A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

21/03/2012 09:33

Infração na faixa de pedestre pode gerar multa de até R$ 191; saiba como evitar

Elverson Cardozo
Só este ano, 270 condutores foram notificados por infrações relacionadas à faixa de segurança. (Foto: João Garrigó)Só este ano, 270 condutores foram notificados por infrações relacionadas à faixa de segurança. (Foto: João Garrigó)

Das infrações relacionadas à faixa de segurança, deixar de dar preferência a pedestre ou veículo não motorizado é considerada a mais grave pelo CTB (Conselho de Trânsito Brasileiro). A multa pode chegar a R$ 191,53 e 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Veja Mais
Apesar de campanhas, desrespeito à faixa de pedestres ainda é rotina
Carro capota após colisão no cruzamento da Bahia com a Barão do Rio Branco

Deixar de dar preferência a pedestres ou veículo não motorizado que não tenha concluído a travessia ou a portadores de deficiências físicas, crianças, idosos ou gestantes, confira as mesmas penalidades.

De acordo com a Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), só este ano 270 condutores foram notificados pela infração mais grave. Cinco deles deixaram de dar preferência para pedestre ou veículo não motorizado que ainda estava atravessando a via. Em 2011, foram 437 notificações.

Mas, para evitar situações como essa, é preciso ter conhecimento da lei em vigor e, o mais importante, colocá-la em prática. Em Campo Grande, o respeito é considerado parte de uma nova cultura que está sendo implantada na cidade.

A avaliaçã é do comandante da Cipran, Coronel Alírio Villasanti, que cita a campanha "Pedestre, eu cuido!". “Na maioria das vezes o pedestre está correto, porque ele é o mais vulnerável, então ele tem que ter um respeito maior, até porque em algum momento todos nós somos pedestres”, afirmou.

Mas, segundo o comandante, nem sempre o motorista é o vilão da história. Há situações de desrespeito em que o responsável é o pedestre, mas, neste caso, não há uma punição regulamentada. É preciso contar com o bom senso e educação.

"O CTB prevê penalidades para pedestres, mas o Contran ainda não regulamentou a decisão", explica.

Dicas – Cabe ao pedestre atravessar sempre em faixa de segurança. Na falta da sinalização, cruzar a via sempre em linha reta e nunca “driblando” os carros em movimento.

Comandante da Ciptran, coronel Alírio Villasanti. (Foto: João Garrigó)Comandante da Ciptran, coronel Alírio Villasanti. (Foto: João Garrigó)

“Ver e ser visto”, a máxima do trânsito, é a principal recomendação. É necessário olhar para os lados antes de atravessar, mesmo se a rua for de mão única. Atravessar correndo ou fazendo brincadeiras deve ser evitado, assim como esperar a travessia abaixo do meio-fio.

Se o sinal estiver aberto para os carros, a preferência é dos motoristas. À noite ou em dias chuvosos a recomendação é para a utilização de roupas claras. Se for atravessar com animais, é preciso trazê-los presos às coleiras e afastados do meio-fio.

Já os motoristas precisam dar preferência àqueles pedestres que demonstrem, por meio de gestos, a intenção de atravessar a via sobre a faixa de segurança.

Pedestres que começaram a atravessar em cruzamento ou sob sinalização têm preferência quando o sinal está verde para o condutor.

Manter distância dos demais veículos, não ultrapassar indevidamente e não estacionar em faixas de segurança também fazem parte das recomendações.




Como o Comandante da Ciptran, coronel Alírio Villasanti disse: Se o sinal estiver aberto para os carros(condutores), a preferência é dos motoristas(condutores). Mais companhas para os pedestres e motoristas, Os pedestres nao respeitam os motoristas tambem. Passam igual uma lesma olhando para os condutores. Uma falta de educação com todos.
 
ADILSON ALMEIDA em 24/03/2012 04:37:14
E a multa para os pedestres que despeitam os veículos de quanto é?
 
ricardo rodrigues em 21/03/2012 11:34:25
As faixas de segurança instaladas no meio da quadra deveriam ser melhores sinalizadas. Pelo menos 100 metros antes deveria ser instalada sinalização horizontal (pintura no asfalto) alertando os motoristas. Em muitas situações, os motoristas são surpreendidos pela faixa de segurança a frente, tendo que frear repentinamente não dando tempo para que o motorista que vem logo atrás freie.
 
André Luis em 21/03/2012 11:27:50
Nas imediações da universidade,até o terminal guaicurus,é muito perigoso para o pedeste atravessar.hoje parei para uma srª passar e os carros q estavam a minha direita continuaram,até que uma moto parou e um caminhão que estava atras começou a buzinar, a srª ainda estava atravessando, enquanto algum pára,os outros podem atropelar o pedestre bem na frente de nossos olhos,melhor seria quebra molas.
 
Teresa Moura em 21/03/2012 11:06:59
Respeitar o pedestre é obrigação de todos, só que essas faixas em locais de vias rapidas ou no meio dos quarteirões é uma verdadeira ameaça ao pedestre, porque não colocar sinal com comando pelos pedestre, só assim evitaría acidentes e o transito fluiría melhor
 
porfirio vilela em 21/03/2012 08:02:24
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions