A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

30/01/2011 12:16

Mais dois radares são aferidos e começam a multar em 30 dias

Danúbia Burema e Viviane Oliveira

Inmetro liberou funcionamento que, a princípio, será educativo

Radar na Salgado Filho, entre a avenida das Bandeiras e a rua Manoel da Rosa, foi ativido hoje com velocidade de 50 km/h. (Foto: Simão Nogueira)Radar na Salgado Filho, entre a avenida das Bandeiras e a rua Manoel da Rosa, foi ativido hoje com velocidade de 50 km/h. (Foto: Simão Nogueira)

Mais dois radares foram aferidos hoje pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e começar a multar os motoristas em 30 dias.

Os equipamentos verificados e liberados neste domingo foram o da avenida Mato Grosso com a rua Bahia, e o da Salgado Filho entre a avenida das Bandeiras e a rua Manoel da Rosa, ambos com velocidade de 50 km/h.

Conforme o chefe da Divisão de Fiscalização de Trânsito da Agetran, Eder Vera Cruz, os novos radares funcionarão com objetivo educativo nos primeiros 30 dias.

Ele explica que os motoristas que trafegarem acima do limite de velocidade permitida receberão em casa uma advertência informando que excederam o permitido para a via.

Contudo, essa advertência não terá valor de multa nem acarreta pontos negativos na carteira de habilitação. Após 30 dias de funcionamento educativo é que o radar começará a multar aqueles que trafegarem em desacordo com as normas.

Segundo Eder, a Agetran aguarda aferimento do Inmetro para outros seis radares: na Fábio Zahran entre as ruas Aliança e Brilhante; na avenida Mato Grosso, entre a rua Brasil e a rua José de Alencar, no sentido bairro-Centro; na rua Bahia, entre a Antônio Maria Coelho e a Abrão Júlio Rahe; e próximo aos terminais Morenão, Aero Rancho e Guaicurus.

Pelo menos mais dois radares deveriam ter sido liberados hoje, conforme previsão que havia sido divulgada pela Agetran, mas não foi possível concluir a verificação dos quatro equipamentos previstos.

Aprovação - Na Salgado Filho, que teve um radar aferido e liberado para funcionamento hoje, os comerciantes aprovam o equipamento.

Proprietário de uma conveniência, José Vitoriano, de 63 anos, conta do abuso de velocidade por parte de alguns motoristas. Segundo ele, o problema é acentuado nos finais de semana. “Eu gostei que colocaram esse aparelho por causa dos irresponsáveis”, afirma.

Para Roberval Fossati, de 56 anos, dono de um mercado, o equipamento demorou a ser instalado. Ele conta que alguns motoristas cruzam o sinal vermelho em alta velocidade e isso já causou várias colisões. “Tomara que melhore o trecho”, espera.




Tenho uma dúvida: conforme o sr. Éder Vera Cruz disse, "O equipamento autua sinal vermelho somente das 6:00 até 22:00.". Ou seja, nesse periodo de 8 horas, ele continua autuando o excesso de velocidade ou são desligados por completo? Iria ser bom se continuassem funcionando como radares.
 
Caio Colaiácovo em 14/02/2011 09:33:30
Acho correto o uso de radares mas em alguns lugares eles m parecem q nao vao ajudar como o q esta sendo estalado na av. marechal deodoro entrada do copa vila 2 ele esta no meio de 2 quebra mola o q nao da 200 metros de distancia entre eles , nao seria o caso de tira-lo e colocar em um local que realmente funcionara como na av. guaicurus naquele retorno na frente do museu que toda semana sai acidente e quase sempre c vitimas fatais.....
 
daubio m. eger em 03/02/2011 01:05:30
Olá João Ricardo! Não sei se o Rudel terá tempo de acessar a matéria e te responder como é habitual ele fazer. O equipamento esta apto a registrar três infrações, avanço de sinal vermelho, velocidade máxima da via e parada sobre a faixa de pedestre na mudança de sinal. Caso o condutor passe com sinal vermelho e acima da velocidade será autuado na duas infrações, se estiver o sinal verde e passar acima do permitido será autuado por esta falta. O que temos que lembrar é que a fiscalização eletrônica é para coibir abusos que causam acidentes e levar os infratores a terem uma conduta segura. Os comentários que diminuem os acidentes onde ele é instalado comprova a sua finalidade. O que esperamos é não ocarra acidentes fatais e graves por motivos que são perfeitamente evitaveis. O equipamento autua sinal vermelho somente das 6:00 até 22:00. Éder Vera Cruz Chefe Agentes de Trânsito-Agetran.
 
Éder Vera Cruz em 31/01/2011 12:23:17
Prezado, acho absolutamente necessária a instalação desses equipamentos. Pelo menos diminuirão consideravelmente os números de acidentes (alguns com vítimas fatais), nos cruzamentos onde eles estarão instalados.

Porém tenho uma dúvida técnica: O motorista que ultrapassar o sinal vermelho e ainda com velocidade acima dos 50 km/h receberá duas multas? Pra mim, esse cidadão tem de ser preso e não só multado, de todo modo, qual o tratamento que será dado a essa situação? Com a palavra, Sr. Rudel.
 
João Ricardo Oliveira em 31/01/2011 10:37:00
O radar da Salgado Filho é uma questão de nessecidade . Tenho um comercio nesta mesma avenida , mas no cruzamento com a r. Dos Barbosas, que há inclusive um semafaro, e seria otimo se tambem fosse instalado um logo apos o viaduto , pois desta forma seria reduzida a velocidade , e não aconteceria tantosa acidentes como acontece.
Se as autoridades de transito checarem as estaisticas , vão ver que é um dos cruzamentos mais perigosos hoja da capital.
 
Fabio Piccelli da Silva em 31/01/2011 09:01:59
Tem que colocar RADAR e na Av. Marques de Pombal no bairro Tiradentes, pois a mesma e pista de RACHAS frequentemente. Colocaram um QUEBRA MOLAS que serviu apenas para ponto de partida para os PEGAS.
 
Jair A.C.Filho em 31/01/2011 08:15:27
Radares é muito bom só no ponto em que foi instalado, mas depois dos motorista passarem eles aceleram, acho que isso é industria da multa, teria é que ter mais educação no transito, ensinar para as nossas crianças que carro não é sinal de estato mas sim uma ferrementa de transporte util para sociedade, pois os motorista que já ai estão não vão mudar, tem muitos motoristas não tem condições fisicas nem psicológica de conduzir um veículo, pessoas com perfil de débeis metais no volante, teria que ter mais critério para ser habilitado, temos que educar os pequenos para mudar o nosso futuro.
 
Paulo Sergio de Lira em 31/01/2011 08:14:05
uma dica para colocar um radar é na RUA RUI BARBOSA COM A RUA JORNALISTA BELIZARIO LIMA
 
joseé durval em 31/01/2011 07:59:02
Amigos,
Obrigado pelas sugestões de locais para serem controlados por radares. João Ricardo, concordo plenamente com v. que, em determinadas situações, o motorista infrator deveria ser preso, pois apenas multá-lo não resolve o problema. Infelizmente, nossa legislação não prevê isso, o que é praticado em vários países.
grande abraço.
Rudel
 
RUDEL ESPINDOLA TRINDADE JUNIOR em 31/01/2011 04:28:27
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions