A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

15/06/2012 23:37

Detran aposta em anjos na balada para mudar comportamento de jovens

Nicholas Vasconcelos

Anjos da Night tentam lembrar motoristas que álcool e direção não combinam.

Atores vestidos de anjo abordam motoristas na porta da festa junina da Anhanguera Uniderp. (Foto: Rodrigo Pazinato)Atores vestidos de anjo abordam motoristas na porta da festa junina da Anhanguera Uniderp. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Jovens motoristas são o alvo dos anjos do Detran. (Foto: Rodrigo Pazinato)Jovens motoristas são o alvo dos anjos do Detran. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Combater a combinação álcool e direção com educação é a estratégia adotada pelo Detran/MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) para reduzir o número de mortes e acidentes de trânsito em Campo Grande. Nesta sexta-feira (15) a ação “Anjos da Night” foi levada para a entrada da festa junina da Anhanguera/Uniderp para reforçar que bebida e direção devem ficar afastadas.

Dados do Detran/MS revelam que só no mês de maio a Capital de Mato Grosso do Sul registrou 18 mil infrações de trânsito, 40% dessas ligadas ao excesso de velocidade e principalmente na avenida Afonso Pena, onde três morreram nas duas últimas semanas.

“O maior desafio é mudar a cultura, os valores dos motoristas. Nós investimos na educação de trânsito desde cedo, mas é preciso que o motorista recém saído do centro de formação continue com comportamento seguro”, afirma Elizabeth Félix, diretora de Educação e Habilitação de Trânsito do Detran.

Segundo Elizabeth, a maior parte dos envolvidos nos acidentes é formada por aqueles que já deixam a habilitação provisória e estão com a habilitação há no máximo cinco anos. No grupo dos motoristas que têm a CNH provisória, o índice dos que se envolvem em acidentes é de 6%. Entre um e cinco anos esse índice sobe para 26% dos envolvidos.

Elizabeth Félix alerta que motoristas têm de continuar com comportamento seguro. (Foto: Rodrigo Pazinato)Elizabeth Félix alerta que motoristas têm de continuar com comportamento seguro. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Entre os jovens abordados pelos atores vestidos de anjos, todos dizem não beber depois de dirigir e apoiar a iniciativa.

“Tem que ter controle, tem muito acidente com motociclista e quem dirige tem que ter consciência de que não pode beber porque vai dar errado”, afirma o motociclista Everton Juliano, de 19 anos. É na faixa etária e no meio de transporte dele em que estão 4 das 5 vítimas fatais do trânsito da Capital no mês de maio.

Com a frase “Sua vida é a melhor balada”, os anjos tentam convencer os motoristas que a melhor saída depois da festa é voltar para casa de táxi, eleger o motorista da rodada que não vai beber ou mesmo voltar de carona.

O representante comercial Francisco Ávila, de 54 anos, levou a filha universitária para a festa junina e defende a iniciativa. “Isso é muito bom, tem de ser incentivado para evitar esses acidentes”, declarou.

Entre os jovens motoristas na porta da balada também há que cobre maior fiscalização por parte do poder público. “Resolve pouco, mas acho que pelo menos é uma iniciativa pra tentar mudar”, aponta a estudante Marcela Leal, de 22 anos.

A próxima ação dos “Anjos da Night” é neste sábado (16) na entrada da festa junina da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).




Cara, essas anjas vão ser é cantadas pelos motorista que estão na balada, fala sério, por favor uasem o nosso dinheiro com ideias mais eficiente! Porque não falar mais de transito nas escolas, afinal é de pequeno que se torce o pepino, melhore o salario dos professores!!! Eu não sou professora e nem quero ser, porque hoje em dia professor e aquilo que gato enterra são a mesma coisa pro governo!!!
 
sonia azambuja em 16/06/2012 12:58:19
Estão pagando para os atores??
Pois veja bem, se estiver pagando para os "anjos da night", o que estão fazendo os agentes de trânsito que já recebem para fazer o dever deles.
O administrador brasileiro já não vê mais onde gastar dinheiro público, isso é uma vergonhaaaa!
 
Wellington Sampaio em 16/06/2012 12:00:00
Anjos tem outras funçoes estes assassinos e suicidas do transito que se embreagam e dirigem ou piloto,precisam de duas coisas simples multa pesada e cadeia.
 
luiz otavio barros da cruz em 16/06/2012 10:07:26
bom não custa nada tentar, mas os jovens tem de querer também.. conciencia é o que vai prevalecer... (deles).
 
Edson Fontoura em 16/06/2012 09:33:46
ISSO AÍ!
TALVEZ DE CADA 100 PESSOAS ABORDADAS E ORIENTADAS SOBRE O CONSUMO DE ÁLCOOL, DROGAS... ETC JUNTAMENTE COM A DIREÇAO VEICULAR, PELO MENOS 10 DELAS SE TORNEM CONSCIENTES E NAO FAÇAM ESSA MISTURA ENCAPETADEMONIADA.
CRUZESSSSSSS!!!!!!!!!
 
JUMO PEREIRA em 16/06/2012 09:28:38
Parabéns, muito boa a iniciativa. Agora, será que sobrou algum "anjinho" até o final da festa? Cada uma mais bela que a outra!!!
 
CLAUDIO MOREIRA em 16/06/2012 09:25:38
Álcool é condenado por Deus?
E o vinho?
 
Pasquale em 16/06/2012 09:21:57
Ótima iniciativa do DETRAN/MS. Mas quem junto a ela, quando necessário, esteja também o rigor máximo da lei. Fernando - SGT PM 14º BPMRv
 
Fernando Silva em 16/06/2012 09:21:02
ELIZABET, DEUS QUE TE ABENÇOE, DÊ MUITISSIMA IDEIA E SABEDORIA, PARA ENCAMINHAR OS DESENCAMINHADOS, PARA OS CAMINHO DE DEUS, E A EXCLUSÃO DO ALCOOL, CIGARRO, DROGAS, SÃO CONDENADOS POR DEUS, AGORA PRECISA QUE AS IGREJAS, VÃO AS RUAS, PARA ORIENTAR SOBRE ESSES PRODUTOS, PORTA DAS DROGAS ILÍCITAS, PORTA DO INFERNO, INFELIZMENTE, ESSES PRODUTOS NÃO PODERIAM MAIS SER FABRICADOS, E MAIS INFORMAÇÃO DEUS
 
pedro braga em 16/06/2012 09:05:31
Parabens ! Muito Boa a Iniciativa. Atitudes Dessa Natureza Vai Conscientizar , aos poucos , Todos Que Usam o Transito. É Pouco ? Sim. É Pouco. Mas Mostra Que Sabemos o Que Fazer ,De Como Fazer. Mas Essas Campanhas Não Pode Ser Apenas Agora Devido a Estes Tantos de Acidentes Que Aconteceram nesses Ultimos Dias. As Autoridades Tem Que Trabalhar. São Eles os Principais Responsaveis Pra Melhorar Tudo.
 
Gildo Oliveira em 16/06/2012 08:42:05
Tudo que se faz para evitar acidentes com morte prematura dos jovens é excelente, louvavel a idéia.
Sempre defendo a opinião de que sejam quais forem as iniciativas para formação das pessoas, paralelamente devem ser iniciadas quando crianças e o transito é um dos mais importante, para que quando atingirem a idade de portar a carteira de habilitação, possam faze-lo com responsabilidade.
 
ARNALDO FARIAS KLING em 16/06/2012 08:14:47
É por causa de tantos teatros e tantas falácias que o transito de Campo Grande chegou onde está, leis são para ser cumpridas,o detran ao invés de colocar policiamento nas ruas vem com essa de anjos e teatrinho, saber que bebida e direção não combinam todos sebem, chega passar a mão na cabeça e de brincadeira nossas autoridades terão que respeitar a sociedade e fazer cumprir as leis postas.
 
porfirio vilela em 16/06/2012 06:57:45
Não começa a fazer blitz a noite não para ver se melhora.
Mas continuem fantasiados nas festas, falando para marmanjo não beber e dirigir.
Ó, sugestão ok? Na próxima festa, além dos "anjos da night", levem alguns agentes de trânsito com a caneta afiada também.

Aproveitando, porque no Brasil não é exigido habilitação do cidadão que compra um veículo?
 
Jean K. Santos em 16/06/2012 05:24:29
Parem de viver nesse mundo de fantasia achando que as pessoas vão se sensibilizar porque foram abordadas por atores vestidos de anjos! Pelo amor de Deus acordem! Tem pessoas morrendo nas ruas tem famílias sendo destruídas e vocês brincando de teatrinho! Os poucos que apoiam esse tipo de coisa podem até ser mas a maioria não é RESPEITEM NOSSA INTELIGÊNCIA
 
Angela Aparecida de Oliveira em 16/06/2012 04:06:00
Pessoas morrendo toda semana no trânsito dessa cidade e o Detran brincando de teatrinho de anjinho a noite? No nível que a coisa anda até me assusta perguntar qual será a próxima campanha? Que tal o Detran parar de brincadeira e começar a tratar o trânsito como assunto sério?
 
Glauciene Lima em 16/06/2012 04:00:00
Nossa, fico muito feliz que o meu dinheiro pago em impostos seja utilizado nessa campanha tão "útil" e "necessária" como essa do Detran. Com certeza isso vai diminuir a zero a quantidade de pessoas que bebem e depois dirigem. Detran e suas campanhas fantasiosas. Por isso que o transito da Capital está do jeito que está, autoridades gostam de brincar de teatrinho quando o assunto é sério. Palhaçada
 
Luciano Melo em 16/06/2012 03:43:49
Todas as ações para combater essa pratica reprovavel de bebida e diração que faz de Campo Grande uma cidade viloenta é valida.. Porem essa medida de anjos é uma piada, o caso é mesmo de policia e por essa gente na cadeia e ai a coisa via melhorar acreditem!!!
 
carlos lima em 16/06/2012 01:08:21
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions