom azulado, o farol de xênon é comum nos veículos importados mais caros e virou moda entre adeptos do tuning (personalização radical de carros).

Quem insistir no uso desse tipo de farol, se flagrado pela fiscalização, receberá multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.




A lei existe o que falta e fiscalização.Hoje descendo a serra de Marica no RJ vi uns 5 carros descendo com um xenon violento.Não vi um palmo a minha frente.E se um play boy pega um cara em uma curva com um farol desce tira o cara da pista facil facil.Todo tem os mesmos direitos.Mas o seu acaba onde começa o meu.
 
ROGERIO VIDAL FILHO em 27/04/2012 08:19:56
Eu acho um absurdo essa lei, na parte de não poder mais legalizar. Como já foi dito acima, as estradas estão cada vez piores, as sinalizações precárias, todos os dias alguém morre vítima de um bêbado na direção de um veículo e eles vêm encrencar com o xenon nos carros. Aposto que todas as pessoas que são a favor da proibição, ou nunca tiveram xenon em seus carros, ou só viram os 8k para cima, esses sim não iluminam nada, já os 4.3k e o 6k, fazem muita diferença tanto na estrada, quanto na cidade na hora de desviar de um buraco ou até mesmo de uma pessoa. Ao invés de proibir de vez, deveriam forçar todos a regular e legalizar seus faróis, mas como já vimos em muitos outros assuntos, eles preferem proibir e ganhar dinheiro com isso do que fazer o correto.
 
Paulo Henrique em 21/06/2011 11:58:02
Eu acho super certo a proibição. Realmente atrapalha e muito a visão, até mesmo durante o dia alguns andam com o xenon ligado e assim conseguem atrapalhar. E não é só apagar que os policiais não vão ver,como o Leandro menciona, pois meu irmão tem xenon sem legalizar e o policial multou ele as 16:00 da tarde e encheu o bolso do governo mais um pouco com tamanha rebeldade. Apesar que, acho não ser justo os de fábrica poderem usar, se não pode equipar um carro antigo os de fábrica tbm não podem, se a lei é para um tem que ser para todos. O erro está aí, só os que podem tem esse direito e nós de classe baixa? Como fica? é descriminação? Isso eu não concordo, mas pra mim a proibição do xenon foi bem vindo. Os caminhões tbm atrapalham a visão como cita o Lindomar, porém os mesmos são feitos para trabalhar e não são uma mordomia e eles são altos por isso atrapalham. O xenon é equipamento que atrapalha e não adianta questionarem o contrário e tentarem defender o uso do mesmo. Xenon mata no trânsito sim principalmente nas rodovias chamadar BR.
 
Gisele Curitiba em 15/06/2011 09:21:25
Proibições que se faz aos cidadãos que trabalham e pagam seus impostos, vindas de um governo (contran) ipócrita que sempre pune os cidadãos de bem, tenho toda certeza que se causa milhares de acidentes por buracos nas estradas e por falta de sinalização adequada, tambem nunca ouvi falar de acidentes causados por luzes xênon, viajo muito inclusive a noite e os buracos e falta de sinalização me atrapalhão muito mais do que os farois xênon que vem em sentido contrario, atropelei um estep de caminhão com aro e tudo a 100 km / h, imagina o estrago, não capotei de sorte, se na época tivesse farois xênon acredito que teria um campo de visão com mais profundidade. Quer proibição mais fora da realidade do que proibir um cidadão a portar uma arma de fogo, o que melhorou em relação aos assaltos e omicidios, nada. o carro em si e pior que uma arma de fogo se não tiver bom sensso.
 
Dagoberto Bentzviller em 12/06/2011 06:39:11
Proibido é mais gostoso não é? quando agente ver a policia agente desliga!!! e alem de mais são so cinco pontos!!! e eles querem so arrecadar em multas, nunca ouvi falar em acidente causado por xenon.
 
Leandro Paraná em 10/06/2011 09:17:53
Não concordo com a Resolução do CONTRAN. Se o xenon é prejudicial à visão do motorista quem vem em sentido contrário, porque é permitido, então, aos carros que vem de fábrica????? Não me venham com regulagem. O fato é que, com regulagem ou sem, não deixará de ser xenon. Logo, vindo de fábrica, também prejudicará a visão do veículo contrário. Preocupem-se com as condições adequadas das estradas para que os nossos veículos sofram o mínimo possível com buracos, falta de sinalização, falta de pavimentação....
 
GERALDO CARNEIRO FILHO em 10/06/2011 06:47:54
nada haver não pode proibir as carretas tem os farois super fortes ninguem reclama
 
lindomar da s santos em 09/06/2011 12:46:20
Realmentes esses faróis adaptados são um perigo para quem vem de encontro a noite. Mas não adianta proibir não vai haver fiscalização suficiente, acontece imprudências muito mais graves nas estradas que passam impunes.
 
Nilson Andre dos Santos em 09/06/2011 09:52:22
Parabéns pela resolução,mas no proprio CTB há um art. que veículo importandos deve obedecer as normas de circulação do país se esta em desacordo devem se enquadrar no sistema do país. Mas mesmo antes desta resolução PRF já vinha aplicando as multa refernte aos farois xenon, só aplicando o art. 233 e 230 incisos X,XII,XII. Tudo isso já esta no CTB basta achar os art. adequado.
 
Felipe Salinas em 09/06/2011 09:38:42
Até concordo com a proibição do uso desse tipo de farol, pois realmente ele atrapalha bastante a visão. Só que, deviam ter proibido antes de sair da fábrica, agora o correto é o (CONTRAN) pagar pela troca dos faróis...pq é um absurdo cobrar isso de quem já adquiriu o carro com farol de xênon.
 
Rosangela Carvalho em 09/06/2011 09:17:23
Hoje acebei lendo e ouvindo muito sobre o assunto.
Uma pergunta:
ALGUEM SABE OU JÁ OUVIU FALAR DE ALGUM ACIDENTE CAUSADO POR CAUSA DO USO IRREGULAR OU OFUSCANTE NO SENTIDO CONTRÁRIO?

Não existe respostas para isso, o único motivo é a arrecadação que o governo está deixando de receber pelos Kits instalados não pagarem as taxas de importação, ICMS e outros mais.

É muito mais fácil lascar uma multa em um Cidadão honesto que dirige com a gasolina mais cara do mundo e que com certeza irá pagar a dita multa ou irá acatar a tal decisão, para não ficar sem seu patrimônio adquirido honestamente, sem corrupção ou propina.
Quero saber o seguinte, os carros dos Deputados e ladrões do poder, eles também irão retirar o kit xenon. Pois desde sempre eles estava abaixo da lei, quando insulfilm era proibido escuro eles usavam G5.

A lei é pra todos, somos todos cidadão, com direitos iguais garantido na constituição.
Essa lei é discriminatória e por isso é considerada inconstitucional.
O brasileiro precisa estudar mais, se informar e saber seus direitos e exigir mais.
 
Neilson D. M. Castro em 09/06/2011 07:02:45
Concordo com o Dellano... eles estao preocupados com o farol dos carros, e nao estao nem ai pras condiçoes das ruas.. porque o contran nao se preocupa com os burracos que atrapalham os motoristas, com a falta de sinalizaçao e pavimentaçao dos bairros, semafaros, faixas de pedestres, falta de placas, etc,.. tudo isso incomoda os motoristas e ninguem liga.. agora um farol, q pode ser regulado pra resolver o problema tem q ter até lei.. fala serio .. cansei de passar por gente sem noçao q usa farois normais mais anda com luz alta atrapalha do mesmo jeito.. meu visinho tem uma f-250 (bem alta) usa xenon 10k (muito forte) eu de moto passo por ele e a luz dele naum atrapalha em nada.. é bem regulada..!!
muita gente com voltade de ter um xenon com pra o bico de luz ''super branco'' e anda com a luz alta pra parecer xenon..agente para nos semafaros e repara no painel das motos e dos carros .. varios com luz alta ligada e o farol branco.. isso sim atrapalha..!!

Brasil: gente sem noçao criando leis para gente sem respeito!!
 
Lucas Rafael em 09/06/2011 01:10:04
Essa proibição veio em boa hora para evitar que aconteça acidentes nas estradas.
 
LINDOMAR DE LIMA em 08/06/2011 07:56:22
Barabens a quem proibiu, viajo bastante pelo estado e normalmente quem utiliza destes farois nao costuma baixar a luz ou regular os mesmos, assim ofusca muito a visao de quem esta em mao contraria atrapalhando totalmente a direcao do veiculo principamente em curvas!
 
wanilton macedo em 08/06/2011 06:57:16
Realmente é fundamental impedir o xenon, deve esta matando tanto no trânsito de vias e rodovias. Mas motoristas que dirigem de acordo com as regras do Contran, sefam vidas inocentes e só tem 7 pontos na CNH, é o fim da luz de xenon no fim da rua e da estrada mesmo.
 
Antonio Pereira em 08/06/2011 06:49:09
Acredito que veículos que vem de fábrica com os faróis devem ser respeitados. Pois, o sistema de iluminação foi desenvolvido com dispositivos de níveis automáticos de regulagem para evitar que atinja visão de condutores de veículos contrário. Ao contrário das lâmpadas instaladas em veículos sem o dispositivos adequados e com intensidade inadequada.
Além do mais tem muitos motoristas que trafegam nas estradas e em área urbana com faróis altos ou completamente desregulados, possivelmente causada por cargas na trazeira sem a devida regulagem. E a fiscalização nada fazem com este desrespeito a legislação.
 
Lucio Hisashi Tokikawa em 08/06/2011 06:41:51
Não adianta o Contran proibir, se as autoridades não fazem cumprir depois. Vide caso da parafernália sonora poluente, artigos 228 e 229. Meu ouvido é estuprado todos os dias, e nada acontece!
 
Mário Márcio Cabreira em 08/06/2011 06:05:46
se preocupam com mínimas coisas !
enquanto tem muito ministro enriquecendo ilicitamente , ninguem toma nenhum tipo de atitude !
o q acontece com carros q tem esse equipamento como opcional de fábrica, já que modelos mais simples ñ sairão com o equipamento?
quer dizer que a gente paga um absurdo por impostos enquanto a gente ñ é digno nem de uma rua bem pavimentada?

autoridades deviam rever á respeito e se importar com coisas bem mais importantes !
Usa quem quer , paga quem pode .... Deveria ser assim!
 
dellano araujo em 08/06/2011 06:02:35
Isso está totalmente errado. Quem vai pagar a despesa para trocar o sistema de iluminação dos carros que vem de fabrica com o xenon ??? ao invés de proibir, eles deveriam obrigar a todos os carros a utilizar essa tecnologia não existe nada melhor para viagem noturnas. quero saber quem irá pagar a conta, eu não vou pagar.
 
William Saad em 08/06/2011 05:15:17
Pàrabens ao Contran. Não tem utilidade alguma tal lampada. So serve pra ofuscar o condutor do veiculo contrario.
 
Jose Roberto em 08/06/2011 04:33:47
O Contran demorou muito para fazer esta proibição já faz alguns anos que este tipo de farol esta sendo comercializado. Bem antes tarde do que nunca.
 
angelo marques silva em 08/06/2011 03:56:57
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions